Ícone do site Blog Tropical

Vale a pena investir em imóveis para revender?

investir em imóveis para revender

Tradicionalmente, a maioria das pessoas que compram imóveis, por volta de 60%, têm a intenção de morar nele. Cerca de 40% dos compradores pensam em investir. Destes, a maioria tende a obter renda de aluguel. Mas a revenda pode ser uma boa opção.

Quando você adquire um imóvel para investir, pensa logo na possibilidade de ganhos com aluguel. Mas será que também não vale a pena investir em imóveis para revender?

Sabemos que o principal motivo para o maior interesse no aluguel é pelo fato de ser um negócio garantido. Já o investimento para revenda esbarra em alguns fatores que interferem na valorização da unidade e no tempo da jornada de compra.

Mas se feito da maneira correta, este tipo de negócio pode trazer ótimos rendimentos para o investidor. Para isso você deve preferir imóveis bem localizados (próximos de áreas comerciais), mas com valores médios para que tenham mais liquidez.

Os imóveis que vendem mais facilmente também tendem a ser os mais tradicionais. Plantas funcionais, com dois quartos, sendo uma suíte, e vaga de garagem facilitam a venda.

Mas isso não basta. Quando falamos em fazer tudo da forma correta, estamos dizendo que há muito a ser analisado quando surge a ideia de investir em imóveis para revender. E tudo começa com os custos…

Ao investir em imóveis para revender, considere os custos

Como em qualquer tipo de negócio com possibilidade de bons lucros, nem tudo são flores ao investir em imóveis para revender.

O processo conta com dezenas de custos que, se não previstos, reduzem a perspectiva de lucro do proprietário.

Se você quer ganhar dinheiro com compra e venda de imóveis, fique muito atento a essas despesas. Considere sempre o valor dos tributos, da corretagem das benfeitorias.  Somadas estas despesas, verifique o percentual que representam do lucro pretendido e avalie se vale a pena.

Se a intenção é comprar um imóvel na planta para revender, você deve analisar a viabilidade do negócio com cautela, pois os custos são ainda mais altos.

Não é raro que o valor das despesas chegue a ser de até 25% do valor de compra do imóvel. Nestes casos é mais provável que o valor obtido na venda seja menor do que o gasto na compra. Ou seja, prejuízo.

Colocado tudo na balança, se você constatou que obterá lucro e optou por investir em imóveis para revender, fique atento a essas três regras de ouro no trato com compradores para não perder nenhuma oportunidade:

Ressalte qualidades, mas não esconda defeitos

Por maior que tenha sido seu esforço nas benfeitorias, é impossível corrigir todos os defeitos que um imóvel pode apresentar.

E quando se trata de vender, é importante ressaltar as qualidades, mas os problemas não devem ser omitidos.

Imagine, por exemplo, que você saiba de uma pequena infiltração que não conseguiu ou ainda não teve tempo de sanar. Se você falar do problema com o comprador, pode se comprometer a consertá-lo e pedir um prazo para isso. Quem sabe até mesmo o comprador assuma a responsabilidade e lhe peça um pequeno desconto.

Mas se você omitir a informação, o comprador pode descobri-la, desistir da compra e ainda manchar a sua reputação no mercado. Ou ainda pior: ele pode fechar o negócio e o problema irá se agravar, gerando altos custos e podendo até mesmo render um processo aberto por ele contra você por ter se sentido lesado.

A transparência na negociação é sempre a melhor opção. Inclusive o Código Civil prevê que qualquer negócio deve ser feito com base na boa-fé e probidade.

Esteja sempre disponível

Diferentemente do aluguel de imóveis, quando se trata de investir para revenda, é importante que você esteja sempre disposto a receber visitações e sanar dúvidas de possíveis compradores.

Uma pessoa que dedicou parte do seu tempo a visitar seu imóvel merece dedicação e respeito. Aja com boa vontade, demonstre empatia e fale sobre todos os detalhes necessários.

Lembre-se que o interesse na venda é seu.  Ao se ausentar do processo ou se negar a mostrar o imóvel e esclarecer dúvidas, você transmite desinteresse, insegurança ou falta de comprometimento.

Sua credibilidade também vai por água abaixo de você não conhece bem o próprio imóvel que está colocando à venda. Por isso, verifique tudo antes de marcar as visitas.

E ao recebê-las, seja pontual!

Ajude o comprador

Você não está vendendo um produto qualquer. Um imóvel é um produto especial, muito caro, e que demanda um processo de decisão que envolve muitos fatores e irá, literalmente, mudar a vida do comprador.

Por isso, também será necessário que você tenha paciência, principalmente com a parte burocrática. Nada de fugir nessa hora e deixar o cliente na mão!

O que você deve fazer primeiramente é providenciar toda a documentação do imóvel e do futuro proprietário. Também é necessário atestar que não há pendências e que a venda será feita dentro da legalidade. Comprovante de IPTU, certidões negativas e registro do imóvel fazem parte da lista de documentos.

Além da papelada, explique detalhadamente as formas de pagamento. Se ainda assim o comprador tiver dúvidas, faça de tudo para saná-las. Não é hora de espantar o comprador!

Você não precisa fazer isso sozinho

Revender um imóvel, como você acabou de perceber, não é nada fácil. Apesar de ser realmente necessário fazer tudo o que descrevemos aqui, sabemos que você não dispõe do tempo necessário.

É por isso que existem as imobiliárias. Um corretor de imóveis pode ajudá-lo a avaliar as melhores opções de investimento, fazer os cálculos para verificar a viabilidade da compra e revenda de um imóvel e procurar as opções mais atrativas para os compradores.

Além disso, toda a negociação com potenciais compradores e a parte burocrática também podem ser tarefas assumidas, em seu nome, por um corretor de imóveis.

Resumindo, você não precisa nem mesmo ter experiência no mundo dos negócios imobiliários para ganhar dinheiro investindo. Basta contar com um especialista.

Sair da versão mobile