Ícone do site Blog Tropical

Como cuidar da higienização de condomínios em tempos de pandemia?

higienização de condomínios

Os cuidados com a higienização de ambientes coletivos nunca foram tão importantes, e os condomínios entram na lista de locais a receberem especial atenção.

A pandemia do coronavírus trouxe desafios e novas perspectivas de cuidamos que precisamos ter com a higienização de condomínios. Um desafio para mantermos apropriados para uso esses locais de confluência de pessoas.

Quem um dia parou para pensar que um corrimão, ou uma maçaneta poderia ser um risco para a saúde? Pois bem, esses cuidados agora são parte do nosso dia a dia e devemos seguir o que as autoridades de saúde nos sugerem.

Separamos neste texto algumas dicas para melhor higienização do condomínio onde você mora. 

Vamos à leitura?

Higienização de condomínios: limpeza e desinfecção

Em estudos realizados, há muitas evidências de que a infecção pela Covid-19 ou SARS-Cov-2 se dá através de superfícies e objetos contaminados.

A Organização Mundial de Saúde sugere que o vírus pode permanecer ativo de algumas horas até nove dias, dependendo da superfície.

Assim, diferentes materiais como metais, plásticos e vidros devem receber a devida desinfecção. Esta é uma medida que assume grande relevância na prevenção da transmissão deste coronavírus, mas também de outras doenças respiratórias de origem viral em ambientes comunitários.

Entretanto, temos de ter em mente, que na higienização de condomínios, a limpeza e desinfecção são temas diferentes.

Limpeza e desinfecção

Quando falamos de limpeza das superfícies, a ação refere-se à remoção da sujeira e impurezas, com  eliminação de microorganismos, que podem ou não serem geradores de doenças. 

A limpeza nem sempre elimina os organismos patogênicos, porém a remoção dos mesmos pode ajudar  na diminuição do risco de infecção.

A desinfecção, por outro lado, utiliza de produtos químicos, como os desinfetantes para destruir os microorganismos nas superfícies.

É um processo que não necessariamente limpa a área, mas garante a eliminação dos agentes infecciosos.

Portanto, unir limpeza e desinfecção é o melhor caminho para realizar uma boa higienização de superfícies e ambientes e reduzir o risco de infecções.

Quais as superfícies mais importantes para realizar higienização?

Uma das primeiras ações a serem feitas em um condomínio de apartamentos, é o mapeamento de todos os pontos de maior aglomeração e encontro de moradores.

Feito isso, é importante levantar quais os locais de contato com superfícies que podem ser contaminadas.

A minúcia e o detalhamento pode fazer toda a diferença.

Podemos imaginar as seguintes áreas comuns como as de maior risco dentro do condomínio:

Itens de maior cuidado e que devem sofrer higienização constante em sua superfície:

Como promover a higienização correta

Para cada condomínio, com características diferentes deve ser avaliado onde o risco é maior de contaminação. Assim como a indicação de diferentes produtos para higienização contra a Covid-19.

Limpeza e desinfeção de superfícies não porosas 

Use luvas descartáveis e garanta boa ventilação do espaço durante o uso do desinfetante.

Lave e limpe bem as mãos imediatamente à remoção das luvas

No caso da superfície estar suja, limpe-a inicialmente com água e sabão ou detergente.

Use panos exclusivos para cada superfície, e nunca reutilize em qualquer outra, pois favorece a contaminação. Ao serem utilizados, devem ser imediatamente descartados.

Importante também não secar de imediato a superfície que recebeu líquido desinfetante, deixe-a secar por si só.

Água sanitária (hipoclorito de sódio)

Recomenda-se usar a solução com pelo menos, 5% de cloro ativo. A medida ideal é, para cada litro de água, 1 colher de sopa de água sanitária. Cuidados: não misture com outros produtos de limpeza, como o amoníaco, por exemplo, a combinação pode liberar gases tóxicos. 

Álcool etílico

A solução recomendada é a que contém  cerca de 70% de álcool.

Inicialmente, limpe a superfície com água e detergente, enxágue e lave bem. Depois use um pano umedecido na solução alcoólica e deixe-o atuar na superfície durante 30 segundos para garantir a desinfecção da superfície.

Se em casa, você tiver apenas o álcool etílico que indica  96%-98% de álcool, faça uma diluição com água. Ou seja, 7 partes de álcool para 3 de água. Não é indicado o álcool com essa concentração maior, pois pelo alto grau de evaporação pode não ser eficiente.

Além disso, a entrada do álcool nas estruturas biológicas do vírus funciona melhor com uma parte de água.

Água oxigenada ou peróxido de hidrogénio 

Esta solução também é eficaz durante a pandemiaAs concentrações comerciais que encontramos, geralmente apresentam concentração de 3%. Assim precisam ser diluídas, 1 parte para 6 de água.

Pulverize a superfície, e deixe repousar por pelo menos um minuto. Esta é a uma opção muito interessante para limpar espaços com pouco acesso, entre móveis e utensílios de cozinha e equipamentos eletrônicos, por exemplo. Isso porque não é uma solução corrosiva e que se decompõe com o oxigênio.

Vinagre 

Atenção, pois não há comprovação científica que o vinagre ajuda a desinfecção e eliminação do coronavírus, portanto, o ideal é descartar essa opção.

Cuidados especiais

Criar uma rotina de higienização de diversas superfícies e com os produtos certos podem ser um caminho para evitar que o coronavírus esteja presente no seu condomínio.

Mas é claro que outros cuidados devem ser levados em conta, e que partem da criação de regras específicas para moradores, visitantes e entregadores.

Já fizemos um texto falando das atribuições do síndico do condomínio e dos seus desafios, mas cada um precisa fazer a sua parte. O vírus é democrático e pode afetar qualquer um de nó.

Além disso, precisamos pensar em quem está próximo, seja um familiar que esteja no grupo de risco, um vizinho, um funcionário do condomínio.

Este é o momento de pensarmos no coletivo para sairmos o mais cedo possível sem maiores problemas. Cada um cuida de si e de quem está próximo para o bem maior.

Sair da versão mobile