Alugar ou financiar um imóvel? Eis a questão!

alugar ou financiar

A compra da casa própria é um dos maiores sonhos da maioria dos brasileiros. Mas a decisão de investir em uma moradia não está só na ponta do lápis.

Sensação de segurança ou de conquista são fatores psicológicos que pesam bastante na hora de decidir entre alugar ou financiar um imóvel. Mas, ao contrário do que pode parecer, comprar um imóvel não é sempre a melhor solução. Mesmo quando você dispõe de condições para arcar com o compromisso financeiro.

Acredite: existem casos onde alugar um imóvel pode ser mais vantajoso! Mas vamos com calma. Não há uma resposta única que sirva para todos os casos.

Antes de decidir entre financiar ou alugar um imóvel, você precisa avaliar o que vale mais a pena para o seu caso. Quando chegar o momento de fazer sua mudança para um novo lar, é fundamental que você faça a você mesmo duas perguntas:

Qual é a minha situação no momento?

Que planos tenho para o futuro?

Separamos neste artigo alguns pontos essenciais para você considerar antes de tomar a sua decisão. Se quiser tomar a decisão mais acertada, continue com a gente!

O que vale mais a pena: alugar ou financiar?

Se você ainda não teve esta dúvida, provavelmente ainda vai ter. É um dos dilemas mais comuns na vida adulta!

Mas vamos começar derrubando um mito: no Brasil ainda é muito forte a crença de que alugar um imóvel é jogar dinheiro fora. Sem refletir muito sobre o assunto, muitos acabam optando por um financiamento. Para a maioria das pessoas, ter um imóvel em seu nome lhe trará mais segurança. Mas não é bem assim.

É sempre bom lembrar que, independentemente de qual escolha seja feita, tomar decisões por impulso nunca é um bom negócio. Quando se trata de um imóvel, este mantra deve ser observado com ainda mais atenção. Afinal, estamos lidando com um grande investimento.

A esta altura conseguimos plantar a dúvida em sua cabeça. Agora é hora de saná-la. Como saber se vale a pena financiar um imóvel ou continuar no aluguel?

A hora de entrar em um financiamento

Você notou como hoje em dia está mais fácil adquirir um imóvel? Os juros estão mais baixos e os preços, a despeito das seguidas crises enfrentadas pelo país, já há algum tempo se mantém relativamente estáveis. Mas as incertezas do cenário econômico trazem aos negócios imobiliários uma grande interrogação.

O momento é de barganhar e estudar as melhores ofertas. É importante comparar o Custo Efetivo Total (CET), que inclui o valor de todas as taxas, além dos juros e propostas de diferentes bancos. E seja paciente!

Se você se planejou e aprovisionou a verba necessária para bancar um financiamento, não há motivos para desistir dos seus planos. Por exemplo: se você tem uma família com filhos pequenos, ou  pretende tê-los a médio prazo, o financiamento de um imóvel pode fazer mais sentido.

Mas note que esta é uma decisão estritamente econômica. Há outras questões a serem avaliadas, como o seu perfil. Sua vida está estruturada para aproveitar as facilidades proporcionadas pelo local escolhido? Você também pode fazer esta pergunta por outra perspectiva: você está preparado para se limitar a estas vantagens?

Quando ficar no aluguel  é a melhor opção

Para quem não tem uma vida financeira estável, previsibilidade de emprego, ou mesmo o desejo de “acomodar-se” em um bairro ou cidade, adiar a opção de compra é uma decisão bastante sensata.

Isso também se aplica àquelas pessoas que planejam fazer algum curso no exterior. Ou as que pretendem prestar um concurso fora da cidade.

Claro que essas decisões são pessoais, e sobre elas pesam múltiplas realidades a serem analisadas. É o caso das pessoas que decidem se manter no aluguel, pensando em investir o seu dinheiro de uma forma diferente.

Neste caso, alugar um imóvel pode significar economia de tempo e dinheiro. Com o valor menor de despesa com moradia a cada mês, há um lastro a ser aproveitado. Mas a pessoa precisa estar ciente de que é preciso ter disciplina para investir, paciência para pesquisar e persistência para seguir o plano por muitos anos.

E para não ter dúvidas sobre qual a maior vantagem financeira entre essas opções, a calculadora do FipeZap pode ajudar. Faça o teste e avalie o que para você é mais vantajoso!

Conclusão

Neste artigo procuramos mostrar a importância da pesquisa e do planejamento em qualquer decisão, seja ela a compra ou o aluguel de um imóvel.

Esperamos que a leitura tenha te ajudado a reunir conhecimento suficiente para decidir com mais clareza qual a melhor opção para a sua realidade.

Ainda assim, caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário para que possamos te ajudar!

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.