O setor de imóveis é uma opção segura de investimentos em 2021?

investimentos em imóveis

O ano de 2020 foi de altos e baixos na economia, o que fez com que investidores revissem e mudassem o rumo das suas aplicações. Já para o ano de 2021, a regra é planejar muito bem as ações e entender o mercado a cada momento

A pandemia ainda deve gerar oscilações no mercado financeiro para quem deseja fazer investimentos em imóveis.

Para o setor imobiliário, a expectativa é de garantir o bom momento do último trimestre de 2020. Assim, esperar por investimentos em imóveis que garantam uma renda fixa por todo o período.

Neste artigo, vamos avaliar os investimentos de 2020 e porque o investir em imóveis segue como boa opção para o ano de 2021.

Confira o texto até o final. Boa leitura.

Como renderam os investimentos em 2020?

Para pontuar os números dos investimentos em imóveis em 2020, primeiro trazemos os valores das principais escolhas do mercado, a fim de comparação.

Com o fechamento do mês de Novembro em 2020, podemos elencar que, mesmo com a valorização de mais de 15% no mês, a perda da Bovespa no ano é de -5,84%. Porém no período de 12 meses, há um ganho de 0,61%.

Dólar

Quando olhamos para o investimento em moeda estrangeira, o dólar, em Novembro desvalorizou perto de -7%, porém isso não foi o que aconteceu durante o ano. Em 2020 a moeda americana contou com valorização de mais de 33% e de mais de 26% em 12 meses.

Renda fixa

Mas talvez o que mais tenha tirado o sono dos investidores, foi a renda fixa. Isso ocorreu pelas instabilidades criadas pela pandemia no mercado mundial e no Brasil, mas principalmente pela diminuição efetiva da taxa Selic para 2%.

Na renda fixa, no Tesouro IPCA,  por exemplo,  houve perda no ano e nos últimos 12 meses de mais de 11%.

Já o CDI, trouxe  rendimento de 0,15% ao mês em 2020. Teve um acumulado abaixo do ganho de 2,99%, abaixo da inflação do período.

Outro investimento de renda fixa, ainda muito utilizado por brasileiros, mas que cada vez mais vem perdendo relevância, a poupança rendeu no ano apenas 2,29%. A sua regra está diretamente ligada ao desempenho da taxa Selic, pois rende 70% da Selic quando esta é menor ou igual a 8,5% ao ano. Ou então, ela rende TR + 0,5% ao mês.

Investimentos imobiliários

Para finalizar as principais oportunidades do ano, temos o desempenho do fundo de investimento imobiliário. Este que já é muito buscado nos últimos anos, e que passou a trazer bons números, em 2020 mostrou um desempenho não muito favorável.

Até Setembro de 2020 os fundos imobiliários acumularam queda de -8,72%. Com apenas 4 FIIs com rentabilidade positiva, e não mais que 8,74%. Porém há casos de queda de até -45% no ano.

E como foram os investimentos em imóveis em 2020?

A venda de imóveis em 2020, a partir do segundo trimestre (período em que a pandemia estava começando), teve um acréscimo de mais de 10% nas unidades comercializadas frente ao ano anterior.

Segundo a ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – só entre nos meses de abril e maio deste ano, foram vendidos mais de 31 mil imóveis no país.

Se formos levar em conta os 9 primeiros meses do ano de 2020, o investimento em imóveis acumulou aumento de mais de 8%. Com isso o setor imobiliário deve terminar o ano com uma curva ascendente de até 10% de crescimento. Já comparando o terceiro trimestre de 2020 com o mesmo período de 2019, o aumento foi superior a 23%.

Por que vale a pena investir em imóveis em 2021?

Com a queda dos juros e a perspectiva de melhoria na economia mundial e brasileira, mesmo que seja de médio a longo prazo, os imóveis seguem como opção segura.

Investir em imóveis será uma boa alternativa como renda fixa. E assim ajudar os investidores a compor mais acertadamente suas carteiras de investimento.

Vamos ver alguns fatores que podem indicar isto:

Taxa de juros favorável

Com a diminuição da taxa Selic, que rege os financiamentos imobiliários, fica mais fácil comprar a casa própria e investir.

O crédito fica mais acessível e assim as opções de compra ampliam-se.

Correção frente a inflação

Conseguir fugir da inflação não é fácil. Salários nem sempre são reajustados de acordo com as perdas e certos investimentos podem também sofrer com isso.

Mas com investimento em imóvel, a tendência é a de que a valorização acompanhe a inflação. É a certeza de poder corrigir os valores conforme as taxas de perda do ano no seu ativo.

Imóveis – investir de longo prazo

As diferenças do momento do setor imobiliário, tem mostrado que investir neste ativo revela estabilidade. E mesmo com uma liquidez menor, a taxa de rentabilidade tende a ser maior. Assim fica mais fácil para construir um patrimônio planejado e esperado.

Investimentos em imóveis para alugar

Esta modalidade tem os seus desafios, que podem passar por problemas com inquilinos, custo de manutenção, instabilidade da permanência dos moradores, etc.

Mas desde que seja elaborado um contrato bem estruturado. Com apoio técnico de uma imobiliária, prevendo todas as garantias, direitos e deveres, há muito que tirar de positivo.

Além de garantir uma renda passiva todo mês, há algo que muitas pessoas esquecem de prever, na renovação dos contratos.

Ao término do período, e para seguir com a locação, muitos optam por determinar o IGPM como fonte de reajuste do aluguel mensal.

Levando-se em conta os dois últimos anos, tivemos um reajuste perto de zero em 2018, e perto de 8% em 2019.

Mas em 2020 o IGPM deu um salto, com taxas de mais de 3% nos últimos meses.

Assim, aluguéis que precisam ser reajustados agora com o acumulado do IGPM dos últimos 12 meses terão de arcar com mais de 20% no arrendamento mensal.

Para o investidor essa é uma grande notícia. E que para 2021 revelará ganhos muito acima da inflação e dos demais investimentos.

Garanta o melhor investimento em imóveis, conte sempre com especialistas

Não podemos negar que todo investimento há risco. Por isso é importante contar com os melhores profissionais em mediação imobiliária para lhe ajudar.

A administração dos imóveis, bem como todas as tratativas para aquisição e aluguel são assessoradas por nós da Tropical Imobiliária com total transparência e profissionalismo.

Venha conhecer nossa equipe e garanta o melhor investimento para 2021.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.