14 dicas para quem está pensando em comprar um imóvel na praia
Contemplar o nascer do sol todo dia. Dar uma caminhada pela areia e quem sabe até tomar um banho de mar sempre que quiser. Se você chegou até esse artigo, é porque provavelmente sonha com uma vida assim, certo? Então, confira algumas dicas sobre adquirir um imóvel na praia.
Antes de ter aquela vida tranquila que você quer ao comprar um imóvel na praia, você pode ter que passar pelo tormento da compra e da adaptação.
Mas isso só vai acontecer se você não considerar algumas questões antes de sua decisão. Aliás, talvez comprar um imóvel na praia não seja o tipo de negócio para você.
Você já deve ter ouvido alguém dizendo:
“Tive duas alegrias com minha casa na praia: uma quando comprei e outra quando vendi”
Ouvindo isso, você deve ter imaginado a quantidade de problemas que essa pessoa precisou enfrentar, em troca de alguns dias de descanso no litoral.
São muitos os negócios feitos às pressas, da forma errada, com escolhas mal feitas. Mas não precisa ser assim. Para cada tipo de imóvel, há sempre um perfil adequado de comprador.
Para descobrir se uma casa ou apartamento na praia são um bom tipo de imóvel para você, dê uma olhada abaixo. Nossas considerações vão te ajudar nessa decisão!
O que você deve considerar antes de comprar um imóvel na praia
Tenha em mente, em primeiro lugar, que você irá precisar de prudência e planejamento. Fazer um bate e volta para o litoral e se empolgar a ponto de querer comprar um imóvel na praia não é uma atitude aconselhável.
Para ajudar você a tomar uma decisão racional, dividimos nossas dicas em duas partes: são 7 dicas para quem quer lazer e 7 dicas para quem pretende investir.
Imóvel na praia para lazer
- Existe um perfil mais adequado para a compra de imóvel na praia. Se você tem uma família relativamente grande, ou amigos com quem se reúne com frequência, e se todos eles gostam de praia, é quase certo que você fará um bom negócio comprando uma casa ou apartamento perto do mar.
- Imóveis de veraneio são ótimas opções para grupos de pessoas que têm o costume de viajar em finais de semana, tirar férias com mais frequência ou com muitas crianças
- A chave aqui é gostar de liberdade. Um imóvel na praia pode ser a desculpa perfeita pra dar aquela escapada da rotina estressante.
- É preciso considerar que sua casa ou apartamento terão custos de manutenção. E eles não desaparecerão se a casa não estiver sendo usada.
- Você poderá ter alguns aborrecimentos com vândalos, consertos elétricos e hidráulicos, podas do jardim, conservação e limpeza, além do IPTU e condomínio, se houver.
- Se você somar todas essas despesas e preferir guardar o dinheiro, pode acabar se surpreendendo com o montante acumulado. Porém, como já dissemos, há coisas que não têm preço. Diversão em família ou entre amigos são bons exemplos.
- Para uma pessoa solteira ou casal sem filhos, poupar talvez seja realmente a melhor opção. Mas ainda assim há motivos para comprar um imóvel na praia, como veremos a seguir.
Imóvel na praia como investimento
- Como opção de investimento, um imóvel na praia pode ser ainda mais atraente. A forma mais comum de fazer isso é comprando uma casa ou apartamento para alugar.
- Se você pretende locar seu imóvel na praia, prepare-o para isso. Recomenda-se a utilização de alvenaria em parte dos móveis e revestimentos em materiais que resistam à maresia e ao desgaste do tempo. Também prefira cores que facilitarão a manutenção.
- Lembre-se que a maresia pode comprometer a vida útil de utensílios e eletrodomésticos, especialmente em imóveis que fiquem semanas ou até meses sem serem utilizados. A ausência de ocupantes também faz com que danos elétricos e hidráulicos ocorram mais rapidamente e com maior frequência.
- Se preferir, você pode adquirir um imóvel na praia para revender. Para isso, avalie os prós e contras na hora da compra e tente entender o perfil dos futuros compradores.
- Lembra que falamos que solteiros e casais sem filhos têm o perfil menos indicado para comprar um imóvel? Isso é verdade, mas se você puder trabalhar no litoral, pode alugar seu imóvel na cidade, garantindo uma renda extra.
- Mesmo famílias que compram um imóvel na praia com o intuito de ter uma opção de lazer, podem considerar isso como um investimento. Você pode desfrutar dele agora, mas já planejando sua venda em um momento futuro (quando seus filhos crescerem, por exemplo).
- Você também pode alugar para outras famílias nos períodos ou temporadas em que não for frequentar o seu imóvel, podendo, com o ganho obtido, viajar para conhecer outros lugares com sua família! Nesse caso também há a vantagem de ter o próprio imóvel como fonte de renda para sua manutenção, tornando o negócio autossustentável.
Está difícil escolher?
A conclusão a que chegamos após analisar todos os aspectos necessários antes de comprar um imóvel é essa:
Não precisa haver uma divisão entre investimento e lazer na hora de comprar um imóvel na praia.
Como você pôde perceber, é possível unir as vantagens dos dois perfis de compradores. Realizando sonhos e proporcionando momentos incríveis com sua família e amigos e, ao mesmo tempo, lucrando ou conseguindo manter seu imóvel sem custos reais.
Mas você precisa manter os pés no chão, comprando um imóvel que caiba em seu orçamento. Se você nunca adquiriu um imóvel além de sua moradia principal, foque em opções mais simples. Imóveis em balneários que estão em crescimento e cidades litorâneas mais próximas de onde você mora são os mais indicados.
Um corretor de imóveis é fundamental nesse processo, especialmente se você não conhece bem a região do seu futuro imóvel. Todo cuidado é pouco para uma decisão tão importante e que pode mudar a sua vida para melhor!