Além do fiador, existem outras opções de garantia de locação, sabia?

garantia de locação

Seguro-fiança, título de captalização e o CredPago são alternativas. Informe-se sobre cada modalidade e encontre que tipo de garantia locatícia é ideal para você.

Você encontrou uma casa ou apartamento, gostou e quer que a mudança para o novo lar aconteça o mais rápido possível. Nessas horas, a falta de um fiador poderia atrapalhar os seus planos. Mas, não hoje em dia, com tantas opções de garantia de locação que asseguram um aluguel rápido, seguro e independente.

Por que a garantia de locação é exigida?

A garantia locatícia serve para resguardar os direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do proprietário. Isso porque, em uma possível instabilidade financeira, ela ajuda para que o proprietário receba os valores devidos com mais tranquilidade.

A determinação é assegurada pela lei 8.245/91 no art. 37, onde exige que conste no contrato de locação no máximo uma garantia.

Quais os tipos de garantia para aluguel existentes?

Existem diferentes tipos de garantia de locação, e cada imobiliária pode escolher quais opções vai oferecer para seus clientes.

Por isso, é importante comparar os critérios e avaliar, dentre todas as opções existentes a que melhor se adapta às suas preferências e renda.

Fiador

O fiador é uma pessoa indicada pelo inquilino que, em um possível imprevisto deverá arcar com todas as obrigações do contrato de locação. Por isso, exige um alto grau de confiança entre as partes envolvidas.

Conseguir este feito, nem sempre é fácil, especialmente para recém-chegados na cidade ou para pessoas que não têm amigos ou parentes que possam colaborar. Isso, porque no geral, o fiador precisa ser proprietário de um imóvel já quitado.

Seguro-fiança

Depois do fiador, essa é a garantia locatícia mais comum. Neste caso, o inquilino tem a opção de contratar uma seguradora para a cobertura do aluguel não pago.

Um dos principais benefícios da modalidade é a independência que ela oferece e a agilidade no processo. Com ela, o inquilino não precisa ter que pedir um favor a um parente ou amigo, podendo resolver tudo pessoalmente.

O seguro, em média, custa de 1% a 2,5% do valor do aluguel por ano e pode ser parcelado, dependendo das condições oferecidas pela empresa de seguro.

Título de captalização

Essa modalidade é tradicional no mercado, no entanto, poucas pessoas sabem que tem a opção de utilizá-la como garantia de locação.

Nela, o inquilino, ao assinar o contrato, compra um título de captalização que fica em seu nome, que vai ficar vinculado à locação. Se tudo estiver em dia ao final do seu contrato ele pode resgatar o título com correção. Do contrário, o proprietário do imóvel pode resgatar o valor para a cobertura de um eventual prejuízo. Havendo sobra de recurso, essa fica com o locatário.

Além disso, durante o período vigente do contrato, o titular também participa de sorteios, podendo ganhar prêmios em dinheiro.

Comprovação por cartão de crédito

O uso do cartão de crédito é uma modalidade de pagamento que caiu no gosto dos brasileiros, e como garantia de locação não é diferente. Esse é, atualmente, um dos jeitos mais fáceis e rápidos de alugar um imóvel.

Ele é realizado em parceria de uma administradora de cartões, como a CredPago, e oferece algumas vantagens. Com ela o processo corre sem burocracia, de forma ágil e bastante segura. Isso, sem contar na maior independência para o inquilino e nas menores taxas.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de garantia de locação, já pode começar a procurar o seu novo lar. Aproveite que na Imobiliária Tropical o que não faltam são boas opções.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.