Ícone do site Blog Tropical

Seguro incêndio na locação de imóveis: qual a importância?

Seguro incêndio

O seguro incêndio, como o próprio nome já diz, serve para cobrir os reparos de casas ou apartamentos em um incidente causado por fogo.

Quando uma pessoa está alugando um imóvel é bastante comum que dúvidas envolvendo as responsabilidades sobre o seguro incêndio possam surgir.

Se você está buscando um imóvel para alugar e tem passado por essa situação, saiba que esse texto foi feito pra você!

Primeiro: saiba o que a lei do inquilinato diz sobre o assunto

A primeira questão que costuma vir à tona quando o assunto é a contratação do seguro incêndio na locação de imóveis é a seguinte:

De quem é a responsabilidade sobre o pagamento deste seguro?

Para responder a pergunta vamos analisar o que a Lei do Inquilinato traz sobre o assunto.

O Art. 22. da Lei diz que o dono do imóvel é o responsável por pagar impostos, taxas e ainda o seguro contra incêndio da edificação, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário em contrato.

Isso quer dizer que, se estiver expresso em contrato, a responsabilidade sobre o pagamento do seguro pode passar a ser do inquilino. Portanto, neste caso o contrato faz lei entre as partes.

Para a sua maior segurança confira quais as coberturas oferecidas

Além de prestar atenção neste detalhe no contrato, é importante que o inquilino observe outros pontos relacionados ao seguro incêndio.

Em especial no que diz respeito às coberturas oferecidas no seguro para não ser surpreendido depois.

Para tanto, busque a orientação da sua imobiliária e verifique entre outras questões:

No caso de desmoronamento o seguro vai cobrir? E se o carro na garagem for atingido? Para jóias, obras de arte, dinheiro, etc. a cobertura vai cobrir? E os bens de terceiros?

É importante que você esclareça todas essas dúvidas antes de assinar o seu contrato. Afinal, a gente sempre espera que isso nunca aconteça, ainda assim a prevenção é sempre o melhor caminho.

Esclarecidas todas essas questões, se você achar prudente contrate uma cobertura extra.

Qual a importância deste seguro para quem mora de aluguel?

Quando moramos em um condomínio os interesses individuais precisam estar alinhados aos interesses coletivos. E isso vale também para as questões envolvendo a segurança do local.

Com tanta gente circulando, entrando e saindo de casa, incidentes estão mais propensos a ocorrer e por isso, não podemos contar com a sorte. Mais ainda quando o imóvel é alugado.

Por isso, mais do que uma precaução, o seguro contra incêndio do apartamento locado é uma obrigação.

Portanto, para fazer a melhor escolha, fique atento e escolha a cobertura que melhor atenda as suas necessidades. E principalmente, saiba exatamente o que este seguro não cobre para evitar possíveis prejuízos.

Conheça e utilize os benefícios extras inclusos no seguro

E já que estamos falando sobre as necessidades do inquilino, vamos puxar um gancho para falar de alguns benefícios que você pode ter nessa contratação.

Algumas seguradoras oferecem alguns benefícios extras junto ao seguro incêndio. No entanto, muita gente desconhece essa possibilidade.

Ter essa informação pode ser bastante útil no seu dia a dia e quem está acostumado com as rotinas de um lar sabe disso. Afinal, pequenos incidentes não tem hora para acontecer e é sempre bom ter um bom contato sempre à mão, principalmente para serviços de chaveiro, elétricos e hidráulicos, de vidraceiro e até de mudança e guarda de imóveis.

Bem, agora você já sabe um pouco mais sobre a importância do Seguro Incêndio na locação de imóveis.

Ah, e se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo ou então marcar uma conversa com um dos nossos corretores.

Sair da versão mobile