Saiba como economizar fazendo a amortização do seu financiamento imobiliário

amortização do financiamento imobiliário

Antecipação do valor total, menos juros e menos parcelas: isso é amortizar. Já ouviu falar no termo? Nesse conteúdo explicaremos tudo sobre amortização e como isso pode ajudar a quitar seu financiamento imobiliário economizando muito.

O que é amortização?

Indo direto ao porto, amortização significa abater uma dívida em partes, aos poucos, através de parcelas. Geralmente o termo amortizar é mais associado à quitação antecipada de financiamentos imobiliários e empréstimos, quando você paga antes e isso acaba trazendo benefícios.

A amortização da dívida pode, por exemplo, reduzir o número de parcelas que foi acordado em contrato, assim como o valor e o juros, visto que o pagamento vai ocorrer antes do combinado. Mas isso depende do tipo de amortização que é feito.

E quais são os tipos de amortização?

Confira abaixo quais são as formas de pagar uma dívida e amortizá-la

Tabela SAC

Na tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) o processo possui as seguintes características:

  • Modelo com juros pós-fixados, ou seja, os juros que compõem as parcelas do financiamento são definidos durante as negociações para a concessão do crédito.
  • Os valores dos juros são maiores no início do pagamento, mas vão caindo nas demais parcelas até o final. Segundo a SERASA, “o valor das parcelas vai diminuindo com o tempo, pois os juros mais altos são pagos no início”. 
  • As parcelas possuem uma tarifa de juros em que sempre se calcula com base no valor que falta pagar.

Tabela Price

Já na tabela Price (Sistema Francês de Amortização) os juros são pré-fixados, por isso:

  • É mais previsível e mantém a constância das prestações.
  • Isso ocorre porque as primeiras parcelas amortizam um valor maior do juros e uma quantia menor do total da dívida. Durante o contrato a lógica inverte, o que faz com que o valor da parcela não mude com o tempo.

Qual é melhor?

Depende. Embora alguns especialistas indiquem mais a tabela SAC para  financiamentos de longo prazo, onde você vai pagar mais agora para pagar menos depois. Como são muitos anos pagando, pode ser mais vantajoso para algumas pessoas passar um aperto agora e ir diminuir afrouxar o cinto depois.

Mesmo assim, o mais indicado é procurar a sua instituição financeira e conversar sobre as possibilidades. Consulte os modelos de amortização disponíveis e veja quais são os descontos concedidos. Clique aqui e saiba como o cálculo da tabela SAC é feito!

amortização do financiamento

Esperamos ter ajudado a entender mais sobre a amortização e suas vantagens práticas aplicadas a financiamento imobiliário. Precisa de mais alguma coisa? É só falar com a TROPICAL Imobiliária. Entre em contato!

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.