Ícone do site Blog Tropical

Os benefícios da assinatura digital nos contratos de locação

assinatura digital

A tramitação que antes acontecia só no papel, agora, pode ser realizada on-line com toda segurança e agilidade que o cliente procura.

Ninguém gosta de perder tempo com processos burocráticos. Mais ainda, nos dias de hoje, onde a tecnologia está a um clique de distância. Esse é um dos motivos que faz com que a assinatura digital seja tão bem vista pelos clientes no mercado imobiliário. Especialmente, entre aqueles que não tem tempo a perder e querem mais precisão na hora de fechar um negócio.

O que você faria, então, se soubesse que essa tecnologia está mais perto do que você imagina?

Aproveite o post de hoje para entender um pouco mais sobre a assinatura digital e tirar proveito nessa inovação.

Assinar documentos à caneta ficou no passado

Não há como negar, daqui por diante e cada vez mais as nossas rotinas vão passar do analógico para o digital.

Ora, não faz sentido que os contratos de locação continuem sendo regidos pelos mesmos procedimentos de décadas atrás.

O problema é que muita gente ainda esbarra na burocracia na hora de fechar um negócio.

Nessa realidade, precisam deixar seus postos de trabalho para irem até a imobiliária assinar um contrato. E ainda, dedicar mais algumas horas  – e paciência – para levar as vias no cartório, reconhecer firma e aguardar o recebimento das vias assinadas por cada parte.

Como resultado, mais tempo e dinheiro são empregados para que se possa ter em mãos as tão sonhadas chaves da casa nova.

O que muda nos contratos de aluguel?

Com a assinatura digital a perda de tempo, os deslocamentos e as idas e vindas no cartório já não fazem mais sentido. Afinal, todos esses procedimentos são levados para uma plataforma de assinatura eletrônica.

Com isso, os antigos 7 dias para a validação dos contratos são substituídos por um prazo de apenas 24 horas.

Nesse ambiente, a praticidade e a segurança são sem dúvida uma das maiores vantagens da nova sistemática para os clientes, que agora podem resolver tudo a distância, por e-mail e até mesmo pelo celular.

A validade jurídica da assinatura digital nos contratos de locação

Com a assinatura digital os contratos de locação ganham recursos a mais. Portanto, podem gerar ainda mais segurança para as partes envolvidas.

Isso porque, não se trata de uma assinatura manual digitalizada, que poderia ser facilmente adulterada. Ela é um método moderno e mais ágil que a assinatura física.

A assinatura digital é um método de autenticação de informação que utiliza de recursos criptográficos, senhas, autenticação de dois fatores e outros elementos para validar a integridade do documento, dos autores e do registro da assinatura.

Para isso é importante que a Autoridade Certificadora seja de confiança e tenha respaldo nas questões legais, como é o caso da DocuSign.

Quando feito dentro desses parâmetros a assinatura digital é tão válida e eficaz – se não mais – quanto qualquer documento assinado fisicamente.

Na Imobiliária Tropical esse processo já é uma realidade

De olho nas novidades que o mercado apresenta e com a intenção de reduzir tempo, simplificar os processos e torná-los mais sustentáveis a Imobiliária Tropical decidiu aposentar as assinaturas no papel nos contratos de locação.

Desde a implantação, a assinatura digital tem sido utilizada em todos os documentos envolvidos no processo de locação. Ou seja, na vistoria inicial e nos contratos de locação. Mas também na procuração que o proprietário concede a Imobiliária e no contrato de administração de serviços. Tudo para que o cliente possa ter a melhor experiência na hora de fechar o seu negócio.

E você? já sabia que a assinatura digital pode ser usada nos contratos de locação? O que acha dessa inovação? Compartilhe com a gente nos comentários.

Sair da versão mobile