Ícone do site Blog Tropical

Você sabe qual a diferença entre: loft, flat, studio e kitnet?

studio e kitnet

Uma tendência dos últimos anos são imóveis mais práticos e menores, como por exemplo, o studio, kitnet, loft e falts. Com a vida mais agitada e cada vez mais dinâmica, vários aspectos de nossas moradias têm mudado junto conosco

Além do studio e da kitnet, há outros modelos que se diferenciam entre si e que são geralmente confundidos. Estes espaços são buscados principalmente pelos mais jovens ou então por aqueles que querem adquirir o primeiro imóvel.

Você sabe definir, por exemplo, o que é um loft, um flat, um studio e uma kitnet?

Não se preocupe, vamos tirar todas essas dúvidas neste artigo, e assim facilitar a sua busca pelo imóvel ideal.

Vamos à leitura.

Tendência das novas moradias

Felizes são aqueles que conseguem fugir da velocidade dos dias de hoje. E assim, poder ter uma qualidade de vida adequada e que garanta boas noites de sono.

Nessa correria, nossa casa foi ficando cada vez menor, e muitos, buscam por essa praticidade, de ter um espaço que não demande muito tempo para manutenção ou limpeza. Mas que seja um espaço confortável e agradável.

Espaço multiuso, onde há a integração de ambientes e mobiliário são cada vez mais comuns.

O ser humano está mais minimalista que outrora, acumulando menos coisas e utilizando itens essenciais que garantam uma boa experiência de vida.

durante a pandemia, muitos dos lares se transformam em escritórios remotos, e mais uma vez os espaços precisaram ser adaptados.

Nossa casa reflete a sociedade que estamos vivendo, e como temos de ser flexíveis quanto às mudanças.

Desta maneira, os apartamentos menores estão cada vez mais valorizados.

Espaços como flats, lofts, studios e kitnet são cada vez mais buscados como primeiras moradias e como modelos práticos para o dia a dia das pessoas.

Mas vamos entender as características de cada um destes apartamentos pequenos.

O que é uma kitnet?

Kitnet ou imóvel conjugado, é um imóvel em média com até 50 m².

Seus cômodos são conjugados, ou unificados. A kitnet pode ter uma sala que também pode ser quarto, ou então sala e cozinha unidos. O banheiro é geralmente separado por uma parede ou divisória.

Sua definição pode ser entendida como imóvel mais simples, no entanto, ele tem a ver com o seu tamanho, indicado para pessoas solteiras e que não precisam de tento espaço.

Muitas kitnets, que foram criadas em prédios mais antigos, ainda podem contar com espaços extras, como uma área de serviço pequena.

Uma kitnet pode oferecer benefícios para a sua rotina, muitas kitnets estão normalmente localizadas no centro de suas cidades, o que pode deixar você com uma localização melhor, este tipo de imóvel também oferece boa facilidade de manutenção e custo benefício, por serem mais fáceis de se manter a limpeza e com contas de água e luz por um preço mais baixo.

Como são os lofts?

Os lofts são geralmente confundidos com o studio.

Basicamente a diferença entre eles é de tamanho, o studio é menor que o loft.

A ideia, e o conceito de loft surgiu por volta dos anos 60 e 70, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Sua proposta são apartamentos sem paredes, com uma área maior que 50m². É muito comum vermos em filmes americanos, estes espaços de moradia das personagens.

No seu surgimento, áreas industriais das cidades que estavam sem utilização ou degradadas, e por consequência com baixo valor de mercado passaram a ser destinadas à moradia.

Assim, os lofts surgiram de galpões, armazéns e depósitos que estavam sem utilização.

Por conta de terem sido adaptados de conceitos industriais, as casas também adquiriram tal padrão, assim ficando muito parecidos entre si.

Por isso, os lofts mantém entre si características como: pé direito alto, portas e janelas grandes, instalações hidráulicas e elétricas aparentes, assim como tijolos, concreto e rusticidade nos acabamentos.

O que é um studio?

Os studios são apartamentos com poucos metros quadrados.

Geralmente sua metragem fica perto dos 30 m².

Houve, a partir dos anos 2000 uma grande popularização desse modelo de moradia, com diversas construtoras investindo em condomínios inteiros nesse formato.

Geralmente, em contraposição ao espaço menor, a área de serviços é bem ampla, e pode oferecer deste academia, como áreas sociais, lavanderia, piscina e até área esportiva.

Ainda em comparação com o loft, o studio pode ter divisões internas, com separação do quarto, por exemplo.

São apartamentos que pode-se encontrar em áreas estratégicas da cidade, com boa estrutura de serviços, lazer e de transporte público nos arredores, bem como instituições de ensino.

O que são flats?

Os flats são também conhecidos como apart hotel.

De uma maneira geral, são maiores que um quarto de hotel, e que tem como grande vantagem ter um espaço para trabalho, como home office. Além disso, oferecem a parte do quarto, banheiro e uma pequena cozinha.

Ainda há outras amenidades, que podem ser de grande valia para quem tem pouco tempo para cuidar da casa e são incluídas no valor do condomínio. Como exemplo podemos citar:

Além dessas vantagens, os flats podem contar também com sistema de segurança e uma boa localização na região em que está inserido.

Podemos dizer então, que o flat é o sistema de moradia que mais se aproxima de um hotel.

Diferenças entre studio e kitnet

Bom, já falamos das diferenças físicas de todos os pequenos apartamentos, como kitnet, studio, loft e flat.

Você precisa avaliar cada um deles e verificar se está de acordo com seu perfil, seu estilo de vida. E não é só isso para levar em conta

Ainda há dois aspectos que podemos avaliar para poder melhor diferenciar a viabilidade de sua utilização: valores e liquidez.

Os studios tendem a ser mais caros, tanto no valor do aluguel como no condomínio do que as kitnets.

Além disso, a oferta de studios é bem maior que a de kitnets. Assim, a liquidez tende a ser maior para esse modelo de imóvel caso você tenha interesse em ser um investidor.

Mas não se preocupe, se este for seu interesse, conte com um de nossos corretores para lhe ajudar a encontrar o imóvel perfeito.

A Tropical Imobiliária tem em sua carteira, diversos apartamentos, kitnets, studios para você que procura o primeiro imóvel, ou para quem busca praticidade e conforto.

Sair da versão mobile