O momento é de incertezas? Então é hora de diversificar os investimentos imobiliários

diversificar os investimentos

É possível investir apenas em “tijolo” e diversificar ao mesmo tempo. Basta conhecer bem as opções.

Entre 2008 e 2012 o Brasil viveu um boom imobiliário, com alta de oferta, de valores e de financiamentos. Na onda de diversificar investimentos, muita gente entrou embarcou no mercado imobiliário. Mas o mercado não conseguiu se manter aquecido depois disso.

Uma pesquisa sobre o comportamento dos compradores de imóveis feito pelo Grupo Zap e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revelou que dois terços das pessoas que adquiriram um imóvel no segundo trimestre de 2019 afirmaram que compraram o bem para moradia. Apenas um terço teve a intenção de investir.

Só que investir em imóveis sempre foi e sempre será uma opção diferenciada, rentável e segura. A incerteza marcada pela desvalorização de imóveis em algumas regiões e as oscilações do mercado deixaram os investidores um pouco apreensivos, mas todo mundo sabe que é num cenário como este que surgem as grandes oportunidades.

É só fazer as coisas do jeito certo!

Mesmo em tempos de crise, imóveis não desvalorizam tanto quanto outros investimentos

Demonstramos na sequência algumas das diversas opções de investimentos em imóveis e as peculiaridades de cada uma.

Diversificar os investimentos é sempre uma boa prática

Quando surge pela primeira vez a ideia de investir no mercado imobiliário, a maioria das pessoas pensa imediatamente em imóveis residenciais. Contudo, há um grande leque de opções das mais diversas à sua disposição.

Ou seja, você pode guardar seus ovos em diferentes cestas investindo no mesmo ramo, o que lhe poupará de ter que dominar o universo de conhecimento que seria necessário para administrar ramos diferentes de investimento. Mesmo decidindo alocar 100% de seu capital apenas em “tijolos”, os riscos serão mínimos.

A vantagem comum a qualquer tipo de patrimônio físico é a segurança. Dificilmente o bem será tirado de sua posse.

Mas você precisa estar ciente de que este tipo de investimento dá trabalho. Ele precisa ser feito a partir de intensa pesquisa e muita dedicação nas visitas, no corre-corre para providenciar a documentação e nas benfeitorias.

Só assim você irá encontrar bons preços e garantir uma boa localização, por exemplo. Sem mais demora, vamos ao menu!

Invista em imóveis para locação

Parece a mesma coisa, mas não é. Adquirir uma habitação visa o conforto. Investir em um imóvel visa lucro. Quem disponibiliza um imóvel para locação, mas demorou para conseguir um inquilino, sabe bem o que é isso.

Na locação, o segredo está na escolha correta dos imóveis. Você pode investir em imóveis populares, quitinetes, salas comerciais, galpões, casas na praia etc.

Percebeu como sem sair da seara da locação já é possível diversificar os investimentos? Só é necessário conhecer bem cada tipo de negócio.

Invista em terrenos

“Quem compra terra não erra”, já diziam nossos avós. Dentre os maiores lucros já obtidos em negócios, certamente figuram algumas vendas de terrenos.

Para ter sucesso nessa modalidade geradora de riqueza, tino comercial e visão estratégica são essenciais. Use sua intuição, por exemplo, para investir em terrenos no entorno de grandes centros. Com o crescimento urbano, a tendência é de grande valorização.

Às vezes um pouco da sorte também ajuda. Não é raro que terrenos vistos como ruins, como brejos ou áreas acidentadas, acabem sendo visados para a construção de torres de transmissão, condomínios e até shopping centers.

Invista em imóveis usados

Este é mais um caso de oportunidade percebida por poucos. Os imóveis usados disponíveis nas imobiliárias podem não ser atrativos para o consumidor final, mas você não deve desprezá-los.

Um bom investidor sempre vê oportunidades onde os outros não as enxergam. Adquira imóveis usados, faça reformas, capriche no acabamento e revenda no curto prazo com grande retorno!

Invista em imóveis na planta

Aqui é necessário tomar cuidado, pois nem todo imóvel na planta oferece vantagens ao investidor. Uma das variáveis que você deve levar em conta é o risco de não revender antes do final da obra.

A ideia é adquirir o imóvel junto a uma construtora ou incorporadora e lucrar com o ágio antes da entrega das chaves, mas para isso é necessário avaliar corretamente o imóvel. O papel do corretor é fundamental para o sucesso desse investimento.

Invista em construção

Quer hackear os negócios imobiliários? Então construa! Ao construir e alugar o imóvel você recebe de volta o custo da construção e mais o lucro (que não é baixo).

A recompensa será o retorno do investimento, o aumento do seu patrimônio e uma renda quase certa e vitalícia.

Invista em grupo

Acredite, você pode investir mesmo sem ter dinheiro! Graças às opções de consórcios e fundos de investimento imobiliário, você pode se tornar um microinvestidor.

Você também tem a opção de formar um grupo de investimento particular. Para isso, basta juntar alguns amigos, colegas ou familiares com o objetivo comum de adquirir empreendimentos imobiliários com preços mais atrativos. A união aumenta o poder de barganha.

Outra possibilidade é construir em conjunto. Muitos loteamentos, prédios e até conjuntos habitacionais são realizações de pequenos grupos particulares de investidores.

Invista no que quiser, mas invista bem!

A essa altura você já deve ter concluído o óbvio: não há motivos para deixar de diversificar os investimentos em algumas dentre tantas opções disponíveis no mercado imobiliário.

Se ainda assim você se sente inseguro, pois ainda está começando a se aventurar nesse mundo, tudo o que você precisa é de orientação.

Para definir as melhores estratégias de investimento ou analisar outras opções, conte com nosso time!

Na Imobiliária Tropical você encontra respaldo técnico para reconhecer boas oportunidades e evitar ciladas.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.