Ícone do site Blog Tropical

Dicas de segurança: como funciona a portaria remota em um condomínio?

portaria remota

Um dos pontos mais importantes para quem reside em condomínios é a segurança dos moradores

Uma portaria remota leva em conta que há um trânsito maior de pessoas, seja dos próprios condôminos, visitas, funcionários e terceirizados no condomínio, por exemplo. Além disso, há sempre os riscos externos. Nesse sentido, cuidar da segurança sempre se faz necessário!

Um dos locais de maior atenção, a portaria dos prédios, merece um sistema assertivo e funcional para evitar problemas de segurança.

E é com este argumento, que neste artigo vamos falar da importância de uma portaria remota para o condomínio:

Espero que goste do conteúdo.

O que é uma portaria remota?

A portaria remota é um sistema que permite gerenciar a portaria de um condomínio ou prédio através de controles externos, seja no monitoramento, controle de entradas e saídas, e funções automatizadas de uma portaria convencional.

Além disso, a portaria remota não se utiliza de um funcionário in loco na estrutura do condomínio. E sim, de forma centralizada na empresa prestadora do serviço através de softwares de gestão.

Como funciona o sistema de uma portaria remota?

Através do sistema da portaria remota, pode ser feito um controle de entrada e saída de moradores, visitantes e terceirizados por meio de um sistema digital, à distância.

Esse acompanhamento geralmente é realizado por meio de câmeras de vídeo. Porém, elas devem estar estrategicamente posicionadas, para a captação de áudio ou sensores de movimento. Tudo isso, conectado via internet que informa uma central de informações e que deve tomar a decisão da ação de abrir ou manter fechada a porta, por exemplo.

Estas regras, ao contratar o serviço, são acordadas em contrato e seguem um manual de procedimentos.

É comum, em portarias remotas, que os moradores tenham acesso ao imóvel por dispositivos próprios. Por exemplo, os tags eletrônicos ou até com leitura por biometria.

Da mesma maneira, o acesso de carros previamente cadastrados têm acesso automatizado pela leitura da placa do veículo.

Dependendo do contrato firmado entre o condomínio e a empresa prestadora de serviço, os registros de vídeo e áudio podem ficar gravados na central, com acesso para síndicos e administradoras.

Vantagens da portaria remota

Uma das principais vantagens da portaria remota para os condomínios, é a redução de custos.

Ao manter uma portaria convencional, é necessária a contratação de mais de um funcionário presencial. Ou seja, para que eles ocupem todos os horários possíveis de gestão da portaria. E, ainda assim, ao eleger mais de um profissional para a segurança da guarita, há os encargos trabalhistas que encarecem ainda mais o setor.

Outra vantagem da portaria remota, é minimizar os problemas decorrentes de falhas humanas. Elas podem surgir desde a falta ao trabalho dos funcionários, como erros no acesso de pessoas não autorizadas.

Além disso, com profissionais presenciais, a chance de assaltos com rendição aumenta frente ao uso de portarias remotas.

Outro custo que pode ser reduzido com a automatização da guarita, é a diminuição no uso de energia elétrica e água.

E mesmo que haja queda da eletricidade, a empresa contratada deve garantir a continuidade do serviço através de no-breaks ou estabilizadores de energia elétrica.

Outra importante vantagem do sistema de portaria remota, é fornecer aos moradores um sistema de aviso e alarme em casos de risco à segurança. Além disso o dispositivo pode estar atrelado aos controles de acesso da portaria ou garagem.

É, também importante, verificar que um condomínio que tenha um sistema automatizado de acessos e vigilância, garante maior valor agregado aos imóveis. Isso, na hora da venda, pode ser a certeza de mais dinheiro no bolso.

No quesito tempo de atuação, a portaria remota funciona ininterruptamente, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Ou seja, no modelo tradicional, nem sempre isso é possível.

Quais os problemas de uma portaria convencional?

Bom, já citamos alguns exemplos acima, mas vale ressaltar ainda quais os principais problemas de uma portaria presencial quando comparamos com uma em sistema remoto.

Fornecedores qualificados para a portaria remota

Já quando falamos de problemas que podem acontecer com a portaria remota, de um modo geral, isso pode ocorrer quando a contratação da empresa não tem preocupação na qualidade do serviço.

O fornecedor tem de ser confiável! Ter experiência nessa área de atuação. Ou seja, demonstrar capacidade para atender todas as demandas do condomínio.

É preciso ter em mente que a segurança e a tranquilidade dos moradores é o principal objetivo.

No caso de mudança do sistema de gestão da portaria, ou mesmo na implementação desde o início, vale considerar levar um tempo para garantir a melhor escolha de fornecedor.

Conversar com mais de uma empresa em reuniões de condomínio é importante. E assim estabelecer quais são os parâmetros que irão definir uma empresa contratada ou não.

Vale listar tudo o que é necessário para garantir a segurança do condomínio e verificar se a empresa tem algum diferencial nestes quesitos.

Avalie desde a competência dos profissionais, o tempo de mercado, capacidade tecnológica, manual de procedimentos e facilidade de implementação.

Por vezes será necessário ainda fazer alguns ajustes estruturais no condomínio. Por exemplo, para implantar câmeras e controles de acesso. Ou seja, estes custos também devem ser levados em conta ao fechar negócio com uma empresa especialista em portaria remota.

A Tropical pode ajudar!

De todo modo, vimos que uma portaria remota traz muitos benefícios para a segurança de moradores de um prédio ou condomínio.

E nós da Imobiliária Tropical temos diversas opções de imóveis com estas estruturas já implementadas, garantindo a sua tranquilidade.

Acesse nosso site e confira as opções de apartamentos de acordo com o seu perfil e interesse.

Sair da versão mobile