Ícone do site Blog Tropical

7 Razões para ter um apartamento com piso porcelanato

piso porcelanato

O estilo de vida de muitas pessoas mudou com a chegada da pandemia. Passar mais tempo em casa trouxe a necessidade de estar em um ambiente com piso mais aconchegante e funcional para toda a família

Mudar o piso convencional por um piso porcelanato e a necessidade de outras reformas aumentaram durante a pandemia. Quartos sem uso passam a ser escritório, sala de estudos ou academia. Áreas sociais abertas passam a ser fechadas para não atrapalhar quem usa cada ambiente ao mesmo tempo. Outro tipo de reforma que está em alta é a troca de azulejo ou carpete por piso porcelanato que é uma opção bonita e prática de manter.

De acordo com o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), a necessidade de reformar a residência para deixá-la mais confortável e funcional chegou a gerar alta acumulada na inflação registrada no setor de materiais de construção, que chegou a 8,06% de janeiro a novembro do ano passado.

Portanto, se você também está pensando em melhorar a sua casa ou apartamento fazendo a troca do piso atual por um modelo de piso porcelanato, esse é um bom momento. Veja agora alguns tipos desse piso e as vantagens que terá ao fazer a troca.

Tipos de piso porcelanato

Ao optar por colocar piso porcelanato na sua residência as vantagens já começam na variedade desse material que não serve apenas para piso, mas também para paredes.

Porcelanato esmaltado

Esse tipo de porcelanato é indicado para todas as áreas da casa. Não é um piso frio! Pois, tem uma superfície mais resistente e, também por esse motivo, é mais forte contra manchas e abrasões. É o mais usado em residências, diferente do tipo técnico ou “toda massa” que não recebe camada de esmalte e é usado em áreas de grande tráfego de pessoas e comerciais.

Piso porcelanato com acabamento para área externa

Uma das principais características desse piso porcelanato é a textura antiderrapante para evitar escorregões e acidentes. Você encontra em variados modelos com estampas que harmonizam perfeitamente com a sua área externa.

Porcelanato com acabamento Struturato

Esse também é um tipo de piso para áreas externas e molhadas, que oferece um acabamento ainda mais resistente.

Piso porcelanato com acabamento polido

Ao contrário do porcelanato para área externa, o polido é bem liso e brilhante. Ele traz um visual bastante sofisticado e de valor agregado ao seu lar. O ponto negativo é justamente que o piso liso pode ser mais escorregadio e suscetível a riscos e abrasões. Então é recomendado para áreas secas.

Porcelanato com acabamento acetinado

Tem esse nome porque o acabamento é com menos brilho, ou seja, com aparência acetinada. É interessante para áreas de relaxamento, como quartos e salas, pois traz mais conforto visual por não ser tão brilhante.

Dentro dessas variações de acabamentos você ainda encontra diversas linhas, conforme a marca. A principal recomendação é que escolha uma marca de boa qualidade e, se for escolher um piso porcelanato esmaltado. Fique de olho no PEI, índice que mede a resistência do esmalte.

Razões para escolher um imóvel com piso porcelanato

Agora que já tem ideia dos tipos de piso porcelanato existentes, veja quantas vantagens você recebe ao escolher esse tipo de piso para a sua residência.

1. Durabilidade

Colocar piso porcelanato de boa qualidade em casa é ter um piso que vai durar muitos anos e que é atemporal. Ou seja, se escolher um modelo mais neutro, ele vai continuar combinando com o seu lar, mesmo depois de mudar a decoração várias vezes ao longo do tempo.

O porcelanato é feito com cerca de 30% de fragmentos de argilas e 70% de rochas, e seu processo de fabricação faz com que tenha um nível quase zero de absorção de água, fazendo com que seja um piso mais resistente do que o azulejo.

2. Praticidade

Para limpar o porcelanato é bastante simples, pois basta usar água e detergente neutro. Então, no dia a dia, esse tipo de piso traz mais praticidade, principalmente se os rejuntes estiverem caprichados, sem fendas.

3. Conforto térmico

Nos meses mais quentes do ano, o piso porcelanato oferece ambientes mais frescos. No inverno, se morar em uma cidade mais fria, como Blumenau, basta que use tapetes sobre o piso para deixar os ambientes mais aquecidos. Ou seja, preservando a beleza conferida pelo porcelanato que combina com tudo.

4. Amplitude

Principalmente quando se fala no piso porcelanato de grande formato, é possível deixar os ambientes com a sensação de serem maiores. Esses pisos grandes exigem menos peças! E, quando são dispostos alinhados (não na diagonal), com um rejunte da mesma cor, você não nota muito nas linhas divisórias de cada peça. É isso que faz o cômodo parecer maior, mais bonito e aconchegante.

5. Versatilidade

Como viu no tópico sobre os tipos de piso porcelanato, há vários modelos que se adéquam ao seu gosto e às necessidades de cada ambiente. Então, com toda certeza existe um porcelanato perfeito para você. E se gostar de mudar a decoração com frequência, escolha um modelo mais neutro. Ou seja, que nunca será um problema na hora de mudar o estilo dos móveis ou as cores do ambiente.

6. Economia

Justamente por haver tantas opções de porcelanato nas lojas, e por ser um material tão procurado, existem diversas faixas de preço para todos os bolsos. Além do mais, a manutenção é bastante simples. Para garantir que esse piso traga economia a médio e longo prazo, não economize na qualidade do produto e nem na mão de obra para instalar.

7. Valor agregado

Hoje em dia, a maioria dos imóveis de alto padrão são oferecidos com piso porcelanato em todas as áreas. Ou, pelo menos, nas áreas sociais, como salas, cozinha, lavanderia e banheiro, por exemplo. Portanto, é a escolha certa para trazer mais conforto, praticidade e bem-estar à sua rotina. Além de agregar valor a imóvel.

Onde achar um apartamento com o piso certo?

Você pode não estar planejando uma reforma, e sim buscando opções de imóveis para comprar ou alugar, com um piso que traga conforto e aconchego! Nesse caso aproveite para conhecer o portfólio de imóveis com piso porcelanato que a Imobiliária Tropical tem para oferecer.

Sair da versão mobile