Ícone do site Blog Tropical

Pensando em comprar um imóvel? Veja os erros que você não pode cometer

comprar um imóvel

Para não se arrepender depois de fechar o negócio é preciso ficar atento a muitos detalhes. Do contrário o sonho da casa própria pode virar um pesadelo.

Fazer um bom negócio ao comprar um imóvel vai muito além de encontrar um lugar bacana por um preço atrativo.

Há muitos detalhes que pedem a sua atenção – do planejamento à aquisição – para que você não cometa nenhum erro que possa te levar a ter prejuízo.

Pensando nisso, listamos alguns dos problemas mais comuns que você deve evitar, se quiser ser bem sucedido na sua compra.

Vamos começar falando das questões legais, para depois abordar alguns pontos da documentação, da conservação do imóvel e da sua localização em que é importante ter atenção. Acompanhe!

Saiba o que conferir antes de comprar um imóvel

Os detalhes que você precisa conferir antes de fechar o negócio podem variar conforme o perfil de cada compra. Ainda assim, eles podem ser resumidos em 6 tópicos gerais. Vamos à eles:

Evite calotes averiguando se a venda é legal

Golpes envolvendo a compra de um imóvel são bastante comuns no mercado.  Em especial, os promovidos por falsos corretores e proprietários.

Portanto, além de verificar se a pessoa que está vendendo o imóvel é mesmo o proprietário, verifique se o corretor está autorizado por ele a comercializá-lo.

E ainda: verifique se o imóvel pode mesmo ser vendido, se todos os envolvidos no acordo concordam com a venda e não respondem a nenhum processo judicial.

Pesquise para não pagar mais caro do que deveria

Com o mercado imobiliário aquecido muitos proprietários acabam jogando o preço do imóvel lá no alto. Assim, se você não fizer uma pesquisa detalhada pode acabar pagando mais caro do que deveria.

Lembre também que o imóvel que você escolher precisa se encaixar ao seu padrão de vida e aos planos que você tem para o futuro.

Portanto, coloque na ponta do lápis todos os custos envolvidos, considerando as taxas e os impostos do imóvel para evitar arrependimentos.

Jamais assine o contrato sem ler atentamente o documento

Em hipótese alguma assine o contrato sem antes fazer a leitura de forma minuciosa. E, caso você não entenda algum detalhe peça um auxílio legal.

Também não se sinta envergonhado de pedir para levar o contrato para casa. É melhor gastar um tempo estudando o documento do que ter que resolver problemas no futuro gerados uma assinatura feita por impulso.

Exija documentos originais e tire uma cópia da documentação

Para evitar ser vítima de um golpe, ou ainda, averiguar se está tudo em dia com a documentação do imóvel exija a documentação original e tire uma cópia.

Lembre-se também que o contrato de compra e venda não conclui o negócio. Após a assinatura dele é fundamental que essa escritura pública seja registrada na matrícula do imóvel. Afinal, é só depois disso que a propriedade poderá passar para as mãos do novo dono.

Portanto, ao comprar um imóvel você deve pedir:

Imóveis usados

Imóveis novos

Verifique o estado de conservação do imóvel

Antes mesmo de levantar toda essa parte burocrática é importante que você investigue o estado de conservação do imóvel escolhido.

Observe se não há rachaduras e infiltrações, desnível no piso, problemas estruturais, na elétrica e hidráulica, nos pisos, portas e janelas e em outros ambientes mais.

Listar as deficiências encontradas é essencial para evitar dores de cabeça. Inclusive, podem servir para você barganhar algum desconto.

Averigue fatores externos à construção

Além de avaliar o bem antes de comprar um imóvel, investigue o seu entorno.

Afinal, problemas com ruídos externos, o trânsito, a segurança e outros inconvenientes podem acabar com o seu sossego futuramente.

Neste caso, antes de fechar o negócio, converse com vizinhos e o zelador, por exemplo, buscando se tranquilizar quanto a isso.

Além disso, visite o imóvel mais de uma vez e em horários diferentes para coletar informações e conhecer a real situação da região sobre variados aspectos.

E aí, está mais confiante para comprar um imóvel depois de ler esse guia? Caso queira se aprofundar no assunto confira outros temas relacionados no nosso blog ou, se preferir, converse com nossa equipe de consultores.

Sair da versão mobile