Quais as características de um apartamento de alto padrão?

apartamento de alto padrão

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. A mudança no estilo de vida foi impactante, pois o trabalho passou a ser feito em algum espaço dentro do lar, os filhos tiveram que ter um ambiente da casa para estudar, a família precisou se organizar para ficar mais tempo compartilhando os cômodos e atividades

A ideia de se mudar para um apartamento de alto padrão passou a ser vista não como um gasto extra, mas sim, como um investimento em conforto, bem-estar e qualidade de vida que acaba se pagando de outras formas. Os imóveis de alto padrão não são todos iguais, mas possuem características em comum que você vai conhecer agora.

Localização privilegiada

Essa é uma das primeiras características que se vê nos anúncios de apartamento de alto padrão. A localização privilegiada e estratégica é aquela que facilita a rotina. Ou seja, o prédio fica próximo de todos os serviços necessários no dia a dia. Como, por exemplo, supermercado, banco, farmácia, hospital, parques, escolas, rodovias e, quando é no litoral, fica pertinho da praia.

Para atender as necessidades das famílias que desejam estar perto dos serviços urbanos, mas também da natureza. Ou seja, garantindo maior relaxamento e mais privacidade, muitos empreendimentos de alto padrão são erguidos em terrenos onde há uma área de preservação ambiental ao lado. Isso garante aos moradores, ter uma vista da permanente da natureza.

Acabamentos

Os acabamentos de alto padrão são os detalhes que vão dar ao imóvel uma estética de classe superior. A alta qualidade dos acabamentos é valorizada, da mesma forma que o design escolhido para inserir esses acabamentos, conforme o estilo do projeto. Portas brancas laqueadas, rodapés e roda-tetos em gesso, sancas para iluminação especial, luminárias, interruptores, enfim, tudo bonito e escolhido para durar.

Soluções tecnológicas

É nessa característica que um apartamento de alto padrão se destaca no valor agregado. Esse é um ponto que vai importar mais ou menos, de acordo com o gosto e o estilo de vida de cada família. As soluções de alta tecnologia são aquelas que trazem mais praticidade à vida moderna, como infraestrutura para água quente, para ar-condicionado split, janelas automatizadas e preparação para outros tipos de automação.

Projeto inteligente

Esse pode ser um ponto que nem todo mundo se lembra na hora de começar a procurar um apartamento de alto padrão. Mas, é um ponto que faz toda diferença no conforto diário, então, vale a pena levar em consideração.

Um projeto inteligente é aquele desenhado para aproveitar ao máximo a melhor insolação do dia. Que permite uma boa ventilação cruzada, que se preocupa com o conforto térmico e acústico e, claro, que oferece plantas com algum diferencial.

Algumas plantas são flexíveis, permitindo que o proprietário faça mudanças no projeto. Como, por exemplo, mudar paredes para ampliar ou integrar ambientes. Outras plantas oferecem espaços amplos e muito bem arejados, suítes e áreas de lazer privativas.

Segurança

É claro que o fator segurança não poderia ficar de fora dessa lista, principalmente nas cidades maiores. Mesmo Blumenau, que não é uma metrópole, é uma cidade em que as pessoas precisam se preocupar em morar num lugar seguro.

A segurança em um apartamento de alto padrão começa no portão de entrada. Ela pode ter uma clausura (quando a pessoa entra pelo portão, há outro portão fechado logo à frente que só vai abrir quando o primeiro se fechar totalmente).

Muitos novos empreendimentos estão investindo na fechadura com biometria ou reconhecimento facial na porta de entrada do apartamento. Além disso, ter um porteiro e um sistema com câmeras de segurança em todo o condomínio é crucial.

Áreas de lazer

Em um apartamento de alto padrão, geralmente existe um bom investimento em uma área de lazer completa para o usufruto dos residentes. A ideia é não precisar sair do condomínio para se divertir com qualidade. Ou seja, sem perder tempo no trânsito e ter que procurar estacionamento por aí.

Os espaços de lazer variam conforme cada projeto. Mas geralmente incluem área de festas, piscina, espaço gourmet, brinquedoteca e quadra poliesportiva. Esse é o básico.

Mas, também há empreendimentos para o público “classe AA” que ainda investem em cinema, clube de vinhos, charutaria, espaço com games para os jovens e crianças, ambientes aconchegantes ao ar livre com lareira, horta compartilhada e, dependendo da localização, um mirante para uma vista deslumbrante.

Acessibilidade

Cada vez mais os empreendimentos de alto padrão estão se preocupando com a acessibilidade no condomínio. Rampas para cadeirantes, elevadores adaptados, pisos antiderrapantes, comandos por voz, enfim, soluções focadas na inclusão de pessoas com necessidades especiais.

Sustentabilidade

As soluções sustentáveis estão em alta. Elas agregarem valor a um apartamento de alto padrão porque oferecem economia a curto, médio e longo prazo. Agregam valor ao empreendimento porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas em cuidar do planeta. E ainda manter um estilo de vida mais integrado à natureza.

Então, a sustentabilidade pode surgir de várias formas em um projeto residencial. Como, por exemplo, a já mencionada horta compartilhada, cisternas para captação de água da chuva para uso na limpeza do condomínio, fachadas ventiladas e com jardins naturais que ajudam a manter o prédio fresco e a economizar com ar-condicionado. Além de painéis solares, iluminação com sensor de presença nas áreas comuns e reciclagem de resíduos.

Um apartamento de alto padrão oferece opcionais

Podem ainda haver outros diferenciais de acordo com o espaço disponível para o projeto e o valor que ele terá. Alguns empreendimentos oferecem coberturas duplex e apartamentos chamados de garden, que são no térreo e contam com uma área de jardim privativo. Outros oferecem mais garagens para certas unidades ou para quem tem três, ou quatro carros e puder investir um pouco mais.

Como já mencionado, muitos projetos têm plantas flexíveis que permitem mudanças na fase em que as unidades ainda estão sendo construídas. Como, por exemplo, fechamento da sacada com folhas de vidro, abertura da sala para a sacada ou criando um espaço gourmet privativo. Ou ainda, a transformação de dois quartos em um quarto grande com closet estão entre as alterações mais comuns.

Serviços extras

Esse é um diferencial de empreendimentos com altíssimo valor agregado. Aqui entram os serviços de profissionais que trabalham para o condomínio nas áreas de lazer. Como, por exemplo, o serviço de concierge, atendentes no bar da piscina, massagista, personal trainer, e assim por diante. A ideia é proporcionar ainda mais facilidade, comodidade e conforto para quem faz questão de aproveitar ao máximo os ambientes do condomínio.

E então, você tinha pensado em todos esses pontos na hora de planejar investir em um apartamento de alto padrão? Agora que já sabe o que é importante levar em consideração, lembre-se que a Imobiliária Tropical tem no seu portfólio uma variedade de empreendimentos com apartamentos de alto padrão para atender as necessidades de diferentes públicos. Venha se encantar com as nossas opções e encontrar o lar perfeito para você.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.