Será que o Pix vai impactar as negociações no setor imobiliário?
Nem só de más notícias se fez o ano de 2020, pelo menos no que diz respeito às facilidades de pagamento e transferência de valores
Entrou em vigor no Brasil o sistema Pix, modalidade de pagamento que promete trazer muitas vantagens tanto para pessoas físicas, jurídicas, e também no setor imobiliário.
Neste artigo, entenderemos melhor como o Pix poderá impactar o setor imobiliário. Será que ele poderá ser utilizado, por exemplo, para o pagamento de aluguel ou para a compra da casa própria? Vamos descobrir.
Boa leitura.
O que é o Pix do Banco Central?
O Pix é um meio de pagamento instantâneo implementado no Brasil.
Criado pelo Banco Central (BC), o sistema possibilita transferir valores entre contas em poucos segundos, 7 dias por semana e 24 horas por dia.
Sua utilização pode ser feita, não só por conta corrente, mas por conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.
Segundo o Banco Central brasileiro, o Pix tem como objetivos, além de promover a agilidade das transferências:
- Aumentar a oferta de formas de pagamento para empresas e pessoas físicas;
- Promover a inclusão financeira para parte da população;
- Incentivar que o mercado varejista evolua tecnologicamente através deste meio de pagamento;
- Diminuir custo das transferências bancárias;
- Garantir maior segurança nas transações financeiras;
- Incentivar a competitividade do mercado;
- Melhorar a experiência de usuários em formatos de pagamento;
- Incentivar a digitalização do mercado de pagamentos de varejo.
Características do Pix
É fácil verificar as características do Pix, e que podem rapidamente ser utilizadas em mediações imobiliárias, como por exemplo:
- Os recursos das transações ficam disponíveis quase que imediatamente, em poucos segundos.
- O serviço fica disponível “full time”, ao contrário, por exemplo, dos tradicionais TEDs e DOCs. Assim, o pagador pode efetuar a transação em qualquer horário e dia.
- Baixa complexidade de uso, o que facilita até para os que não têm o hábito de utilizar aplicativos bancários, por exemplo.
- Gratuito para pessoa física.
- Sistema de segurança que garante a efetividade das transações e informações acerca do procedimento.
- Sem limite de valor para transferências ou pagamentos, entre pessoas físicas, jurídicas e públicas. Porém, cada instituição pode definir o seu limite.
- Ao contrário do TED e DOC, não é necessário saber onde o beneficiário tem conta, basta conhecer a sua chave de acesso.
- O Pix funciona também com fintechs ou instituições de pagamento.
- As transações com o Pix não precisam mais passar por maquininhas de débito, basta ter o celular em mãos.
Como funciona o Pix?
A primeira coisa a ser feita é definir a chave Pix. É como o seu registro no Pix será conhecido e assim será utilizado para realizar transações.
Isto pode ser feito diretamente na sua instituição financeira ou pelo app do banco. A chave Pix pode ser, por exemplo:
- CPF ou CNPJ;
- Número do celular;
- E-mail;
- Código alfanumérico.
Qualquer destas opções vai permitir que se faça um pagamento por este código.
O pagamento pode ser feito através da função do Pix, dentro do aplicativo de bancos, fintechs ou instituições de pagamento. No momento de realizar a transação, escolha o Pix para efetuar pagamentos ou envio de dinheiro, digitando a chave de quem será beneficiado. Ou seja, se antes você escolhia TED ou DOC, agora basta escolher o Pix.
Outra opção para empresas, é a oferta de pagamento através de QR Code. Assim basta escolher o Pix no seu app, selecionar a forma de pagamento via QR Code, capturar o código e pronto.
Pix no setor imobiliário
O setor imobiliário recebe com muitos bons olhos a chegada do modelo de pagamento Pix.
Primeiro porque vem ao encontro com a crescente digitalização dos processos, assim evitando burocracia e gerando maior segurança.
Quando falamos de agilidade na transação de valores mais altos, que é o caso muitas vezes do setor de imóveis, o Pix poderá facilitar muito. Tanto pela rápida disponibilidade dos recursos como para garantir segurança na troca de valores.
No futuro, até o pagamento de aluguel poderá ser feito nessa modalidade – fato que hoje ainda não é possível em função da não integração do Pix com boa parte dos softwares imobiliários.
Evoluções tecnológicas a seu alcance
Com mais de 40 anos no mercado, a Tropical Imobiliária está em constante evolução, sempre em busca do que é mais atual e tecnológico para os clientes.
E como mostramos no artigo, o Pix para o setor imobiliário veio para trazer muitas vantagens.
No futuro, quando tivermos plena integração dos sistemas (softwares) imobiliários ao Pix, diversas transações poderão ser feitas de maneira rápida e segura, ao toque de um clique!