Ícone do site Blog Tropical

Férias de fim de ano: Como funciona a segurança em um condomínio?

segurança em condomínio

Quando se fala em garantir a segurança, não é apenas da família que está em viagem, mas no imóvel que ficará fechado nas férias

Uma boa segurança em um condomínio ajuda no planejamento da viagem de fim de ano, sem ter que ficar esquentando a cabeça com a casa que vai ficar sozinha.

Apesar de tantas preocupações e incertezas que pairavam na vida das pessoas durante a pandemia, o final do ano de 2021 está um pouco mais tranquilo. Com as altas taxas de vacinação em Santa Catarina, é possível pensar em fazer uma viagem de férias com a família.

Sendo assim, será que a segurança em condomínio é confiável? Será que vale a pena investir em um imóvel de condomínio fechado por esse motivo?

Como funciona a segurança em um condomínio?

É bem importante avaliar a segurança em condomínio durante o processo de compra do seu terreno ou imóvel. Claro que muitos cuidados, com a segurança, ficam sob a responsabilidade do proprietário do imóvel. Mas, existem soluções de segurança que os bons condomínios oferecem e que até agregam valor ao seu investimento. Veja alguns exemplos.

Portaria remota

Morar em um condomínio fechado não quer dizer que você só vai encontrar os seus vizinhos por lá. Dentro do condomínio circulam visitantes, funcionários e profissionais de serviços terceirizados que você não conhece. Então, é essencial que o condomínio conte com um bom sistema de segurança logo na portaria. Ou seja, controlando a entrada e saída de pessoas.

A portaria remota é um sistema de gerenciamento da portaria por meio de controles externos, ou seja, à distância. São instaladas câmeras de vídeo na portaria para captar as imagens, o áudio e o movimento de quem entra e quem sai, sem que esteja ali um porteiro 24 horas por dia. O controle é feito pelas pessoas responsáveis, através de um software de gestão.

Câmeras de segurança espalhadas pelo condomínio

Acabamos de falar da portaria remota, mas as empresas que oferecem esse serviço também podem monitorar outras câmeras de segurança espalhadas pelo condomínio, tudo à distância.

A sensação de segurança em condomínio é muito maior quando você vê várias câmeras espalhadas. É bom que elas estejam visíveis e que sejam em maior quantidade para intimidar qualquer pessoa mal-intencionada que esteja observando o local.

Iluminação adequada

Sim, a iluminação das áreas comuns também é um requisito de segurança em condomínio que deve ser observado e questionado. Geralmente, bons condomínios usam iluminação com sensor de presença, tanto para que as luzes se acendam ao detectarem movimento quanto para economizar energia elétrica.

É muito mais comum que ladrões tentem invadir residências que estão escuras, sem iluminação externa. Então, é importante que haja postes de luz na frente das residências, iluminação nas garagens e em todas as áreas onde há circulação de pessoas.

Atenção à segurança por parte do síndico ou da empresa administradora

Na hora de comprar seu imóvel, é interessante saber como é a gestão do síndico ou da empresa administradora do condomínio. Qual é a atenção que eles dão à segurança em condomínio? As regras de boa conduta são de conhecimento de todos os moradores, e são levadas a sério?

É importante saber disso para poder fazer sua viagem de férias com tranquilidade. Ou seja, sabendo que seus vizinhos estarão atentos! Seguindo todas as regras e ajudando, com isso, a proteger o seu lar que está sozinho.

Um bom síndico também vai determinar que ele seja avisado quando você e sua família forem viajar, deixando a casa sozinha. Assim, ele dará uma atenção extra ao seu imóvel, ficando de olho em qualquer movimentação suspeita e tomando as devidas providências.

Cuidados que o proprietário deve ter para a segurança em condomínio

Depois de conferir se o condomínio que você pretende investir atende aos requisitos de segurança, lembre-se que você também é responsável por manter sua casa segura. Veja algumas formas de fazer isso.

Câmeras de monitoramento particulares

Se for possível, invista em um sistema com câmeras de monitoramento. Tanto para a parte externa e interna da casa, ou só interna do apartamento. Esses sistemas funcionam de forma semelhante aos sistemas remotos oferecidos por empresas. Mas você mesmo pode ter acesso às câmeras em tempo real através do seu smartphone, estando em viagem.

Aviso de ausência aos responsáveis pelo condomínio

Antes de viajar, comunique ao síndico e ao zelador do condomínio que a sua casa vai ficar fechada por alguns dias. Avise caso tenha combinado de alguém ir até o seu imóvel na sua ausência. Deixe o nome e contato da pessoa na portaria para que possa ser identificada e liberada para entrar.

Aliás, é uma boa ideia pedir que alguém da sua inteira confiança vá ao seu imóvel algumas vezes, caso vá ficar fora por muitos dias. É bom saber se está tudo bem na parte interna, não apenas por fora.

E essa dica não é só por causa de roubo, mas para verificar qualquer coisa que você tenha esquecido. Ou seja, que possa causar um incidente, por exemplo, uma janela meio aberta, uma torneira pingando, alguma coisa ligada, enfim.

Cadastro dos veículos que vão ficar na garagem

Além de avisar ao síndico e aos vizinhos mais próximos que sua casa estará sozinha por alguns dias, repasse ao síndico e ao zelador a informação da placa e do modelo dos carros que você vai deixar na garagem. Assim, eles poderão se atentar a qualquer movimentação suspeita.

Segurança de portas e janelas

Hoje em dia, as grades nas janelas não são mais tão populares porque prejudicam a estética do imóvel. Embora elas sejam uma opção muito boa, quem pode pagar um pouco mais, prefere investir em um sistema de alarme e automação de janelas. Já na porta de entrada, a biometria ou o reconhecimento facial são sistemas que estão ganhando cada vez mais adeptos.

A Imobiliária Tropical pode te ajudar

E então, você já estava ciente de todos esses cuidados com a segurança em condomínio? Atente-se a tudo isso quando estiver se preparando para sua viagem de férias. E se estiver planejando a compra de um imóvel, conte com a experiência da Imobiliária Tropical que tem ótimas opções de condomínios com infraestrutura de segurança para garantir a sua tranquilidade, nas férias e ao longo do ano.

Sair da versão mobile