Ícone do site Blog Tropical

Proposta de compra de imóvel: 10 argumentos que você pode usar na negociação

Proposta de compra de imóvel

Você encontrou o imóvel dos seus sonhos? Ótimo! Agora, é preciso agir para se tornar o proprietário. Saiba como negociar na medida certa!

Ter bons argumentos na hora de fazer a proposta de compra de um imóvel, pode render uma boa economia. No entanto, é um momento que pode causar muita tensão, sobretudo quando você é inexperiente no assunto.

De um lado, o vendedor apresenta todas as vantagens na compra e valoriza o imóvel de todas as formas. De outro, está você comprador, que precisa ficar atento para não perder nenhuma oportunidade.

Para equilibrar essa equação e fazer com que ambas as partes saiam satisfeitas a negociação precisa ser justa. Ou seja, não provocar nenhuma situação desconfortável ou ser ofensiva com o vendedor ou o comprador.

Fazer isso pode se tornar uma tarefa simples. Conheça 10 argumentos que você pode usar para na mesa de negociação:

Sacadas que você pode usar na proposta de compra de imóvel

#1 Contra fatos não há argumentos!

Para qualquer reunião de negócios, você precisa estar preparado e na compra de um imóvel isso não é diferente.

Portanto, reúna dados contundentes para demonstrar que você tem conhecimento sobre o imóvel que você pretende adquirir.

Saber quais investimentos estão previstos para a região, qual o tráfego de automóveis, os ruídos na vizinha e o índice de criminalidade são alguns dados que você precisa conhecer.

#2 Seja justo ao fazer comparações

Assim como você, é bem provável que o vendedor também tenha feito a sua tarefa de casa. Portanto, saiba até onde você pode chegar nessa negociação.

Portanto, faça comparações justas e entre unidades semelhantes. Isso, em termos de localização, tamanho, quantidade de cômodos, garagem e outros atributos.

Uma boa dica é comparar o preço médio cobrado pelo metro quadrado na região, tentando se aproximar dele.

#3 Saiba apontar os pontos positivos do imóvel

Saber avaliar o imóvel também pode pontuar a seu favor. Portanto, mostre que você reconhece o valor do imóvel e que vai cuidar tão bem dele quanto o morador atual.

#4 Controle a emoção durante a negociação

Mostrar que você está muito empolgado com a compra pode ser ruim para os negócios. Nessas horas, saber controlar seus sentimentos e agir com a razão, pode fazer com que o vendedor apresente propostas mais atraentes para te conquistar.

#5 Faça observações durante a vistoria

Ao negociar um imóvel fale tudo o que te incomoda durante a vistoria. Se você tiver bons argumentos, e o vendedor tiver consciência deles, você pode até tentar um desconto conforme o valor que será gasto para solucionar esses problemas.

#6 Saiba se o vendedor tem pressa de fechar o negócio

Descobrir quanto tempo o imóvel está à venda e os motivos disso é uma informação de muito valor na compra de um imóvel. Afinal, a falta de liquidez do imóvel pode interferir no preço de venda.

Assim, quanto maior o tempo disponível e a pressa do vendedor em fechar o negócio, maiores são as chances de você obter bons descontos.

#7 Coloque na ponta do lápis todos os custos

Além dos itens analisados na vistoria, levantar outros custos que você terá nessa compra também é muito importante.

A taxa e a estrutura do condomínio são grandes exemplos. Se você comparar a economia que pode ter em uma unidade semelhante, pode pedir que essa diferença seja incluída no preço da compra.

#8 Comprove que você pode assumir o investimento

Ter uma boa carta de crédito aprovada pelo banco ou oferecer uma entrada atraente pode render uma boa economia na compra de um imóvel.

Além disso, demonstrar que você é planejado financeiramente, tem capacidade financeira e perfil saudável de endividamento também é importante. São dados cruciais para viabilizar o fechamento do contrato.

#9 Esteja acompanhado do seu corretor

A compra de um imóvel não é algo para amadores. Envolve um alto investimento e muitos detalhes, inclusive questões legais.

Portanto, ao decidir pela compra de um imóvel busque a supervisão de uma imobiliária da sua confiança, que tenha conhecimento e experiência para te auxiliar a tomar a melhor decisão.

#10 Peça um prazo para dar retorno

Tomar uma decisão por impulso pode render muitos prejuízos na compra de um imóvel. Por isso, o ideal é que você avalie a proposta e peça um prazo para dar o retorno.

Agora, se você estiver seguro da sua compra e perceber que essa é uma grande oportunidade, não deixe-a escapar. Muitos compradores, na intenção de pressionar o vendedor a aceitar sua contraposta, chegam tarde e perdem o negócio. Portanto, saiba avaliar o momento certo para dar a sua cartada final.

E já que estamos falando da proposta de compra de imóvel, aproveite e confira todas as suas opções no site da Imobiliária Tropical.

Sair da versão mobile