Ícone do site Blog Tropical

Afinal, qual o melhor tipo de imóvel para investir?

imóvel para investir

Se você está pensando em comprar um imóvel para investimento, conheça algumas estratégias que você pode usar para lucrar mais e fazer um bom negócio.

Você já deve ter ouvido dizer que comprar um imóvel para investimento é algo que pode render um bom lucro, mas sabe dizer qual o perfil do imóvel ideal para você investir?

Pois saiba, que você tem algumas possibilidades e tudo vai depender do seu perfil como investidor e do retorno que você espera desse investimento.

Dicas para acertar na compra do imóvel para investimento

Ao fazer um investimento estamos aplicando algum tipo de recurso com a expectativa de receber algum retorno superior ao valor inicial investido.

Sendo assim, a compra de um imóvel, com o intuito de obter rendimentos futuros é sempre uma possibilidade, seja pela valorização do imóvel, pelo recebimento de aluguéis ou ainda, como forma de aplicar esse dinheiro.

Agora, para fazer a escolha certa você precisa conhecer algumas estratégias e o que ponderar na sua decisão. Veja algumas dicas que podem te ajudar:

Entenda a demanda atual do mercado

De forma geral, a maioria dos investidores costuma comprar imóveis e um ou dois quartos por acharem que a liquidez deles é maior. Mas é aí que muitas vezes a pessoa se engana.

Antes de tomar a decisão, é importante conversar com a imobiliária parceira para entender qual a demanda do mercado atual.

Afinal, se na sua região o mercado para este tipo de imóvel estiver saturado, você pode não conseguir rentabilizar como gostaria. Sobretudo porque com a maior oferta os preços tendem a baixar.

Conheça as possibilidades de retorno

Ao comprar um imóvel para investir você tem basicamente três possibilidades de retorno:

Dependendo de que qual for o seu objetivo uma ou outra possibilidade vai ser a mais indicada. Portanto, antes de adquirir o seu imóvel esses propósitos precisam estar bem claros na sua mente.

Por exemplo, seu interesse pode estar em conquistar uma renda extra, para fazer um investimento ou ajudar a pagar um outro financiamento. Neste caso, fazer a compra, voltada para o aluguel pode ser interessante.

Existem diversas oportunidades em diferentes segmentos para isso, como imóveis populares, salas comerciais, casas de veraneio, etc. A escolha ideal vai depender das características da cidade e do seu perfil como investidor.

Saiba qual o melhor tipo de imóvel para investir

Estando claro o seu objetivo com a compra, é hora de pensar no tipo de imóvel ideal para o seu investimento.

Basicamente, você tem as opções:

Investir em terrenos

Terrenos podem ser grandes geradores de riqueza, sobretudo quando a região tem potencial de crescimento. Você pode investir na compra pensando em uma futura revenda, ou ainda para construção e/ou aluguel das unidades habitacionais.

Imóveis na planta

Comprar um imóvel na planta para revendê-lo posteriormente após a finalização da obra é quase sempre um investimento certeiro. Afinal, dificilmente esses imóveis vão valorizar menos que 10% ao ano. Agora, é preciso ter cuidado, nem todo o imóvel na planta pode ser realmente vantajoso, sobretudo quando você decide vendê-lo antes da entrega das chaves.

Imóveis usados

Você pode encontrar verdadeiros diamantes se souber onde procurar por imóveis usados à venda com preços menores do que eles valem. Para isso, você precisa de uma imobiliária especialista no assunto, com bons contatos e antenada nessas ofertas. Afinal, sempre há pessoas interessadas em uma venda rápida, motivada por uma mudança de cidade, a divisão dos bens em um divórcio e até opções de imóveis mal preservados, que ao serem valorizados podem passar a valer preços mais justos.

Utilizar o crédito habitacional é uma alternativa

Agora, não pense que porque você não tem muito dinheiro para investir que fazer a compra de um imóvel para investimento não é negócio pra você.

Existem linhas de crédito de financiamento para investidores que podem ser opções ideais para você, converse com o seu corretor para se informar sobre elas.

Há até quem invista em imóveis sem mesmo ter nenhum dinheiro para isso. As opções variam de consórcios a fundos de investimento imobiliário.

Você tem ainda a opção de formar um grupo particular de investimento.

Neste caso, você pode se juntar com amigos que tenham objetivos em comum, e se unir para comprar empreendimentos com preços mais lucrativos, devido ao poder de barganha que vocês têm juntos.

Invista com segurança

Independente do tipo de imóvel e do rendimento que você deseja obter, fazer isso com segurança é sempre o melhor negócio.

Para isso, você precisa de informação, afinal, o sucesso de um investimento depende sempre mais de estudos do que de achismos.

Portanto, converse com o seu corretor, que é um especialista no assunto, para sentir-se mais seguro sobre a sua escolha.

Aproveite o momento e conheça as melhores opções de imóveis para investir que você tem no site da imobiliária Tropical.

Sair da versão mobile