Ícone do site Blog Tropical

Os detalhes que você precisa observar no prazo de locação residencial

prazo de locação residencial

Não prestar atenção na vigência dos contratos de aluguel pode trazer problemas. Para isso é importante conhecer o que a Lei do Inquilinato orienta neste sentido.

A busca por um imóvel, para encontrar o local que você escolheu para morar, sempre gera um pouco de ansiedade. Afinal, é um momento que exige bastante atenção, sobretudo para que erros sejam evitados. Para isso é importante que tudo o que foi combinado esteja em contrato, inclusive o prazo de locação residencial e a sua respectiva rescisão.

Regras que devem ser observadas no contrato de locação

O contrato de locação é um instrumento essencial para que a transação seja bem sucedida. Por isso, é preciso conhecer o que é permitido por lei, para que tudo seja feito de forma transparente e não dê margem para debates.

Neste sentido, orientamos que conste neste documento a identificação das partes envolvidas, a descrição dos valores (em numeral e por escrito). E ainda, sejam previstas multas e a data de vigência para o contrato de aluguel.

No entanto, por desconhecimento, muitos vícios, omissões e cláusulas abusivas acabam sendo negligenciadas no contrato. Fato que desqualifica o instrumento e pode gerar muita dor de cabeça para inquilinos e proprietários.

Um dos problemas mais frequentes está no prazo de locação do imóvel. E é sobre ele que trataremos a seguir.

A lei estabelece um prazo mínimo de locação para imóveis residenciais?

Não, a lei apenas sugere um prazo igual ou superior a 30 meses para locação residencial dando esse prazo como referência. Veja a seguir, o que ela diz com relação a isso:

Prazo de locação residencial

A Lei do Inquilinato sugere que as locações residenciais tenham prazo igual ou superior a 30 meses. Pois, se assim forem celebradas, ficando o contrato por prazo indeterminado, caso o proprietário queira reaver o imóvel, basta notificar com 30 dias de antecedência.

Porém, para os contratos celebrados por menos de 30 meses, e, ficando por prazo indeterminado, caso o proprietário queira reaver o imóvel, somente poderá fazê-lo mediante prévia justificativa, o que chamamos de “denúncia cheia ou motivada”, com as justificativas e consequências expostas no artigo 47 da Lei do Inquilinato.

A multa na rescisão contratual

Muitas pessoas desejam alugar um imóvel residencial por prazo inferior a 30 meses. Para resolver esse impasse, de forma que o proprietário não fique atrelado às hipóteses do artigo 47 da Lei do Inquilinato e as pretensões do inquilino sejam também satisfeitas, é comum que os contratos de locação tenham uma cláusula que preveja a possibilidade do inquilino desocupar o imóvel antes do término do prazo, sem pagar multa por isso.

É importante citar que isso é uma exceção criada pelas partes contratantes. Pois, não há previsão em lei para isso, então, não é obrigatoriedade constar tal disposição em contrato.

Vale ressaltar que o prazo eleito pelas partes deve ser respeitado, seja ele de 30, 36, 40, etc… meses.

Comumente, e, em regra de exceção, se pactua que, após 12 meses de locação o locatário pode sair do imóvel sem pagar a multa por saída antecipada.

Mas, como dito, isso é um acordo entre as partes, e não regra. Nem tampouco tal procedimento está previsto em lei, ou seja, é mero ajuste entre as partes.

Agora, uma vez constante tal disposição em contrato, e, se o locatário sair antes de completar 12 meses, deve pagar a multa normal prevista em contrato. E se sair após cumprido 12 meses, não haverá multa (ressaltando, se houver ajuste desta forma em contrato).

Não abra mão de uma orientação jurídica

Para encerrar, um alerta: jamais feche a locação de um imóvel sem a orientação de um profissional especializado.

Além do prazo de locação residencial, existem outros pontos que precisam ser analisados nesta transação e a segurança jurídica neste momento é primordial.

Sair da versão mobile