Você já pensou em comprar imóveis em grupo?

comprar imóveis em grupo

A união faz a força da barganha. A compra coletiva de imóveis já traz, logo de cara, a vantagem do poder de negociação para quem procura um lugar para morar. E para investidores, ela significa também mais oportunidades e menos riscos.

De tempos em tempos a sociedade passa por transformações culturais, e o mercado tende a se adaptar a elas. Já faz algum tempo que uma tendência vem crescendo gradativamente, e agora parece ter chegado para ficar aqui no Brasil: comprar imóveis em grupo.

Por mais que algumas formas de compra coletiva já existam há muito tempo, desta vez elas encontram um cenário mais propício.

A palavra de ordem do século é compartilhar, e até o mercado imobiliário já abriu suas portas para esta tendência.

Se você está pensando em comprar um imóvel, tanto faz se é para investir ou para morar, já considerou formar um grupo para adquiri-lo?

Continue lendo este artigo para saber quais são as vantagens da compra coletiva de imóveis para os dois principais perfis de compradores!

Comprar imóveis em grupo para investir

Você entende um pouquinho de finanças mas mal consegue dar entrada em um imóvel? Tem alguns amigos com quem eventualmente troca ideias sobre este assunto?

Então porque não os reúne e propõe fundar seu próprio fundo de investimentos imobiliários?

Individualmente é difícil dispor de recursos para investimentos de grande porte, mas até mesmo grupos pequenos conseguem encontrar boas oportunidades imobiliárias e garantir ótimas negociações.

Um grupo de parceiros disposto a investir em imóveis garante:

  • Mais oportunidades. Com o mesmo objetivo em mente, todos contribuem com novos negócios, aumentando as chances de encontrar os melhores.
  • Poder de negociação. Um grupo de investidores é capaz de obter bons descontos, por ter um volume maior de entrada a oferecer ou por conseguir adquirir mais unidades de um mesmo empreendimento.
  • Segurança do investimento. Como o investimento é dividido entre os participantes do grupo, você pode diversificar seu capital, não colocando todos os ovos na mesma cesta, reduzindo seus riscos.

O modelo já vem sendo testado no país, em alguns casos com descontos que podem chegar a até 30%.

Algumas incorporadoras inclusive já começam a visar este mercado, oferecendo oportunidades específicas para grupos de investidores, de olho no volume de vendas.

O fluxo de pagamentos é muito mais interessante, e por isso a modalidade vem sendo estimulada no mercado imobiliário, num autêntico ganha-ganha.

Uma das formas mais populares de compra coletiva é a aquisição de imóveis em pré-lançamento para aluguel.

Vale ressaltar que não existe ainda um mercado específico para compras coletivas. Na prática, qualquer imóvel anunciado pode ser comprado desta forma. Basta negociar e redigir um contrato detalhado.

Compra coletiva de imóvel para morar

Como toda boa ideia, a convivência de pessoas em um mesmo espaço nasceu incipiente e já foi até mesmo indesejável.

Das repúblicas estudantis ela evoluiu para coletivos de arte. E logo ganhou o mundo corporativo, na figura dos coworkings. O financiamento coletivo chegou a seu ápice com os crowdfundings (ver abaixo).

Todos estes exemplos são baseados no compartilhamento de experiências entre os indivíduos que participam, e precisam de um componente que andava meio em baixa: a confiança.

Na Europa, a nova onda da coletividade é a compra coletiva de imóveis para morar. O fenômeno é mais comum entre jovens, mais propensos a novidades e mais entusiastas da diversidade.

Mas a compra em grupo não é bagunça! Nem depende só de boa vontade, como é comum em aplicativos de caronas ou trabalhos voluntários.

Comprar uma casa ou apartamento de forma coletiva implica, necessariamente, em fazer negócio com amigos bem próximos.

O modelo tem funcionado bem! Além da vantagem financeira, quem adere à novidade relata que a vantagem financeira, apesar de ser o que motiva a compra, acaba ficando em segundo plano.

A convivência em grupo é mais importante, segundo eles.

Crowdfunding é outra coisa!

Crowdfunding imobiliário é o financiamento coletivo de projetos. Ele segue o mesmo modelo de outras formas de crowdfunding. Basicamente trata-se de contar com ajuda financeira de colaboradores que se interessem por suas ideias.

O intuito é financiar os projetos. Pela contribuição, os apoiadores recebem recompensas, que pode ser em forma de produtos finalizados, brindes ou somente o reconhecimento do público.

Por sua própria natureza, como negócio, o crowdfunding interessa mais a quem elabora o projeto, e não a quem se une para viabilizá-lo.

Comprar imóveis em grupo é mais uma entre tantas opções

Tem muita gente dizendo que a compra coletiva é o “futuro da moradia”. Mas ainda é muito cedo para fazer uma afirmação tão entusiasmada.

Por outro lado, também não é prudente ignorar essa tendência. Na verdade, todos os que pretendem vender, comprar ou construir imóveis precisam ficar de braços abertos para mais essa demanda.

Tanto para “fazer dinheiro” quanto para “conquistar um cantinho”, uma ajuda sempre vai bem. Tudo vai depender do perfil do investidor ou morador.

Em qualquer um dos casos, uma coisa é sempre certa: boas opções, temos aos montes!

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.