Ícone do site Blog Tropical

Design de interiores: quando contratar um decorador para imóvel?

Todos aqueles que vêm no seu lar um lugar de descanso ou para compartilhar momentos com amigos e família, sonha em ter um espaço único. Mas com o corre, corre do dia a dia, nem sempre é possível darmos a atenção desejada à nossa casa. Por isso, recorrer a um designer de interiores pode ser a melhor saída.

O design de interiores, pode ajudar em uma pequena reestilização do seu espaço, como também promover imóveis inteiros e mudar o ambiente como um todo.

Vamos entender neste artigo, a importância do trabalho que envolve o decorador de imóveis, e se ele pode estar adequado ao que você pretende mudar em sua casa.

Vamos ao texto?

O que faz um designer de interiores?

A profissão de designer de interiores foi sancionada em 2016, através da lei Federal 13.369, assim sendo reconhecida em todo o Brasil.

Fica definido assim, que o trabalho de designer de interiores tem por competência, a elaboração de projetos e execução de obras em espaços internos. Da mesma forma, espaços externos que tenham ligação com o interior da casa, por exemplo. Obras estas que não devem apresentar mudança estrutural nos imóveis.

É parte também de suas atribuições, os serviços relacionados a mobiliário fixo, forros, iluminação, pisos e revestimentos.

Sua atividade é baseada em conhecimento técnico de desenho, normas regulatórias, conforto dos moradores, como análise da ergonomia, ajustes e melhorias de acústica, estrutura térmica dos ambientes, a segurança e acessibilidade conforme a lei vigente.

Qual a diferença entre: designer de interior, decorador e arquiteto?

É bastante comum que os designers de interiores, os decoradores e os arquitetos sejam confundidos nas suas atribuições.

Podemos dizer que as três profissões podem se complementar dependendo do projeto a ser executado.

Mas é importante que na contratação não haja confusão, pois há limites na responsabilidade de cada um.

Apenas o arquiteto tem habilitação legal para executar mudança física nos ambientes, como por exemplo, construir paredes ou retirá-las. Assim, o designer de interiores e o decorador, podem propor a transformação, mas apenas o arquiteto pode validar e realizar a obra.

O design de interiores, baseia-se muito mais nas técnicas e correções de ambientes, para que ele seja mais coeso e confortável. Por exemplo, a diminuição de ruídos exteriores, melhoria da iluminação, execução de forros de gesso, ajuste de temperatura dos cômodos, melhoria do layout dos móveis, etc.

E tudo isso sempre aliado a uma estética conceitual.

O decorador, tem como atribuição, a pesquisa, levantamento e execução de projetos. Eles são baseados única e exclusivamente na decoração dos ambientes.

Por que contratar um designer de interiores?

Você deve levar em conta que um ambiente confortável, bem iluminado, com um layout coerente faz toda a diferença para o bem viver dentro da moradia.

Optar por um profissional qualificado fará toda a diferença no resultado final. É com um designer de interiores que a casa dos seus sonhos podem tomar forma.

Assim, listamos algumas vantagens em contratar este profissional:

Design de interiores: saiba valorizar seu imóvel

Para aqueles que desejam vender ou alugar seu imóvel, uma das maneiras de ampliar sua valorização, é investir na sua melhoria.

Contratar um designer de interiores pode garantir um valor muito maior na hora da venda ou do arrendamento.

Mesmo que para isso, você não precise alterar a estrutura do imóvel. Em alguns casos, apenas uma readequação já faz a diferença.

O design de interiores não precisa ser um projeto grande. Ele pode garantir ajustes e pontos que melhorem os diferenciais do seu imóvel.

Por exemplo, já sabemos, que três pontos são muito avaliados por compradores e locatários: a cozinha, o banheiro e até a lavação.

Ter estes espaços bem alinhados com o público que vai adquirir o imóvel, e que estes sejam funcionais e bonitos. Isso pode garantir uma venda ou um aluguel mais rapidamente. E com o valor que você pretende, sem fazer concessões.

Pontos de melhoria do imóvel em caso de venda ou aluguel

Há alguns aspectos, que o designer de interior deve levar em conta no momento da elaboração do seu projeto.

Primeiro, ele precisa entender o perfil do seu público, qual o estilo de vida dos compradores ou inquilinos.

Este é o momento em que a parceria com um corretor de imóveis se torna muito importante, ele pode ajudar a desenhar esse perfil. O corretor com sua experiência de mercado pode trazer informações relevantes para que o projeto aconteça de forma mais assertiva.

Para tanto, a beleza do ambiente deve garantir uma boa primeira impressão. Mas também faça com que o cliente se imagine vivendo naquele local por bastante tempo. 

Como este é um dos principais diferenciais do designer de interiores, garanta que a estética vai estar evidente nos espaços individuais, mas também no imóvel como todo. Eles  têm de “conversar”entre si.

Além disso, a otimização dos espaços alinhados com funcionalidade, fazem toda a diferença.

Há diversas opções de mobiliário, sob medida ou que sejam multi função, que podem fazer parte da sua casa neste projeto. Sem falar na infinidade de itens diferenciados de decoração, que podem mudar o ambiente completamente.

E, caso seja necessário, se a moradia apresentar alguns problemas, é neste projeto que eles podem ser solucionados. É papel do designer de interiores tratar das questões relacionadas a luminosidade inadequada, ruídos externos, pontos de acessibilidade e segurança.

Garantir um imóvel seguro, bonito e funcional ajudará a criar uma casa agradável para se viver. E caso você precise evidenciar tais diferenciais para alugar ou vender seu imóvel, um designer de interiores é um dos profissionais mais adequados para realizar o trabalho.

 

Sair da versão mobile