Ícone do site Blog Tropical

Vale a pena reformar o imóvel para alugar?

reformar

Na decisão de alugar um imóvel, sempre surge a dúvida: devo investir e reformar para alugar, ou tento alugar do jeito que está?

O que esperamos com esse questionamento é saber se o valor do aluguel vai ser maior ou menor, ou então se vai ser mais fácil alugar se reformar o imóvel.

Ter um imóvel é uma das maneiras de ter uma renda extra, ou até ser o investimento principal.

Neste caso, alugar um imóvel deve levar vários aspectos em consideração que podem influenciar os futuros inquilinos. Podemos citar, a localização do imóvel, o preço, e o mais importante, as condições do imóvel.

Neste artigo, vamos saber se vale a pena reformar para alugar um imóvel, os tipos de reforma e como iniciar as melhorias no seu bem. Confira.

Por que reformar o imóvel para alugar? Vale a pena?

Um dos principais motivos para investir em um imóvel é para garantir uma renda fixa através da locação do mesmo.

No caso de imóveis dedicados para aluguel, há que se entender que com o uso, por diferentes inquilinos, haverá desgastes naturais. Mesmo que na entrega, o inquilino tenha cumprido tudo o que foi acertado em contrato no que visa apresentar o imóvel em boas condições.

Mas há sempre a degradação normal pelo tempo de uso, portanto, algumas manutenções da estrutura são necessárias.

De modo geral, os principais problemas que requerem melhorias, tem a ver com infiltrações, vazamentos, desgaste de pintura e rachaduras. 

Mas vale a pena reformar? 

A resposta é sim, e a explicação é simples também. 

Ao fazer uma reforma e ajustes pontuais, o proprietário passa a valorizar o seu bem, e assim, com tendência de conseguir um valor de aluguel maior.

Nem toda a reforma é justificada apenas para manter o imóvel bonito ou apto, há reformas que são necessárias para modernizar a moradia também. No caso dos imóveis antigos, isso se reflete de maneira muito evidente, principalmente na parte hidráulica e elétrica.

Se formos avaliar a visão do locatário, é fácil perceber que as pessoas buscam cada vez mais moradias práticas e funcionais.

E o que dizer da primeira impressão na hora de visitar um imóvel? É fundamental, que o espaço esteja limpo, com boa pintura, sem cheiro de mofo, o que pode demonstrar infiltrações escondidas. Um piso atraente e com espaços adequados são importantes também.

E, além destes aspectos, há a segurança do imóvel que deve ser priorizada pelo proprietário. As reformas visam também manter o imóvel seguro para os inquilinos, garantindo que o bom funcionamento esteja em ordem. Parte elétrica, encanamentos são bons exemplos do que deve estar funcionando de forma segura. Sem falar dos revestimentos do teto, que ao sofrer com infiltrações podem vir a cair. 

Pontos a destacar nos imóveis na hora de reformar

Importante salientar, que para cada imóvel haverá necessidades de reforma diferentes, e caberá ao proprietário saber o quanto pretende investir.

Independentemente disso, é ter em mente que reformar é investir no imóvel. Assim aumentam as chances de alugar o imóvel mais rapidamente e com uma renda superior. 

Já para quem procura o imóvel, as condições do momento da oferta devem estar adequadas e dentro do seu orçamento. O inquilino deve perceber o custo benefício e o valor agregado que terá ao adquirir o espaço para sua moradia

Assim, destacamos alguns pontos que podem equilibrar o investimento do locador com a percepção do locatário

Pinturas e revestimentos

É um dos fatores que primeiro chama a atenção dos futuros inquilinos. A pintura é um dos principais destaques para a decisão de contratação.

A primeira impressão sempre será baseada na beleza do local, e isso tem a ver com as cores, se há ou não manchas, e se os revestimentos estão bem apresentados.

Portanto, vale verificar ajustes em: 

Ajustes dos sistemas elétricos

Principalmente em imóveis mais antigos, ou que tem fragilidades na capacidade elétrica, há que se realizar reformas.

Pense desde os disjuntores para tomadas, como a capacidade e qualidade da fiação.

E quando falamos da segurança do imóvel, é na parte elétrica que deve-se ter os maiores cuidados.

Assim, podem ser evitados acidentes com curtos circuitos e choques, até ao surgimento de focos de fogo, provocando incêndio no local. 

Mobiliário e equipamentos

Caso o seu imóvel seja mobiliado e alugado com equipamentos, como eletrodomésticos, por exemplo, há outros cuidados a serem levados em conta.

Estes são itens que tendem a depreciar mais do que a estrutura do próprio imóvel. Assim, há que avaliar as condições de cada um, para ver se há necessidades de trocas ou consertos.

Cuide dos equipamentos de ar condicionado, que além de ter uma parcela grande na conta de energia todo mês, precisa estar higienizado e funcionando sem barulhos.

Dedetização e controle de pragas

A prática de garantir a eliminação de insetos e outros animais são muito importante.

Isso leva em conta a saúde dos inquilinos, e até mesmo na hora de mostrar o imóvel. Imagina estar na apresentação do seu apartamento e uma barata surge na cozinha e no banheiro. O contrato provavelmente não seria assinado.

Além do que, esse pode ser um fator diferencial para a locação. Informe que o serviço foi realizado e quanto tempo de validade a dedetização irá durar. Será muito bem-visto pelos futuros inquilinos.

Pisos e azulejos quebrados

Por muitas vezes, os imóveis podem ter pisos, azulejos e até revestimentos quebrados. 

Isso pode ocorrer pelo uso, que desgasta as peças ou mesmo por falta de cuidados na utilização dos espaços.

Portanto, é sempre importante trocar o que estiver quebrado, e garantir que tudo esteja 100% na entrega do imóvel. 

Para garantir que fique difícil de encontrar esses itens para comprar posteriormente, tente adquirir uma quantidade maior do que foi ou será instalado na moradia.

Além disso, invista em azulejos e revestimentos de qualidade, a vida útil deles poderá fazer toda a diferença para a durabilidade.

Como iniciar uma reforma?

Tudo o que demanda investimento financeiro, deve em primeiro lugar ser muito bem-planejado.

As ações a serem tomadas devem levar em conta as necessidades do imóvel, quais são os consertos emergenciais e qual o seu poder de investimento.

Privilegie as questões relacionadas com a segurança do imóvel.  Procure deixar as que tem a ver única e exclusivamente com a beleza em segundo plano.

Desta maneira, com ciência de tudo o que precisa ser feito, e as prioridades ficam mais fácil avaliar os custos totais e, então estabelecer o teto de investimento.

Para lhe ajudar, opte por empresas especializadas que poderão mostrar todas as etapas do trabalho e que também vão garantir qualidade no serviço.

Um dos fatores que pouco se leva em conta, são os resíduos que podem gerar nas reformas, tanto na maneira de como descartar, como da limpeza posterior. Planeje isso também.

Mas, como manter e valorizar o seu imóvel antes de alugá-lo?

Um contrato bem estabelecido entre as partes, pode garantir que no futuro, e na troca de inquilino você não precise gastar um valor muito grande na reforma.

Promova visitas regulares no imóvel, avalie as condições que os inquilinos atuais estão a deixar no espaço. Uma boa conversa pode garantir um imóvel sempre bem mantido e com poucas necessidades de investimento.

Sair da versão mobile