Ícone do site Blog Tropical

Imóvel novo ou usado? Entenda o que é mais negócio pra você!

Imóvel novo ou usado

Cada tipo de empreendimento oferece vantagens e desvantagens. Para saber o que se adéqua melhor ao seu perfil é importante conhecer os prós e contras de cada um.

Ter um imóvel próprio e acertar nessa compra requer um pouco de paciência e muita informação. Afinal, todo mundo quer ter a certeza de que está fazendo um bom negócio, seja comprando um imóvel novo ou usado.

No entanto, na hora de decidir sobre o tipo do empreendimento, muitas dúvidas podem surgir.

Para facilitar essa tarefa, reunimos alguns pontos importantes que você deve analisar antes de tomar a sua decisão. Acompanhe!

Imóvel novo ou usado: o que observar em cada um?

Para decidir entre um imóvel novo ou usado o comprador precisa ter consciência de que esse imóvel vai apresentar muitas vantagens, mas também, algumas desvantagens.

Portanto, para tomar a decisão correta é preciso colocar os prós e contras na balança, e a partir disso, escolher a opção que se mostrar mais vantajosa.

As vantagens e desvantagens de um imóvel novo

As tendências de arquitetura e construção evoluem e se transformam a cada ano, ditando tanto a aparência e como as funcionalidades que cada empreendimento oferece.

Neste caso, quanto mais novo, mais atual ele se apresenta. Sobretudo quando a questão é a planta e a área de lazer.

Essas modernidades costumam valorizar o imóvel, que tende a ter um melhor valor de revenda, uma planta mais inteligente e uma estrutura mais completa.

Afinal, ele foi concebido dentro dos padrões para um estilo de vida mais atual, onde há a necessidade de um maior número de tomadas, garagem para mais de um carro, espaços de lazer e outros detalhes.

Bem, mas tudo isso tem um preço. E essa é uma desvantagem que o imóvel novo pode apresentar. Além do preço mais alto, os custos com o condomínio também costumam ser mais elevados, sobretudo nos empreendimentos onde a estrutura de lazer é mais ampla, como no caso de um condomínio clube.

Outra questão está no tamanho da área privativa, que costuma ser menor, se comparada a um apartamento usado no mesmo padrão. Se antes os apartamentos apresentavam em média 120m², os mais novos hoje medem em torno de 80 m².

Imóveis na planta também pedem a sua atenção

Imóveis na planta partilham das mesmas vantagens e ainda, podem oferecer outros pontos positivos. Os principais deles estão na maior flexibilidade de pagamento e na possibilidade de customização, que pode evitar as dores de cabeça com uma futura reforma.

No entanto, pedem cuidado redobrado para que o comprador não caia em armadilhas. Afinal, a edificação, de fato, ainda não existe.

Assim, é preciso certificar o tamanho das escalas para não comprar gato por lebre. E ainda, a idoneidade da construtora, para certificar que esse sonho vai se tornar uma realidade.

As vantagens e desvantagens de um imóvel usado

Os imóveis usados, no geral, tendem a ser mais antigos, e isso também oferece alguns prós e contras na compra.

A primeira vantagem está no preço, que comparado a um imóvel novo, tende a custar menos por metro quadrado.

A localização também tem seus méritos, uma vez que é bem provável que na época em que ele foi construído o número de terrenos disponíveis em regiões mais próximas ao centro era bem maior que hoje.

Como já falamos por aqui, os espaços internos também pontuam positivamente para o imóveis usados. Sem contar que, há anos atrás, o pé-direito dessas edificações costumava ser mais alto, o que dá a sensação de maior amplitude.

Como desvantagem, as principais questões giram em torno da tecnologia disponível e do estado de conservação do imóvel.

Neste caso, quanto mais antigo maior também será a necessidade de manutenção. Portanto, é preciso colocar na ponta do lápis todos os custos que estariam envolvidos nos consertos necessários para evitar prejuízos.

Cuidados com a documentação deste imóvel também servem de alerta. Pois, como são mais antigos, é preciso verificar se os documentos estão em ordem e estão de acordo com a legislação atual.

E aí, gostou de conhecer esses detalhes? Ainda está na dúvida entre um imóvel novo ou usado? Deixe o seu comentário para que possamos te ajudar!

Sair da versão mobile