Como manter minha casa aquecida nos dias frios do inverno?

casa aquecida

Com a chegada da estação mais fria do ano, o inverno, surgem alguns cuidados para manter a casa aquecida e enfrentar o período

Precisamos sim cuidar da saúde, na maneira como nos vestimos, nos alimentamos, mas também surge a importância de manter a nossa casa aquecida.

Desta maneira, deixar o lar mais quentinho e aconchegante ajuda na passagem pelo frio do inverno de forma mais fácil e agradável.

Algumas dicas podem ser utilizadas para “esquentar” o lar e deixar o frio lá fora.

Separamos algumas delas neste artigo. Vamos à leitura?

O inverno já chegou

inverno no Brasil em 2020 iniciou em 20 de Junho, às 18h44, com o seu término marcado para 22 de Setembro às 10h30.

A estação que sucede o Outono, tem como principal característica as quedas nas temperaturasPodemos ainda dividir o Inverno, conforme sua localização.

O Brasil como país continental acaba por revelar essas diferenças de Norte a Sul. Nas regiões mais temperadas, as estações do ano são bem definidas. Já as regiões de prevalência de clima Tropical, o clima se mostra de duas maneiras basicamente, estação seca e chuvosa.

Outra incidência bem marcante, e que diferencia o Inverno nas diferentes regiões, é a quantidade de umidade do ar que o inverno traz. Veja nosso texto sobre os problemas de mofo no imóvel e de quem é a responsabilidade em um imóvel alugado.

Como manter a casa aquecida no inverno 

Podemos imaginar o cenário perfeito, de uma casa com isolamento térmico, sistema de calefação, piso aquecido, luz solar presente na maioria dos cômodos. Mas nem sempre é assim, não é mesmo?

Assim, podemos imaginar outras soluções para deixar nosso lar aquecido sem precisar investir pesado em uma reforma do imóvel.

Desde peças de decoração, cores quentes, acessórios e até mesmo alguns eletrodomésticos podem trazer o calor de volta para os ambientes da casa.

Dicas para manter a casa aquecida no inverno

Manter um ambiente aquecido, também significa que não há fuga de calor de dentro dele. Criamos uma lista de dicas especiais para manter a casa aquecida neste inverno. Vamos à elas.

Portas e janelas

Assim, podemos verificar que os principais pontos de entrada de ar frio acaba acontecendo em portas e janelas.

Inspecionar frestas, se as esquadrias estão realmente isolando o exterior do interior da casa, o vedamento correto de janelas pode ser um bom começo para manter a casa aquecida.

O controle da ventilação e passagem de ar é fundamental para melhorar a condição térmica do imóvel.

Existem diversos produtos no mercado que ajudam a vedar e isolar entradas de ar, como mantas térmicas e fitas adesivas. E uma dica que pode parecer super simples, mas que ajuda muito na troca de calor entre cômodos, é manter as portas fechadas dos mesmos.

Uso de cores quentes

Pois bem, façamos um teste. Pense em um objeto de cor azul claro e outro de cor mostarda claro. Qual deles lhe trará a sensação de calor? 

É com esta lógica que as cores podem auxiliar na sensação de temperaturas mais altas dentro dos cômodos.

Os amarelos, vermelhos e laranjas são geralmente ligados ao calor, enquanto as cores próximas do azul, do roxo e até do verde, com o frio.

As cores têm a capacidade e a personalidade capaz de definir a sensação dentro dos espaços da casa.

Uma sugestão é utilizar tons mais neutros das cores quentes, claro, sempre alinhados ao conceito visual da casa, sem destoar do todo e do ambiente.

Para,  que você não precise pintar toda a casa, afinal não só de inverno vivemos, opte por trabalhar as cores quentes em elementos chave na decoração. Por exemplo, cortinas que podem ser facilmente trocadas, almofadas, mantas e capas para sofá, tapetes, etc.

Iluminação

Outro elemento que pode ajudar a construir um ambiente aquecido é a luz.

Composições de iluminação podem, de verdade, mudar o aspecto sensorial de um ambiente de forma muito prática.

Há alguns modelos de lâmpadas, com temperatura e cores quentes que podem ser excelentes aliados contra a sensação de frio do inverno

Invista em luzes indiretas para criar conforto e aconchego em sua casa, além de garantir um visual diferenciado.

Paredes

As paredes desnudas podem passar a sensação de falta de proteção contra o frio.

Podemos imaginar duas maneiras de melhorar essa condição e deixar a casa aquecida.

Uma delas é compor as paredes com elementos decorativos e mobiliário que cobrem a parede.

Já outra proposta, é aproveitar diferentes materiais, e de fácil instalação como papéis de parede, ou até mesmo madeira.

Assim, cobrir paredes com móveis, prateleiras com livros, quadros, elementos decorativos deve ajudar no isolamento térmico do espaço.

Na segunda sugestão, optar por papéis de parede com texturas e cores quentes ajudam muito a esquentar o ambiente. Além disso, já há vários tipos de papéis disponíveis, que são muito fáceis de instalar e que também ajudam a evitar o frio da estação do inverno.

As aplicações em madeira também são excelentes aliadas como isolantes e pelo seu aspecto visual, ou seja, que traz aconchego e conforto para o lar.

Conta de energia no inverno

A maneira mais fácil de esquentar a casa é através de eletrodomésticos que atuam na gestão da temperatura. Podemos citar os aquecedores, ar condicionado quente, torneiras elétricas, aquecedores de água.

O maior vilão é o consumo que tais equipamentos geram.  Você precisa estar atento ao tempo de uso e gasto no fim do mês da energia elétrica.

Opte por aquecedores de passagem e equipamentos mais novos. Verifique a classificação de consumo de cada um para não ter surpresas futuras.

Escolha a casa certa

Uma das melhores maneiras de evitar um frio maior do que o habitual, e que pode acarretar maior umidade e transtornos futuros é escolher a casa certa para morar.

Nós da Tropical Imobiliária temos diversas opções de moradias para que você escolha o seu cantinho ideal.

Acesse nosso site e descubra todas as possibilidades de casas a venda.

Estamos aqui prontos a lhe assessorar da maneira mais profissional e qualificada.

Tropical - ebook 9 passos para comprar

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.