Ícone do site Blog Tropical

Vai morar de aluguel? Conheça os gastos mensais que você pode ter

morar de aluguel

Além dos custos com o aluguel do imóvel o inquilino precisa colocar na ponta do lápis os gastos com o condomínio e outras taxas. E ainda, manter uma reserva para imprevistos.

Morar de aluguel tem as suas vantagens e pode ser muito bom para o seu bolso. O problema é que a maioria das pessoas se deixa levar pela emoção, fechando negócios cujo valor é superior a sua disponibilidade de pagamento.

Mas, com você a história pode ser bem diferente! Acompanhe o nosso checklist e fique por dentro de todos os gastos mensais que você está sujeito ao alugar um imóvel.

Morar de aluguel inclui várias despesas

A sensação de encontrar o imóvel ideal é algo ímpar na vida de uma pessoa. Traz inúmeras vantagens, mas também responsabilidades. E ter que arcar com as despesas que essa decisão envolve é uma delas.

Morar de aluguel, ainda que pareça mais barato, inclui também diversas despesas. Além do custo do aluguel é preciso ficar atento aos gastos com o condomínio e outras taxas.

O custo com o aluguel

O valor que geralmente se paga de aluguel varia de 0,4% a 0,8% do valor do imóvel. Ainda assim, vale lembrar que influenciam nesse preço a localização, o estado de conservação, o padrão do imóvel e a própria relação entre a oferta e a procura. Portanto, vale a pena pesquisar.

Não se pode esquecer também que o custo do aluguel vai ser reajustado ano a ano.

A alteração de valor acompanha as variações nos índices econômicos (como o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IGP-M – Índice Geral de Preços do Mercado e o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor). E devem estar prevista em contrato.

Condomínio e outras taxas

Ao morar de aluguel, além dos custos com a locação do imóvel você vai ter que arcar também com os valores do condomínio e outras taxas, como o IPTU e o pagamento do seguro incêndio, por exemplo.

Lembre-se que tudo isso também precisa estar previsto em contrato.

Além dos custos diretos, leve em conta outros gastos

Ao morar de aluguel é preciso levar em conta que você terá outras despesas para conseguir se manter.

Nessa lista entram os custos fixos que você terá com a sua moradia, que incluem a conta de luz, de água e gás, internet, telefone e TV a cabo. Além é claro, dos gastos que você usualmente tem com alimentação, transporte e outros mais para manter o seu estilo de vida.

O total dos gastos não deve ser superior a 30% da renda mensal

Pensando em todos os possíveis gastos que você pode ter, os especialistas em finanças recomendam que o total das suas despesas não comprometa mais que 30% da sua renda mensal.

Segundo estas fontes, este seria o patamar ideal para você conseguir honrar todos os seus compromissos financeiros. Feito isso, você fica mais livre para pensar em futuros investimentos e ainda se planejar melhor para o futuro.

Pense também na manutenção do imóvel

Quem é dono da própria vida, sabe que os custos de moradia podem ir um pouco mais além. Afinal, você não quer apenas um imóvel, quer morar com um certo conforto e qualidade de vida.

Neste caso, você precisa considerar também o mobiliário, a decoração e os utensílios diversos que você vai precisar para que esse lar fique a sua cara, do jeito que você imagina.

Pensar nos custos que você terá para manter essa casa em ordem também é importante. Afinal, você precisa estar prevenido para fazer pequenas manutenções, seja na pintura, na parte elétrica e hidráulica e outras mais que possam aparecer. Isso, durante o prazo de vigência do seu contrato e ao término dele. Afinal, você precisa entregar o imóvel do jeitinho que você o recebeu.

É hora de dar o próximo passo

Pronto! Agora você já tem todas as informações que precisa para se organizar financeiramente para morar de aluguel. Aproveite e conheça os melhores opções em imóveis para locação no site da Imobiliária Tropical.

Sair da versão mobile