Ícone do site Blog Tropical

Quais os custos que você pode ter para manter uma casa?

manter uma casa

Você vai pagar mais do que água, energia e gás. Seu imóvel também precisa de manutenções. Fique atento a esses custos!

Investir em um imóvel é uma ótima escolha, mas temos que estar cientes dos custos de manter uma casa. No começo, quando o imóvel é novo, apenas aproveitamos tudo com tranquilidade. Mas, com o tempo de uso, vão surgindo as manutenções e outros custos inevitáveis.

Se você está ingressando agora nessa nova experiência de ter um imóvel para chamar de seu, parabéns! Então, veja do que precisa se lembrar para manter uma casa em bom estado, com o conforto que você merece.

As despesas de manter uma casa sempre vão existir

Quando nos tornamos responsáveis pela nossa vida, lá na juventude, nos sentimos livres e independentes. Por outro lado, logo descobrimos que não há como fugir de certas responsabilidades. As despesas para manter uma casa, um carro, saúde de qualidade e afins, sempre vão existir.

Cabe a nós criar um método organizado para não nos esquecermos das responsabilidades com a casa ou o apartamento. Afinal, mantendo todas as manutenções em dia, evitamos que pequenos problemas se tornem grandes dores de cabeça e prejuízos.

Custos para manter uma casa ou apartamento

Não vamos nos atentar aos custos da família, como supermercado, água, energia, internet e plano de saúde. Vamos focar nos custos para manter uma casa em si, funcionando perfeitamente. Confira:

Aluguel ou prestação do imóvel

A menos que você tenha 100% do valor do imóvel para comprá-lo à vista, das duas uma: ou você vai pagar aluguel ou uma prestação pela compra. Esse é o primeiro custo para manter uma casa. O aluguel não é um investimento, mas as prestações podem ser, afinal, o imóvel será seu, e poderá virar fonte de renda, se quiser alugá-lo depois.

Impostos

Ao escolher morar de aluguel, você não fica responsável pelo IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. A menos, claro, que essa obrigação esteja no contrato de aluguel.

Mas, se for um imóvel próprio, terá esse custo para manter uma casa todos os anos. O preço vai depender da localização e do tamanho do imóvel, então, lembre-se disso também na hora de escolher sua casa ou apartamento para comprar.

Manter uma casa com jardim

Se você prefere morar em uma casa em vez de um apartamento, precisa se lembrar desse custo. Se tiver um gramado e um jardim com plantas ornamentais, precisará contratar um jardineiro ou comprar as ferramentas necessárias para o serviço.

Sim, a estética de um jardim importa, pois traz bem-estar e valoriza o imóvel. Além do mais, mantendo o jardim sempre aparado, você evita acúmulo de sujeiras e de mato invasor, e previne infestações de insetos e pequenos animais.

E não é só isso: quando seu quintal está bem cuidado, você e sua família podem aproveitá-lo muito mais, criando um ambiente de lazer agradável e seguro.

A frequência dessa despesa vai depender do tamanho do seu jardim e do quanto você se importa em mantê-lo perfeito. Pode ser mensal ou a cada dois, três meses. Também varia conforme a época do ano, já que no inverno a grama e as plantas demoram mais para crescer.

O custo de condomínio em um apartamento ou casa

Se você preferir escolher um apartamento porque não quer manter uma casa com área externa, aqui tem outro custo: o condomínio. Sabia que nem todo mundo se lembra disso na hora da compra do imóvel?

Você deve se atentar ao custo com condomínio ainda na fase de escolha do imóvel, pois esse custo pode ser mais alto do que imagina. Inclusive, maior do que contratar um jardineiro todos os meses para cuidar do jardim de uma casa.

E não se engane: se você quiser morar em uma casa, mas dentro de um condomínio fechado, terá custo com o condomínio do mesmo jeito. Então, serão os dois juntos: o custo da manutenção do jardim e do condomínio.

Pequenos reparos para manter uma casa

Mesmo que você compre uma casa ou apartamento novos, os custos com pequenos reparos logo vão aparecer. Tenha uma reserva financeira para isso, evitando ser pego de surpresa. Os reparos mais comuns são:

Depois de alguns anos de uso do imóvel, também irão surgir despesas mais elevadas. Alguns exemplos são a renovação da pintura da casa (ou de um cômodo no apartamento), lavagem do telhado, limpeza das calhas, revisão geral na elétrica e hidráulica.

Custo para manter uma casa com piscina

Se, além de uma casa espaçosa com jardim, você fizer questão de uma piscina, prepare o bolso. Manter a estrutura necessária para uma piscina fixa custa caro. Tem o tratamento da água e a limpeza do ambiente em si para garantir um uso seguro.

Investimento com corretor de imóveis na hora da compra

Se você ainda está na fase de escolha do imóvel, precisa se atentar a esse investimento muito importante. Contar com os serviços profissionais de um corretor de imóveis é um investimento, e não um custo perdido.

Quando você conta com um especialista para ajudá-lo a encontrar o imóvel ideal, tem a garantia de um bom negócio. O corretor sabe onde estão os imóveis para o seu perfil e tem contatos para as melhores negociações.

Além do mais, esse profissional já conhece todas as burocracias envolvidas no processo legal de aquisição de um imóvel. Assim, tudo fica mais prático e rápido para você. Então, comece do jeito certo, evitando as despesas desnecessárias.

E para facilitar ainda mais a sua vida, a Imobiliária Tropical tem uma grande variedade de imóveis de todos os padrões para a sua escolha. Certamente, um de nossos corretores o ajudará a fazer o investimento certo, inclusive, pensando nos seus custos futuros para manter uma casa dentro das suas possibilidades. Confira aqui o nosso portfólio de casas em Blumenau.

Sair da versão mobile