Como se planejar para sair da casa dos pais e morar sozinho?

morar sozinho

Chegou a hora de trilhar a sua própria jornada como dono do seu espaço, iniciar a sua própria vida e ir morar sozinho

Você decidiu que quer morar sozinho e sair da casa dos seus pais. Pode parecer apenas uma questão de felicidade, ou de liberdade, mas também tem muito a ver com amadurecimento.

Mas e agora? Por onde começar? O que deve levar em conta para essa mudança?

Para que essa transformação na sua vida aconteça sem grandes percalços, alguns pontos precisam ser levados em conta.

Por exemplo, quais serão os custos fixos e variáveis dentro do mês, os valores para realizar a mudança, deve alugar ou financiar imóvel, e até mesmo a localização do imóvel.

Assim, separamos neste artigo tudo para lhe ajudar a morar sozinho e cortar de vez o cordão umbilical com a família. Vamos à leitura!

Quando sair de casa para morar sozinho?

Durante a pandemia do coronavírus, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, a quarentena fez parte de muitas famílias no Brasil.

E foi neste momento, que muito da relação familiar foi posto à prova. A convivência mais próxima e constante criou, além de tudo,  a oportunidade de avaliar a condição de morador dentro do espaço dos pais.

Para aqueles que já pensavam em sair de casa, ou aqueles que estavam engatinhando no planejamento de morar sozinho, essa foi a chance de reforçar o desejo.

É claro, que para cada um esse momento de querer sair da casa dos pais é diferente, mas o importante é perceber quando o sentimento se torna mais forte.

Mas para isso, surgem diversas dúvidas, não só da capacidade de conseguir morar sozinho, mas também sobre os custos e tudo o que precisa ser avaliado para a mudança.

Mas se a vontade é a de buscar seu espaço, vamos pensar em tudo o que precisa ser levado em conta.

Tropical - ebook tudo para alugar

Como se preparar para morar sozinho?

O planejamento é o fator essencial para que se possa sair da casa dos pais e morar sozinho.

Mas não vai ser apenas uma planilha bem elaborada, e que leve em conta todas as variáveis de custo dentro do mês, que pode ser decisiva.

Você precisa entender se este é mesmo o momento certo, e se tem o perfil para enfrentar as mudanças sozinho.

Por isso, a primeira sugestão é fazer um test drive de morar sozinho, ainda na casa dos pais.

Experimente simular durante um período, as vivências que pode encontrar na nova jornada de viver independente da família. Procure testar hábitos do dia a dia e avalie se a experiência foi positiva.

Ações que você normalmente não realiza podem estar na lista, como lavar e passar a roupa, por exemplo, definir o prato do dia, comprar os alimentos, cozinhar. Arrume algo estragado na casa ou chame um especialista, pague pelo serviço.

Se nesta experiência foi se saiu bem, é hora de fazer as contas e colocar no papel o planejamento financeiro.

Faça um fundo de reserva de dinheiro antes de morar sozinho

Como há situações que não se consegue prever quanto a gastos, é sempre importante ter um fundo de reserva para qualquer emergência.

Imagine que no meio do caminho você tenha que fazer um tratamento médico. Ou então que algum eletrodoméstico da casa precisa ser reposto. E ainda, na pior das hipóteses, você perde o seu emprego.

Dizem os especialistas, que se você trabalha com carteira assinada, ou seja, é um CLT, assim têm um mínimo de estabilidade, precisa ter em média seis meses de tudo o que você gasta no mês guardado.

Se este valor estiver investido, cuide para avaliar a liquidez do mesmo e assim poder retirar o valor para uso com rapidez e com menores taxas.

Já para profissionais autônomos, o ideal é que se tenha pelo menos um ano de custos mensais acumulados e reservados para emergência.

Comece alugando um imóvel

Ter a casa própria no início da sua vida profissional pode não ser a melhor escolha, por isso estude começar alugando um imóvel.

Como essa será sua primeira experiência, nada melhor do que ter um plano B. Um contrato de aluguel pode garantir que se algo não saia como esperado. Depois da sua vigência você pode reprogramar a rota.

Além disso, com a dinâmica do mercado de trabalho, é difícil garantir que você fique muito tempo na mesma localização.

E como primeiro imóvel, análise que se vier a constituir família logo haverá mais mudanças.

Da mesma forma, começar uma vida fora de casa financiando um imóvel pode também trazer muitas incertezas e escolhas que reflitam no seu futuro. É melhor estar livre desse custo fixo todo mês, assim, no início, e no posteriormente planejar melhor.

A busca da casa ideal que “caiba” no seu bolso

Talvez essa seja a maior dificuldade em sair de casa, encontrar o “seu lugar” ideal. E que ainda caiba no seu planejamento financeiro.

Para que essa jornada seja facilitada, visite apenas imóveis que você tenha todas as informações de custos mensais, para não se frustrar e ter surpresas futuras.

Avalie o custo benefício, levando em conta a localização, o valor mensal, as características do imóvel e do condomínio

Defina o modelo ideal de imóvel e eleja suas prioridades.

Nem sempre será possível manter o mesmo padrão de conforto e comodidade da casa dos seus pais.

Para começar, um imóvel pequeno pode se enquadrar melhor no que você procura, ou seja, você terá de fazer escolhas.

Conheça os procedimentos para alugar seu próprio imóvel

Nós da Tropical Imobiliária temos bastante experiência e sabemos quão importante é este momento de morar sozinho. 

Contamos com consultores especializados que irão lhe mostrar todos os aspectos do imóvel dentro do seu orçamento. E com clareza, trazer tudo o que você precisará para alugar o imóvel.

Muitas dúvidas surgem sobre a exigência de ter ou não um fiador, se há a necessidade de pagar aluguéis adiantados.

Mas tudo isso será muito bem detalhado, assim como as taxas condominiais caso existam, as cláusulas e renovação do contrato.

Você precisa estar tranquilo em sua decisão, e nós iremos lhe ajudar. Conte conosco.

 

Fale com um corretor - Tropical

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.