Ar-condicionado split, portátil ou de janela: qual o melhor?

ar-condicionado

Nos últimos anos, a temperatura da Terra tem aumentado devido ao aquecimento global. As medidas para limitar esse aquecimento estão sendo, aos poucos, tomadas pelas autoridades mundiais. Mas, cada cidadão precisa fazer a sua parte para ajudar e, claro, para se proteger

Em Blumenau, por exemplo, que é uma cidade onde faz muito calor – e mais a cada ano, ter um aparelho de ar-condicionado em casa já virou uma necessidade. Mas, na hora de investir nesse equipamento, surge a dúvida: qual é o modelo mais vantajoso?

É essa dúvida que vamos tirar neste artigo sobre as principais diferenças dos três tipos de ar-condicionado: split, portátil e de janela.

Acompanhe e sinta-se mais confiante na hora de fazer esse investimento. Boa leitura!

Ar-condicionado split, portátil ou de janela: qual escolher?

O ar-condicionado tipo split é o mais popular atualmente, embora não seja o mais barato para comprar. Mas, precisamos nos lembrar de que existem outros custos além do preço do equipamento em si, então, será que não é o mais barato mesmo? Veja a comparação desse tipo com o portátil e com o de janela que muita gente ainda tem em casa.

Split

Existem diversos modelos de ar-condicionado split, próprios para diferentes ambientes. Um ponto muito importante para se levar em consideração na hora da compra é a potência que você precisa, de acordo com o tamanho do ambiente que pretende condicionar. Existem modelos que vão dos 7 mil aos 80 mil BTU’s, e escolher a potência ideal é crucial para economizar na conta de energia e para obter o conforto térmico desejado.

Uma das vantagens desses modelos é que você pode pagar um pouco mais e escolher um que aquece no inverno. Afinal, o aquecimento global não quer dizer que faz muito calor o ano inteiro, mas sim, que existe um maior desequilíbrio das temperaturas. Então, já que em Blumenau os invernos ainda são bem frios, talvez essa seja uma opção mais vantajosa para garantir maior conforto térmico em casa o ano inteiro.

Split inverter

O diferencial desse modelo é que ele possui um motor interno com um inversor capaz de controlar o compressor do fluxo de ar no ambiente. Esse fluxo controlado otimiza a distribuição do ar fresco e ajuda a economizar bastante energia por conta disso. É um aparelho feito com um gás mais ecológico e é bastante silencioso. Pode parecer que não, mas esse benefício faz toda a diferença! Porque o ruído de um ar ligado por muitas horas, pode gerar bastante incômodo.

Ar-condicionado multisplit

Se você tem uma residência grande, com pelo menos oito ambientes, e deseja refrigerar todos eles, a melhor escolha é esse modelo. O ar-condicionado multisplit possui uma unidade externa (condensadora) que comporta até oito unidades internas. Assim, a parte maior do aparelho, que geralmente fica instalada na sacada ou na lavanderia, será uma só, mas podendo ter até oito aparelhos instalados dentro de casa, em diferentes ambientes.

Split cassete

Para quem deseja um aparelho que possa ser embutido no teto, esse modelo é um dos preferidos. Ele possui quatro saídas de ar que podem ser controladas individualmente. Ou seja, permitindo o direcionamento da refrigeração para o lado mais adequado conforme necessidade. É um dos mais silenciosos da categoria! Oferece potências de 18 mil a 60 mil BTU’s e pode ser encontrado com a opção de ar quente também.

Split piso teto

Como o nome sugere, esse modelo pode ser instalado no piso ou no teto, além da parede. O que é um diferencial dos modelos mais comuns só de parede. Ele pode ser encontrado em capacidade de 18 mil a 80 mil BTU’s. Sendo assim, é adequado para grandes ambientes, geralmente espaços comerciais e corporativos. Mas, também é ótimo para residências com ambientes muito amplos e pé-direito muito alto.

Portátil

Na sua residência não tem preparação para um ar-condicionado tipo split nem de janela, e você não quer gastar com essa preparação? Ou então, não tem espaço o bastante para isso? Os modelos de ar-condicionado portáteis são ótimos porque oferecem praticidade, eficiência e você pode mover o aparelho para diferentes cômodos, conforme necessitar, desde que haja uma janela por perto para colocar a mangueira do aparelho e permitir a troca de ar quente pelo frio. É um aparelho adequado para ambientes pequenos, ideal para quem não se satisfaz com ventilador.

Ar-condicionado de janela

O modelo de janela tem esse nome justamente porque fica instalado em uma janela, embora possa fazer uma abertura na parede para ele. Esses modelos eram os mais populares antes dos split surgirem, e não necessitam de uma unidade externa, ou seja, não precisa ter espaço extra além da janela ou da parede onde o aparelho será instalado.

Como desvantagem, não é um aparelho que pode ser instalado em qualquer residência, como nos condomínios. Por conta da estética desfavorável, já que ele fica com metade do “corpo” para fora da janela ou da parede.

Por outro lado, se você mora em uma casa e não há impedimento nesse sentido, poderá ser uma opção mais econômica na hora da compra e da instalação. Apenas lembre-se que ele possui menor capacidade de refrigeração do que os split, e também produz mais ruído. É ideal para ambientes menores.

Dicas para escolher o melhor aparelho

Bom, como você viu, cada um dos modelos de ar-condicionado possui suas vantagens, conforme a necessidade de cada residência e família. Então, a escolha é sua, levando em conta o investimento que pode fazer, a praticidade de instalação, o espaço disponível e a economia de energia.

Porém, lembre-se destas dicas importantes para ajudar ainda mais a fazer o melhor investimento:

  • Escolha sempre um modelo com selo de classificação energética classe A. Ele oferece um consumo de energia mais eficiente, ou seja, econômico;
  • Quando for à loja, leve consigo a metragem dos ambientes que pretende condicionar. O aparelho deve ser capaz de resfriar com eficiência, e o tamanho do ambiente é o que determina isso. Por exemplo, um aparelho de 7.500 BTU’s consegue resfriar ambientes com metragem de 6 a 9 metros quadrados. Enquanto um de 12 mil BTU’s satisfaz ambientes de até 20 metros quadrados.
  • Na hora de planejar a instalação de um modelo split ou de janela, contrate uma empresa especializada nesse tipo de serviço, pois o barato pode sair bem caro;

A Imobiliária Tropical vai te ajudar

E, não menos importante, quando for pesquisar por um imóvel para comprar ou alugar, acredite: vai ser muito mais prático e cômodo escolher uma opção que já tenha preparação para ar-condicionado split. A Imobiliária Tropical tem imóveis novos que já possuem esse planejamento estrutural para atender a necessidade dos moradores.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.