Ícone do site Blog Tropical

Vender um imóvel ou alugar: qual o melhor negócio?

vender um imóvel ou alugar

Vender um imóvel pode ser uma alternativa para quem deseja se capitalizar. Por outro lado, a locação também pode ser vantajosa. Então, como saber o que é melhor para o seu caso?

É bastante comum que o proprietário de imóvel ou investidor, em determinado momento, se questione sobre o que é mais negócio: vender um imóvel ou alugar.

Seja para se capitalizar, fazer outros investimentos, melhorar a rentabilidade,enfim, essa é uma decisão que precisa ser avaliada com cautela.

São vários os detalhes que precisam ser ponderados. Por isso, separamos algumas dicas especiais para te ajudar a tomar a decisão mais correta pra você.

Por que manter um imóvel alugado?

Especialistas indicam que alugar um imóvel remunera o proprietário adequadamente quando a taxa de aluguel fica próxima de 0,8%. Ou seja, quando o valor recebido por essa locação supera ou se equipara a outra aplicação financeira.

Por outro lado, muitas vezes o proprietário do imóvel não tem tanta liberdade para determinar o valor de locação. Isso porque, em muitos casos, é o mercado que vai ditar essas regras.

Se, por exemplo, existem muitos apartamentos no mesmo padrão cobrando essa média, vai ficar difícil estabelecer um valor maior de aluguel. A tendência é que com a maior oferta os preços sejam puxados para baixo.

Você precisa ponderar também os custos que você tem alugando um imóvel. Lembre-se que alguns itens na manutenção ou na reforma da propriedade são custos que cabem ao proprietário e não aos inquilinos.

Veja além dos valores que você ganha com a locação

Não é só a rentabilidade obtida com a locação que vai determinar se é mais vantajoso para o proprietário vender um imóvel ou mantê-lo alugado.

O que deve receber especial atenção nessa decisão é o potencial de valorização da propriedade. Vejamos um pouco mais sobre isso a seguir.

Por que vender a propriedade?

Se o imóvel que você tem no seu nome fica localizado em uma região que vai receber nos próximos anos novos investimentos, você tende a ganhar mais com isso. Então, talvez a valorização desse imóvel pode justificar que você o mantenha alugado por mais algum tempo.

No entanto se, ao fazer suas pesquisas, você descobrir que a região que seu imóvel está localizado está estagnada, já recebeu todos os investimentos possíveis em infraestrutura e não tem muito mais para onde evoluir, vender a propriedade pode ser uma alternativa interessante.

Agora, antes de tomar essa decisão, avalie se o valor que você julga que vale o seu imóvel entrará integralmente na sua conta. Não esqueça de considerar os impostos que você terá que pagar sobre o lucro obtido na venda. E ainda, os gastos que você pode ter para colocá-lo à venda (comissão da imobiliária, investimento em anúncios, etc.) e possíveis descontos que você pode ter que considerar para viabilizar o negócio.

Então, vender um imóvel ou alugar? Depende

Como você pode ver, a decisão sobre vender um imóvel ou alugar depende daquilo que será melhor para você.

Por isso, antes de tomar a sua decisão avalie a opção que mais te favorece hoje, mas também num futuro distante.

Pondere a sua rentabilidade mensal e os ganhos que você vai ter com a valorização do imóvel. Leve em conta também como estão suas finanças, avaliando a urgência e a intenção de levantar esse valores.

Mas lembre-se, seja qual for a sua decisão, faça isso com segurança. Estude as possibilidades criteriosamente até estar confiante da sua escolha.

Portanto, se você ainda tem dúvidas se deve vender um imóvel ou alugar converse com um especialista no assunto.

Aproveite que a Imobiliária Tropical pode dar todo o suporte que você precisa, tanto na venda quanto na locação do seu imóvel.

Sair da versão mobile