Jardim no apartamento: algumas dicas para fazer o seu

jardim no apartamento

Uma das maneiras de tornar o nosso lar mais acolhedor é criar um ambiente com a  beleza da natureza exterior. Um ótimo exemplo disso, é ter um jardim no apartamento que nos traga mais tranquilidade e bem-estar.

Um jardim no apartamento não só para que possamos admirar o ambiente. A ideia é que esse espaço possa proporcionar também momentos de muito relaxamento para quem gosta de manipular plantas em geral.

O melhor de tudo, é que não faltam sugestões e opções de um jardim de apartamento mesmo que você tenha um espaço reduzido.

Neste artigo vamos lhe ajudar a pensar em um cantinho mais verde dentro do seu imóvel. Confira.

Vantagens de um jardim no apartamento 

Sabemos que a decoração de nosso apartamento não se baseia única e exclusivamente na disposição de móveis, pinturas, escolha de acessórios ou mesmo na iluminação que usamos.

A utilização de plantas é muito bem-vinda e pode mudar completamente o ambiente em que vivemos.

Além do aspecto visual, nos diversos tipos de cores e formatos, as plantas também ajudam no nosso bem-estar.

Primeiramente, porque melhoram a qualidade do ar no interior do apartamento, bem como trazem vivacidade para nosso dia a dia. Além do que, o cuidado com as plantas, é uma excelente ocupação para dias de tempo livre. 

Caso você tenha filhos, que tal envolvê-los neste mundo verde? Tenho certeza que eles irão adorar mexer na terra e entender como se dá o crescimento das plantas.

Como montar um jardim no apartamento?

Hoje em dia há muita facilidade na aquisição de plantas, flores e temperos para serem cultivados no interior das moradias.

Mas, mesmo com pouca manutenção, é preciso planejar bem e se informar sobre as condições necessárias de cuidado e quais itens serão usamos no jardim.

Antes de adquirir as plantas, avalie bem o espaço que você dispõe ou que vai adaptar para recebê-las.

Informe-se sobre que tipo de manutenção cada planta exigirá. 

Uma dica importante, é saber o tempo que você vai ter disponível para cuidar delas, e assim buscar plantas menos ou mais exigentes na rega, por exemplo.

Da mesma maneira, saiba qual a quantidade de luz cada planta necessita, há plantas que preferem luz direta, ou então as que com boa luminosidade já crescem e se mantém saudáveis.

Outro fator a ser avaliado, e que é muito importante, é saber se a planta que você vai adquirir para o jardim no apartamento é tóxica. Há muitos exemplos de plantas tóxicas, como a famosa Espada de São Jorge, e que deve ser mantida longe de crianças e animais de estimação.

Como adaptar o espaço para um jardim no apartamento

Com diversas metragens de apartamentos hoje em dia, temos de pensar bem no local para colocar as plantas. Principalmente se o imóvel for pequeno e a ideia de um jardim interno não ter sido pensada na divisão de cômodos.

Mas uma sugestão que pode ajudar muito, é seguir a mesma regra da disposição de móveis. Para que não fique difícil transitar entre eles, o ideal é que sejam dispostos mais perto da parede possível, facilitando o trânsito das pessoas.

E assim, também podemos pensar no jardim interno de apartamento. Buscar soluções utilizando as paredes e áreas sem circulação efetiva de pessoas. Use espaços verticais para dar o verde que a sua casa merece.

Tipos de jardins internos de apartamento

Está cada vez mais comum ver nos apartamentos a utilização de pequenas hortas e jardins nas linhas verticais do imóvel.

Assim, podemos citar algumas dicas de como dispor as plantas, flores e temperos:

  • Em vasos tradicionais de cerâmica, suspensos através da furação de saída da água dos mesmos;
  • Com pequenos pallets fixados na parede, com vasos de diversos tamanhos presos por ganchos de metal;
  • Painéis de madeira de demolição, pintados ou envernizados de acordo com as cores do seu apartamento. Adapte o tamanho dele para o espaço que você tem disponível na parede;
  • Disponha os vasos dentro de caixotes de frutas. Não esqueça de envernizar e selar a madeira caso tenha contato com uma área aberta que pode receber água da chuva ou umidade em excesso;
  • Opte por modelos de vasos já prontos para serem fixados direto na parede;
  • Caso você tenha mais espaço, que tal uma prateleira em níveis diferentes e que pode ser composta com plantas de tamanhos diferentes?
  • Até mesmo as garrafas pet podem ser utilizadas. Podem ser dispostas como vasos tanto na horizontal, como na vertical, usando o topo ou o fundo da garrafa, por exemplo. Para que não fique tão simples, pinte as garrafas de acordo com seu gosto.
  • Ou então, se houver a possibilidade e espaço, basta usar vasos, direto no chão, ou sob móveis adequados para esse uso.

Que tipo de planta usar no jardim de apartamento?

Aqui as opções são inúmeras, e como falamos anteriormente, pense antes no seu perfil e qual espécie se adapta a você.

De uma maneira geral, as plantas com folhas mais escuras são as que necessitam menos iluminação. Nesse caso você deve se preocupar apenas com a rega mais espaçada. Podemos citar as Dracaenas  e a Ficus Benjamina, que se adaptam muito bem em ambientes com qualquer tipo de iluminação. Ou então, a Palmeira-de-kentia que não pede por luz direta do sol.

Bons exemplos além destes, são as suculentas, já bem adaptadas ao interior de casa, e que pedem pouca água. Junto das suculentas, não podemos nos esquecer dos diversos tipos de Cactus que além de serem muito fáceis de serem mantidos, quando florescem trazem cores e formatos de flores lindíssimas.

Como plantas de interior, também podemos citar as begônias, alguns tipos de bonsais (os frutíferos são mais indicados para exterior). Ou ainda, algumas espécies de orquídeas, Raphis, as Chamaedoreas, etc.

Já se você quiser ter uma mini horta no apartamento, opte por temperos e legumes que você irá consumir com frequência. Assim, estarão sempre frescos e com boa aparência para serem consumidos.

Condomínios verdes

Mesmo garantindo que você terá um espaço agradável e mais verde dentro de casa, há hoje condomínios residenciais que optam por ter espaços que harmonizam com a natureza.

Quando for alugar um apartamento, avalie condomínios sustentáveis e que se preocupam com o meio ambiente.

Afinal, quanto mais verde melhor, seja dentro de nosso lar, como na região onde vivemos.

 

Fale com um corretor - Tropical

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.