Ícone do site Blog Tropical

Vistoria de locação de imóveis dá garantias de segurança para proprietários e inquilinos

vistoria de locação de imóveis

O documento atesta as condições do imóvel na entrega para o locatário e serve de base quando essa pessoa devolve as chaves para a imobiliária.

A entrega das chaves é um passo importante na locação de um imóvel. Porém, é importante que antes mesmo de firmar o contrato e entregar a posse ao locatário a vistoria de locação de imóveis seja realizada.

Qual a importância da vistoria para locador e locatário?

O proprietário ao colocar o imóvel para locação está cedendo este bem, seus móveis e utensílios para um terceiro, na qual ele desconhece até então. Por outro lado, quem está alugando o imóvel também precisa ter garantias de que o local que escolheu está em perfeitas condições de uso.

E é para assegurar os direitos e deveres, tanto do proprietário quanto do inquilino que existe a vistoria de locação de imóveis.

É esse laudo que vai garantir que sejam produzidas provas antecipadas, respaldadas pela Lei do Inquilinato, caso ocorra futuramente alguma ação ou controvérsia judicial.

O que diz a lei sobre a vistoria de entrada e saída de imóveis?

Pegando um gancho no tópico anterior, vale destacar aqui alguns pontos sobre o que diz a Lei do Inquilinato sobre o tema. Afinal, é ela quem traz todo o embasamento para que a vistoria de locação de imóveis seja feita corretamente.

Segundo a lei, portanto, o proprietário deve entregar o imóvel em condições de uso para o inquilino, sendo sua responsabilidade corrigir problemas e defeitos que são anteriores à locação.

Ao inquilino, cabe zelar pelo imóvel durante o tempo de locação e quando for devolvê-lo, entregar o imóvel de acordo com o momento da entrega. Isso, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal.

Importante: como quem determina se o imóvel está pronto para locação é o proprietário ou a imobiliária que está intermediando a locação, o inquilino deve prestar atenção a descrição do imóvel no contrato, antes de assiná-lo.

Neste caso, cabe ao inquilino o direito de exigir do locatário uma descrição detalhada do estado do imóvel, quando de sua entrega, dando destaque aos eventuais defeitos existentes.

Tudo deve ser documentado no laudo da vistoria

Como você pode ver, a vistoria de locação de imóveis é um documento crucial no fechamento do negócio. É uma forma de atestar as reais condições em que o locatário encontrou o imóvel, e por consequência, como ele deve entregá-lo ao fim do seu contrato.

Mas, para cumprir com estes efeitos o laudo precisa ser rico em detalhes e envolver uma série de análises.

Além do descritivo, é importante também que fotos sejam anexadas para gerar uma percepção mais completa do estado do imóvel.

Ao ser elaborado corretamente, a vistoria de locação de imóveis torna-se uma garantia para todos. É uma segurança a mais, que mantém o equilíbrio das relações locatícias, evitando problemas futuros.

Detalhes que não podem faltar neste documento

Ao firmar o compromisso de locação, detalhes devem ser observados no preenchimento do laudo de vistoria do imóvel. Sobretudo para evitar dores de cabeça e incomodações desnecessárias.

Assim, deve-se avaliar o imóvel como um todo, tanto suas áreas internas quanto externas, relatando por escrito as condições do imóvel acerca do piso, paredes, portas, instalações elétricas e hidráulicas.

Devem ser observadas ainda a mobília e outros objetos, de preferência com fotos e a descrição da marca do fabricante no descritivo.

Esperamos que depois de saber mais sobre a vistoria de entrada e saída de imóveis você esteja mais seguro sobre os seus direitos e deveres. Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário para que possamos continuar a nossa conversa.

Sair da versão mobile