Você sabe quais são os documentos necessários para a compra do seu imóvel? 

documentos necessários para a compra do imóvel

Uma das etapas mais importantes no processo de compra e venda de um imóvel é a reunião da documentação. Portanto, tire tempo e disposição para essa finalidade.

Você já analisou algumas opções e se encantou com alguns imóveis. Ótimo! Agora, é hora de pensar em viabilizar este sonho. Antes porém, você precisa conhecer a importância e quais serão os documentos necessários para a compra do seu imóvel.

De antemão, podemos assegurar que todas essas certidões e comprovantes serão cruciais para garantir ainda mais segurança e tranquilidade para o seu investimento.

Para isso, tanto o vendedor quanto o comprador têm diferentes papéis para apresentar. Acompanhe a seguir, quais os documentos que devem ser apresentados para viabilizar essa transação.

Documentos necessários para a compra do imóvel

Os documentos a seguir comprovam desde a capacidade do comprador para realizar a compra até se o imóvel adquirido possui dívidas. Portanto, não pule nenhuma etapa. Reserve tempo e disposição para reuni-los.

Tenha também uma reserva financeira para essa finalidade. No geral, a documentação necessária para a compra de um imóvel tende a custar cerca de 5% sobre o valor total do imóvel adquirido.

Para além desses custos, fique de olho também no ITBI – Imposto sobre a Transmissão de Bens Intervivos. A alíquota média do imposto no Brasil custa em média 2% do valor total do imóvel.

Documentação do vendedor e do imóvel

Antes de fechar a negociação, certifique-se de que toda a documentação do vendedor e do imóvel estão em ordem.

Esses documentos vão mostrar se há dívidas atreladas ao imóvel e se ele está devidamente registrado. São eles:

Documentação do vendedor – pessoa física

  • RG, CPF e título de eleitor
  • Comprovante de estado civil
  • Certidão negativa de ações cíveis
  • Certidão negativa de tutela e interdição
  • Certidão negativa de feitos estaduais, federais e trabalhistas
  • Certidão negativa de débitos (CND)

Uma observação: se o vendedor do imóvel for proprietário ou sócio de uma empresa, ele deve apresentar também o Contrato Social da Empresa. Além de outros documentos que possam comprovar a inexistência de dívidas jurídicas que possam comprometer seus bens particulares.

Documentação do imóvel

  • Certidão negativa de ônus reais
  • Escritura anterior do imóvel
  • Matrícula na escritura no registro de imóveis
  • Declaração negativa de IPTU
  • Declaração negativa da taxa condominial

Documentação do comprador

Assim como o vendedor, você também precisará apresentar alguns documentos para viabilizar a negociação.

Serão exigidos neste caso, documentos de identificação, de vínculo profissional e declarações que atestem a sua inadimplência. No geral, são eles:

  • RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de Estado Civil*
  • Carteira de trabalho e extrato do FGTS (caso este seja usado na compra)

Uma observação importante: o estado civil do comprador interfere na documentação exigida. Cada caso vai exigir diferentes comprovações.

Caso o comprador declare ser solteiro, o comprovante do estado civil será a própria certidão de nascimento.

Agora, se declarar ser casado o cônjuge deve apresentar os mesmos documentos mencionados acima e ambos em conjunto a certidão de casamento, sempre observando o regime. Em alguns casos, além da certidão serão necessários documentos extras.

Para encerar, fique atento aos seguintes casos

Documentações falsas e sujas são mais comuns do que você pode imaginar. Portanto, antes de dar início a qualquer negociação procure uma imobiliária da sua confiança.

A presença de um intermediador experiente pode poupar você de muitos prejuízos, sobretudo quando essa empresa te oferece uma orientação legal. Coisa que você não pode abrir mão para confirmar a veracidade dos documentos autenticados nos cartórios e quaisquer outras irregularidades que possam existir.

Se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo ou então clicar aqui para conversar com um corretor da Imobiliária Tropical.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.