Ícone do site Blog Tropical

Será que o Pix vai impactar as negociações no setor imobiliário?

Pix no setor imobiliário

Nem só de más notícias se fez o ano de 2020, pelo menos no que diz respeito às facilidades de pagamento e transferência de valores

Entrou em vigor no Brasil o sistema Pix, modalidade de pagamento que promete trazer muitas vantagens tanto para pessoas físicas, jurídicas, e também no setor imobiliário.

Neste artigo, entenderemos melhor como o Pix poderá impactar o setor imobiliário. Será que ele poderá ser utilizado, por exemplo, para o pagamento de aluguel ou para a compra da casa própria? Vamos descobrir.

Boa leitura.

O que é o Pix do Banco Central?

O Pix é um meio de pagamento instantâneo implementado no Brasil.

Criado pelo Banco Central (BC), o sistema possibilita transferir valores entre contas em poucos segundos, 7 dias por semana e 24 horas por dia.

Sua utilização pode ser feita, não só por conta corrente, mas por conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Segundo o Banco Central brasileiro, o Pix tem como objetivos, além de promover a agilidade das transferências:

Características do Pix

É fácil verificar as características do Pix, e que podem rapidamente ser utilizadas em mediações imobiliárias, como por exemplo:

Como funciona o Pix?

A primeira coisa a ser feita é definir a chave Pix. É como o seu registro no Pix será conhecido e assim será utilizado para realizar transações.

Isto pode ser feito diretamente na sua instituição financeira ou pelo app do banco. A chave Pix pode ser, por exemplo:

Qualquer destas opções vai permitir que se faça um pagamento por este código.

O pagamento pode ser feito através da função do Pix, dentro do aplicativo de bancos, fintechs ou instituições de pagamento. No momento de realizar a transação, escolha o Pix para efetuar pagamentos ou envio de dinheiro, digitando a chave de quem será beneficiado. Ou seja, se antes você escolhia TED ou DOC, agora basta escolher o Pix.

Outra opção para empresas, é a oferta de pagamento através de QR Code. Assim basta escolher o Pix no seu app, selecionar a forma de pagamento via QR Code, capturar o código e pronto.

Pix no setor imobiliário

O setor imobiliário recebe com muitos bons olhos a chegada do modelo de pagamento Pix.

Primeiro porque vem ao encontro com a crescente digitalização dos processos, assim evitando burocracia e gerando maior segurança.

Quando falamos de agilidade na transação de valores mais altos, que é o caso muitas vezes do setor de imóveis, o Pix poderá facilitar muito. Tanto pela rápida disponibilidade dos recursos como para garantir segurança na troca de valores.

No futuro, até o pagamento de aluguel poderá ser feito nessa modalidade – fato que hoje ainda não é possível em função da não integração do Pix com boa parte dos softwares imobiliários.

Evoluções tecnológicas a seu alcance

Com mais de 40 anos no mercado, a Tropical Imobiliária está em constante evolução, sempre em busca do que é mais atual e tecnológico para os clientes.

E como mostramos no artigo, o Pix para o setor imobiliário veio para trazer muitas vantagens.

No futuro, quando tivermos plena integração dos sistemas (softwares) imobiliários ao Pix, diversas transações poderão ser feitas de maneira rápida e segura, ao toque de um clique!

Sair da versão mobile