Como decorar e organizar um apartamento pequeno

Uma das grandes dificuldades para quem vive ou pretende adquirir um apartamento pequeno é decorar e organizar, e assim aliar o pouco espaço com funcionalidade. Hoje no mercado, há uma grande oferta de apartamentos pequenos, com metragens de até 50m2.

Isso ocorre por dois motivos principais, as construtoras entenderam que esse é o modelo ideal para ser o primeiro imóvel, e também pela falta de grandes espaços em cidades maiores.

Sendo assim, é possível decorar e organizar pequenos apartamentos com criatividade e de acordo com cada gosto pessoal. Há várias alternativas para deixar o seu “cantinho” aconchegante e funcional. Separamos algumas dicas infalíveis neste artigo.

Divisões de um apartamento pequeno

Um dos pontos fundamentais para decidir como decorar e organizar seu apartamento, é entender bem a sua divisão.

Os apartamentos pequenos que contam com todas as divisões, quarto, sala, cozinha e banheiro, ou aqueles que têm as divisões conjugadas; ou mesmo apartamentos estúdios ou integrados, a lógica é ampliar cada um desses espaços. Importante olhar para cada cômodo de maneira separada, mas sem esquecer do padrão decorativo que você pretende dar.

Dicas para ampliar o seu apartamento pequeno

Menos é mais na hora de decorar e organizar seu apartamento. Você já deve ter ouvida essa expressão de menos é mais. Bom, para um apartamento pequeno essa regra deve ser levada em consideração.

Em um imóvel pequeno, não podemos sobrecarregar de móveis e elementos decorativos. Há que manter o bom senso e a coerência. É preciso ter a mobília com o tamanho adequado, que seja realmente necessária e que crie espaço suficiente para a circulação.

Um bom exemplo, e que nos ajuda a fazer uma relação com o passado, é a cristaleira. Móvel tão comum nas casas de antigamente, ou nas casas maiores, mas que hoje em dia praticamente sumiu das casas em que vivemos. O móvel é lindo, e pode ser composto com copos de cristal, decanters de vinho, jarras e poncheiras. Mas que hoje, já não cabe mais nesse modelo de apartamento pequeno.

Nos adaptamos e de forma criativa inventamos novas maneiras de deixar nossa casa também bonita e aconchegante.

Espelhos para decorar espaços pequenos

Essa talvez seja a dica que todos conhecemos bem, e uma das mais acessíveis para decorar e organizar seu apartamento.

Utilizar espelho ajuda a ampliar o espaço dos cômodos, bem como pode ser um aliado para decoração do ambiente.

Afinal, há várias opções de molduras e maneiras de fixar o espelho nas paredes que pode ajudar e muito na harmonia do seu apartamento.

Móveis para apartamento

Aqui há a chance de você ser criativo e optar por deixar o seu imóvel aconchegante e funcional. Opte por móveis mais claros, sempre alinhados com a matiz de cor das paredes. Ambientes escuros nos dão a ideia de confinamento.

Tropical - ebook tudo para alugar

Móveis planejados para locais menores

Utilize móveis planejados para compor paredes retas ou recortadas. Há várias propostas hoje que criam espaços e, ao mesmo tempo escondem os móveis quando eles não são mais utilizados.

Mesas dobráveis dentro de armários, camas que “se guardam” dentro de guarda-roupas, cadeiras que podem ser penduradas, são bons exemplos dessa proposta.

Importante lembrar, que mesmo em um imóvel pequeno alugado, móveis planejados também são permitidos, desde que locador e locatário estejam de acordo e prevejam a situação em contrato.

Móveis estendidos

Ainda como opção de um móvel planejado, os estendidos são uma grande vantagem.

Por exemplo, imagine utilizar um rack de tv, ou uma pia de banheiro que se estende até a parede e cria nichos e prateleiras. Praticidade acima de tudo, e ajuda a deixar a decoração mais coesa e agradável aos olhos.

Móveis funcionais

Opte, por móveis funcionais que tenham mais de uma função e ocupam apenas um espaço, como os sofás cama, por exemplo. Afinal o apartamento pode ser pequeno, mas dessa maneira você também pode receber visitas.

Mesa de vidro

As mesas de vidro aumentam significativamente a impressão de espaço maior. Você pode compor com um tapete que esteja alinhado com o restante da decoração. Da mesma maneira que o vidro é o “coringa” nessa opção de móvel, utilizar a mesa redonda também vai lhe ajudar a criar espaços livres no apartamento.

Iluminação

Assim como nos móveis e nas paredes mais claras, valorize a iluminação de janelas, mesmo que o apartamento seja pequeno.

A entrada de luz clareia o ambiente, dando a impressão de mais espaço. Escolha, cortinas com tecidos mais finos ou translúcidos, que além de proteger os móveis da luz direta ainda permitem a entrada da claridade.

Outra opção é embutir iluminação em forros de gesso e nos móveis planejados.

Prateleiras e Nichos

Nos apartamentos pequenos, utilizar espaços verticais e negativos são fundamentais para aumentar a área livre. Nem sempre é possível ter uma mesa de centro, ou um móvel que possa servir de apoio para itens decorativos, ou mesmo do dia a dia.

Desta maneira, instale prateleiras contrapondo com quadros ou outros elementos decorativos na sala. No banheiro, use prateleiras e nichos para itens do dia a dia e até de decoração, bem como nos espaços negativos, como acima de torneiras e da pia. 

No quarto, acima e ao lado da cama, use prateleiras para dispor o abajur, para deixar o celular carregando, os livros de cabeceira, etc. Na cozinha, prateleiras podem ser uma grande ideia para acomodar pratos e copos, até itens de alimentação, como temperos, azeites e até bebidas.

Na área de serviço ou lavanderia, esta pode ser a solução para guardar os produtos de limpeza e higiene da casa.

Plantas para decorar

Mas é possível ter plantas em um apartamento pequeno? Claro que sim. Aliás, elas podem ser suas aliadas na composição de espaços, trazendo vida para o ambiente. Pode optar por pendurá-las à parede, criando um jardim vertical.

Organização de um apartamento pequeno

Por fim e não menos importante, mantenha o seu pequeno apartamento arrumado e organizado. Em um espaço menor, onde não há tantos elementos, tudo pode saltar aos olhos.

Mas pense pelo lado positivo, um apartamento pequeno também será mais fácil de limpar e organizar, o que lhe trará mais tempo para outras atividades.

O que achou das nossas dicas? Entre em contato conosco, comente e sugira novos temas.

 

Tropical - ebook 9 passos para comprar

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.