Ícone do site Blog Tropical

Quer atrair inquilinos? Pergunte o que o inquilino quer

o que o inquilino quer

Mesmo em momentos de crise, comprar imóveis para alugar ainda é uma das melhores e mais populares opções de investimento no Brasil. Mas é preciso saber o que os potenciais inquilinos realmente procuram para que seu imóvel não encalhe.

Quem investe em casas ou apartamentos para alugar pode perder o sono com seus imóveis parados, sem nenhum interessado. E tudo por não saber o que o inquilino quer de verdade. Atrair inquilinos é uma arte que poucos dominam.

As razões para que isso aconteça podem ter a ver com questões que envolvem a economia. Com a instabilidade econômica, as pessoas não querem se comprometer com despesas caras, incluindo o aluguel. Mas às vezes pode ser algo muito mais simples.

Não esqueça que um futuro locatário pode estar em busca da moradia dos seus sonhos, mesmo não tendo a intenção de comprá-la. Afinal, ele irá construir uma parte significativa de sua vida no local.

Por isso, mais uma vez, coloque-se no lugar de um inquilino. Mas se você nunca morou de aluguel e não sabe nem por onde começar, a gente ajuda com algumas dicas bem práticas.

Formas de atrair inquilinos

Você já reparou como os inquilinos andam seletivos na hora de alugar um imóvel para morar?

A oferta é grande, e todos os imóveis para locar são seus concorrentes. Por isso, manter o seu imóvel em boas condições é o básico.

Um imóvel para alugar é como se fosse um produto na prateleira do supermercado. Se não chamar a a tenção e não tiver qualidade, dificilmente o público vai se interessar.

Note que, assim como no caso de produtos à venda no supermercado, não é só o preço que influencia na decisão do consumidor.

Da mesma forma, anunciar o imóvel e receber visitações também não bastam se você não aprimorar o seu “produto”.

Fuja do óbvio! o que o inquilino quer realmente é…

Um imóvel bem cuidado? Instalações em dia? Limpeza e bom acabamento? Segurança? Boa localização? Valor justo?

É claro que um inquilino busca tudo isso, mas nenhum destes quesitos é o diferencial que o fará escolher o imóvel que você está oferecendo.

O que vai garantir um retorno maior no seu investimento é oferecer os itens mais procurados por quem busca opções de aluguel.

Um levantamento do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis do Estado de São Paulo (Secovi-SP) revela quais são estes itens.

Segundo a pesquisa, cada um deles, sozinho, aumenta de duas a quatro vezes a probabilidade de atrair inquilinos. A rapidez não depende do valor do aluguel e nem da localização. Anote:

Armários na cozinha

O item mais procurado pelos inquilinos tem uma razão óbvia: o alto custo dos móveis embutidos (projetados ou modulados) desestimula a sua aquisição para instalação em um imóvel que não é de sua propriedade. Oferecer este benefício tão desejado pode ser a diferença entre alugar imediatamente seu imóvel ou ter que esperar meses para encontrar um locatário que não faça questão de contar com essa facilidade.

Armários nos quartos

O principal benefício neste caso é para ambos, proprietário e inquilino: armários embutidos nos quartos são duráveis. Além das mesmas vantagens dos armários embutidos nas cozinhas, no caso dos quartos o inquilino se sente atraído pela possibilidade de facilitar as consecutivas mudanças pelas quais precisa passar. Móveis dos quartos costumam ser o maior tormento dessas mudanças, e ser poupado desse esforço também pode ser de grande valia na decisão.

Armários no banheiro

Devido à excessiva umidade dos banheiros, muita gente que mora de aluguel já perdeu muitos móveis. A deterioração deste item é acelerada. Não precisar se preocupar com este prejuízo também é um fator de decisão para o seu futuro inquilino. Mas atenção, pois você também terá que investir com frequência na troca desses armários. Considere fatores como tempo de contrato para avaliar se vale a pena investir em móveis de maior qualidade.

Box no banheiro

Este item já se tornou quase obrigatório em qualquer imóvel, sendo visto praticamente como integrante da parte estrutural. Mesmo imóveis populares para venda já contam com box blindex. A facilidade de limpeza e a dispensa de compra e instalação do produto fazem do blindex um dos primeiros itens que um locatário em potencial procura no imóvel visado. Acredite: itens como este, muitas vezes, são tudo o que um inquilino quer ver antes de assinar contrato.

Garagem fixa

Não ter uma garagem fixa é caminho certo para desentendimento com vizinhos (ou visitantes, no caso de condomínios). Inquilinos já estão “vacinados” em relação a este problema, e é por isso que este item também é um dos mais considerados na escolha de um imóvel para alugar. Não basta oferecer uma vaga: é preciso oferecer exclusividade. Portanto, nada de vagas rotativas, revezamento ou “jeitinho” para encaixar o veículo do inquilino.

Permitir animais de estimação

Não tem jeito, eles vieram para ficar! Ninguém está disposto a abrir mão da convivência com aqueles que são considerados verdadeiros membros da família – os pets. Com regras bem definidas e respeitadas, a presença de animais de estimação tende a não ser um problema para o locador. Se você não permite animais em seus imóveis, reconsidere, pois o número de pessoas com uma companhia animal só cresce.

Em uma só palavra, o que o inquilino quer é praticidade

Você já sabe: toda crise gera oportunidades. No caso dos imóveis para alugar, o interesse na praticidade e nos valores mais baixos em comparação à incerteza da compra e financiamento são fatores que devem ser explorados.

Tenha em mente que quem aluga um imóvel, em geral, ainda não tem condições de adquirir. E por isso busca opções mais econômicas, mas que resolvam alguns de seus problemas do dia a dia.

Segundo a plataforma inGaia, houve aumento de 20% na procura por quitinetes. Por serem menores, são mais baratas. Mas o verdadeiro fator impulsionador é a praticidade. As mais equipadas saem na frente.

Sempre que tiver um imóvel para alugar, ofereça o máximo de praticidade. Quando receber propostas de potenciais inquilinos, esteja sempre aberto a negociações, não apenas no preço, mas em cláusulas de contrato e itens oferecidos.
Uma outra forma de disponibilizar o que o inquilino necessita é através de reembolsos. Desta forma, ele mesmo irá providenciar as benfeitorias, desde que aprovadas por você.
Há ainda a possibilidade de ratear os custos ou descontar do aluguel.
Para saber qual é a solução mais adequada para o seu inquilino, é muito fácil: pergunte a ele!

Todo locador gosta de fazer uma entrevista com o futuro inquilino. Afinal, é importante conhecê-lo por inúmeras razões. Mas que tal fazer desta conversa uma via de mão dupla?

Pergunte ao potencial locatário o que ele gostaria que o imóvel tivesse. Faça disso um exercício constante até conseguir se antecipar às necessidades do público locatário como um todo.

Chegando ao ponto se saber tudo o que o inquilino quer, você não terá mais nenhuma dificuldade para atrair inquilinos sempre que precisar.

Ah! E não esqueça de contar pra gente o que os seus inquilinos mais solicitam nos imóveis que você oferece.

 

Sair da versão mobile