Dicas de especialistas de como se preparar para comprar o primeiro imóvel

comprar o primeiro imóvel

A aquisição de um imóvel impacta em diversas áreas da vida de uma pessoa. Por isso, é importante não se deixar levar pela emoção e racionalizar a compra.

Tornar o sonho da casa própria uma realidade exige planejamento, sobretudo quando a intenção é comprar o primeiro imóvel.

Nessas horas, é comum que o comprador inexperiente se depare com algumas dúvidas.

Por isso, no post de hoje, vamos esclarecer algumas das perguntas mais frequentes que envolve a questão financeira e dar dicas gerais para tornar a compra do primeiro imóvel um sucesso!

Guia de compra: o que você precisa saber antes de comprar o primeiro imóvel

Receber as chaves de um imóvel próprio certamente está entre os momentos mais emocionantes na vida de alguém.

Entretanto, é preciso considerar, além da realização deste sonho, as reais condições para fazer esse investimento.

Será que você está no momento certo para fazer essa aquisição? Tire as suas dúvidas para saber a resposta e ser feliz na sua decisão.

#1 Quanto devo economizar para dar de entrada?

As questões financeiras podem ser tanto a solução quanto o grande problema da compra de um imóvel. Tudo vai depender de quanto você se planejou para isso.

Portanto, se você tem a intenção de comprar o primeiro imóvel a primeira coisa que tem a fazer é organizar as finanças para fazer essa aquisição.

De forma geral, é indicado que você guarde pelo menos 30% do valor do imóvel para dar como entrada.

Mas, lembre-se que quanto maior o valor da sua entrada, menor será o valor da sua dívida. Neste caso, comprar à vista ou dar uma entrada que ultrapasse 50% do valor do imóvel é mais vantajoso.

Assim, fica mais fácil para você conseguir negociar um bom desconto e não se perder em meio aos juros, naturais de uma compra parcelada.

#2 Quais os custos extras envolvidos na compra de um imóvel?

Além da entrada é importante também considerar outros custos que estão envolvidos no processo de compra e venda.

No geral, esses custos extras envolvem despesas com cartório e banco e são pagos à vista, a exemplo do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), da escrituração e dos impostos.

Importante, de acordo com a Lei 6.015/73, os adquirintes do primeiro imóvel residencial, quando realizado por meio do Sistema Financeiro de Habitação — SFH, tem desconto de 50% no pagamento das custas de registro e escrituração.

Além destes custos, é preciso levar em conta o valor das prestações e as contas de casa.

Por exemplo, se você optar por um financiamento, vai ter que arcar com as prestações da casa própria. Para não se endividar a recomendação é que esse custo não comprometa mais do que 30% da sua renda. Mesmo porque, morar neste novo endereço vai trazer novas contas, como de condomínio, água, luz, internet, telefone, etc.

#3 Existem alternativas que possibilitem comprar um imóvel com pouco dinheiro?

Comprar o primeiro imóvel à vista, na maioria dos casos, não é uma alternativa viável. Nestes casos a solução encontrada é recorrer para um financiamento, com um banco ou direto com a construtora.

Além desta, se você for planejado, existe também a opção de consórcio imobiliário.

O bacana é estudar cada proposta e avaliar qual a condição de pagamento se encaixa melhor ao seu estilo de vida.

#4 Como devo escolher a instituição financeira?

Caso você opte por um financiamento é importante pesquisar, além das taxas de juros, o Custo Efetivo Total – CET do crédito. Isso porque, é ele quem vai mostrar todos os custos envolvidos no financiamento, inclusive dos seguros e despesas administrativas do banco.

O recomendado é que você solicite essa informação para pelo menos três bancos e faça uma comparação entre eles. Ao final, opte pela Instituição que oferecer a menor CET no financiamento.

Esperamos que depois de ler esse artigo você esteja mais confiante para comprar o primeiro imóvel. Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário para que possamos te ajudar.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.