Ícone do site Blog Tropical

Sala comercial ou coworking? É o momento de trocar de imóvel?

sala comercial

Profissionais liberais, como redatores, designers, arquitetos, entre outros, podem ficar na dúvida entre manter uma sala comercial ou simplesmente fazer uso de um espaço de coworking. Se também está nessa dúvida, esse artigo é pra você!

Sala comercial ou coworking, qual é a melhor opção pra você? Depende! Cada caso é um caso. Ambas as opções têm pontos positivos e negativos. Para te ajudar a ter mais clareza na hora de decidir, fomos atrás de informações! O resultado está neste artigo!

Você vai ler aqui:

Pensando em mudança

Se você é empreendedor, pensa em trocar de imóvel ou ir para um espaço compartilhado (coworking), talvez tenha se perguntado: o que é preciso saber para acertar na escolha e não me arrepender depois?

De fato, há decisões que não podem ser tomadas “da noite para o dia”. É preciso análise e muita pesquisa. Às vezes, achamos que aquela sala comercial não é a ideal para o nosso tipo de empreendimento apenas em função do seu tamanho ou localização.

Mas as coisas não são bem assim!

Sala comercial: ter ou não ter

Ter ou não uma loja ou sala comercial é a dúvida que alguns empreendedores, em início de carreira, têm. Com os espaços de coworking, alguns pensam que comprar ou alugar um espaço seria algo desnecessário – ou adiável mais pro futuro, quando o “negócio engrenar”.

Mas o fato é que para algumas áreas de atuação, como consultórios, ter um local próprio ou alugado é fundamental. Sobretudo se considerarmos a especificidade do serviço prestado e o tipo de cliente que será atendido ali.

Então, o “ter ou não ter” vai depender de muitas variáveis que têm ligação direta com o seu negócio. Se você é um redator freelancer, por exemplo, e que escreve para alguns veículos de comunicação, o coworking se encaixaria perfeitamente. Mas se seus clientes precisam ir até o seu negócio para realizar a compra (de produto ou serviço), ter seu espaço é o ideal!

Vantagens de um espaço “pra chamar de seu”

Entre as vantagens da sala comercial, estão: privacidade, possibilidade de personalização de acordo com sua marca e a criação de um espaço exclusivo para a equipe. Vejamos:

  1. Privacidade: Você não terá de dividir seu espaço com outros profissionais (como acontece no coworking). Garantindo maior discrição para seus clientes.
  2. Personalização: Será possível deixar o espaço com “a cara” da sua marca. Assim, se sua marca é, por exemplo, amarela e cinza, poderá personalizar as paredes com essas cores, plotar alguns vidros com a sua logo, entre outros.
  3. Espaço exclusivo para a equipe: Falando em colaboradores, ter um espaço seu é fundamental, pois, nele, seus funcionários ficarão mais à vontade para se desenvolverem. Naturalmente, entregarão melhores resultados à empresa.

As desvantagens…

Sobre as desvantagens, basicamente estão concentradas no fato de que para manter uma sala você terá custos fixos, ou seja, todo mês deverá arcar com uma quantia para o pagamento do aluguel e demais despesas que um espaço como esse exige.

No entanto, essas despesas já devem estar previstas no seu plano de negócio (caso ainda não montou nada) ou, se você já é empresário, certamente elas não são uma novidade.

Se colocarmos as vantagens e as desvantagens na balança, as vantagens de ter um espaço onde você possa desenvolver sua atividade são maiores que as desvantagens!

O coworking como alternativa

Esta modalidade é perfeita em muitas situações. Se você não tem que receber ou fazer reuniões com seus clientes o tempo todo, ou vender mercadorias no local onde fica seu escritório, pode mergulhar de cabeça nessa opção!

Esses espaços colaborativos vão permitir uma interação maior com profissionais de outras áreas, fortalecendo o networking. Você vai conseguir, literalmente, criar uma boa rede de contatos… o que pode gerar novas oportunidades de negócios.

Além disso, terá menos despesa do que se fosse manter uma sala bem equipada. Mas podendo desfrutar de uma estrutura completa de escritório, todo montado, incluindo, em alguns casos, serviços de internet, impressões, e até mimos como café e água à disposição!

A decisão final é sempre sua

Bom, agora que você já entendeu que pode se dar bem tanto num ponto fixo, quanto em locais mais colaborativos, chegou a hora de decidir.

Lembrando que não há um lugar melhor que o outro. Tudo vai depender do quanto você pode e tem pra gastar… e de que tipo de serviço estará desenvolvendo.

Boa sorte na escolha!

Sair da versão mobile