As cidades onde os imóveis mais valorizam em SC vão te surpreender

A edição de agosto do Índice FipeZAP trouxe revelações surpreendentes sobre o mercado imobiliário de Santa Catarina. A pesquisa aponta a alta valorização de imóveis em SC e o que mais surpreende é o crescimento de duas cidades que apresentaram valorização do metro quadrado acima de 10% (janeiro a julho). Veja!

 

Não é surpresa para ninguém que Santa Catarina continua entre os estados com maior valorização imobiliária do país. Estamos chegando ao final do ano de 2022 e os índices confirmam que o crescimento imobiliário em Santa Catarina está acima da média nacional, sendo o litoral o principal o responsável pela valorização. 

Contudo, o Índice FipeZAP, que acompanha o comportamento dos preços de venda de imóveis residenciais em 50 cidades brasileiras, com foco nas capitais e nos municípios que se destacam ao longo dos períodos, trouxe na edição de agosto duas grandes surpresas, Blumenau e São José, cidades recordistas em valorização de imóveis em SC

Esse fato chama atenção porque Blumenau e São José não são pontos atrativos para os investidores, como são Balneário Camboriú e Itapema, cidades onde a construção civil e o mercado imobiliário respondem pela maior fatia do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

blumenau uma das cidades onde imóveis mais valorizam em SC

O que levou a esse crescimento na valorização dos imóveis em SC? É importante frisar que o crescimento da valorização imobiliária em Blumenau e São José se deve muito ao boom da construção civil durante a pandemia, quando a taxa Selic estava baixa. Além disso, as incertezas do mercado financeiro também estimularam os investidores a aplicarem dinheiro no setor imobiliário em todo o país.

Outra justificativa para esse estrondoso crescimento está nas especificidades de cada cidade que estimularam os investidores e movimentaram o setor imobiliário. 

São José é uma cidade próxima à Florianópolis, capital do Estado. Segundo dados do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), durante um bom tempo, São José manteve seus preços estagnados enquanto os valores subiam na cidade vizinha. Foi em 2021 que o município começou a ascender no mercado imobiliário, incentivado pelo crescimento do mercado de Florianópolis.

Já em Blumenau, o fator desse crescimento está associado ao fenômeno de interiorização de investimentos, estimulado pelas recentes conquistas do município em rankings de qualidade de vida e da aposta em empreendimentos com infraestrutura de alto padrão.

O crescimento imobiliário em Blumenau é resultado de várias variantes. A primeira é o crescimento econômico. Quando olhamos para a economia de Blumenau, enxergamos oportunidade, e esse fator foi determinante para trazer mais investidores para essa cidade. 

Isso também foi muito importante para trazer mais confiança para as construtoras, que antes tinham foco mais no litoral. Os clientes também passaram a investir mais nos imóveis em Blumenau por conta da arquitetura contemporânea que está à frente do tempo, inclusive melhor que alguns empreendimentos em Balneário Camboriú, diga-se de passagem.

Para quem busca investir em imóveis em SC, encontra um mercado imobiliário altamente aquecido e com perspectiva de mais crescimento para 2023. Compre seu imóvel com quem entende do mercado imobiliário de Blumenau, conte com a Tropical Imobiliária, a imobiliária que faz tudo por você.

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.