Ícone do site Blog Tropical

Como funciona o processo de financiamento de imóveis?

financiamento de imóveis

Entender as regras desse empréstimo é importante para realizar a compra de um imóvel com tranquilidade e economia.

Uma dúvida bastante comum entre as pessoas que desejam comprar a casa própria é como funciona o financiamento de imóveis.

Para esclarecer essas questões preparamos esse artigo. Nele você vai encontrar as regras básicas envolvidas em um financiamento para que você possa avaliar se essa modalidade se encaixa ao seu perfil.

O que é financiamento de imóveis?

Quando uma pessoa compra um apartamento ou uma casa pode financiar o pagamento deste imóvel, seja ele novo ou usado.

Nesse caso, o banco faz a análise do cadastro do cliente e calcula o valor da e entrada e o valor que o cliente pode financiar. Então, o comprador paga a entrada diretamente ao proprietário do imóvel e após assinatura do contrato de financiamento, o banco paga o valor financiado para o vendedor e fica recebendo em parcelas do comprador.

O prazo de pagamento é variável, sendo que algumas modalidades oferecem o prazo de até 420 meses. Por esse motivo os bancos cobram juros desse empréstimo. Eles são considerados o “aluguel” do montante cedido para você.

Quais os tipos de financiamento existentes?

Entre os tipos de financiamento de imóvel disponíveis, duas modalidades no Brasil são as mais usuais, e é sobre elas que falaremos a seguir:

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Criado e regulamentado pela Lei 4380/64 é esse sistema que rege a maioria dos financiamentos. Ele é voltado para a aquisição de imóveis novos e usados para pessoas que ainda não possuem nenhum imóvel em seu nome.

Nele, você pode usar o saldo do seu FGTS como parte do pagamento, desde que já tenha pelo menos 3 anos de trabalho com carteira assinada.

Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

Essa modalidade de empréstimo, diferente do SFH, é mais indicada para pessoas com renda alta, e que procuram imóveis com valores que passam de R$ 1,5 milhão – teto do SFH. Os recursos são provenientes do mercado de capitais. Por ter menos regulação, em alguns casos o processo de financiamento pode ser mais simples.

Amortização da dívida

Além da modalidade do financiamento, você tem diferentes formas de quitar essa dívida com o banco. As mais comuns são: SAC e Price

Neste caso, no Sistema Price as parcelas têm valor fixo, enquanto que no Sistema de Amortização Constante, o SAC, as parcelas regridem ao longo dos anos.

Ainda assim, é importante ressaltar que em termos de montante pago, as duas são equivalentes.

Como saber qual dos tipos melhor se encaixa ao seu perfil?

Cada pessoa tem diferentes necessidades e realidades financeiras distintas. Por isso, para a escolha do tipo de financiamento é preciso fazer uma simulação personalizada.

A ajuda do seu corretor de imóveis é crucial nesse processo. É ele quem vai te ajudar com todos esses cálculos, simulando para você em quanto fica o seu valor de entrada e o montante a ser pago em parcelas para o banco. Tudo de acordo com os seus rendimentos mensais.

É importante destacar que ao fazer essa simulação você não está firmando nenhum compromisso. Apenas, está dando um passo adiante para conhecer qual o seu real poder de compra.

O que é muito importante, afinal, ninguém gostaria de saber que teve o crédito negado depois de encontrar o imóvel dos sonhos. Isso seria uma grande frustração.

Simulando o seu crédito imobiliário

Para fazer uma simulação de financiamento de imóveis você nem precisa sair da frente do seu computador. Basta preencher alguns dados para que a nossa equipe possa te ajudar a encontrar o melhor crédito para a compra do seu imóvel.

Esperamos que o conteúdo sobre financiamento de imóveis tenha sido útil para você. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe o seu comentário ou então acompanhe as novidades no Blog da Imobiliária Tropical.

 

Sair da versão mobile