Uma das etapas mais importantes no processo de compra e venda de um imóvel é a reunião da documentação. Portanto, tire tempo e disposição para essa finalidade.
Você já analisou algumas opções e se encantou com alguns imóveis. Ótimo! Agora, é hora de pensar em viabilizar este sonho. Antes porém, você precisa conhecer a importância e quais serão os documentos necessários para a compra do seu imóvel.
De antemão, podemos assegurar que todas essas certidões e comprovantes serão cruciais para garantir ainda mais segurança e tranquilidade para o seu investimento.
Para isso, tanto o vendedor quanto o comprador têm diferentes papéis para apresentar. Acompanhe a seguir, quais os documentos que devem ser apresentados para viabilizar essa transação.
Documentos necessários para a compra do imóvel
Os documentos a seguir comprovam desde a capacidade do comprador para realizar a compra até se o imóvel adquirido possui dívidas. Portanto, não pule nenhuma etapa. Reserve tempo e disposição para reuni-los.
Tenha também uma reserva financeira para essa finalidade. No geral, a documentação necessária para a compra de um imóvel tende a custar cerca de 5% sobre o valor total do imóvel adquirido.
Para além desses custos, fique de olho também no ITBI – Imposto sobre a Transmissão de Bens Intervivos. A alíquota média do imposto no Brasil custa em média 2% do valor total do imóvel.
Documentação do vendedor e do imóvel
Antes de fechar a negociação, certifique-se de que toda a documentação do vendedor e do imóvel estão em ordem.
Esses documentos vão mostrar se há dívidas atreladas ao imóvel e se ele está devidamente registrado. São eles:
Documentação do vendedor – pessoa física
- RG, CPF e título de eleitor
- Comprovante de estado civil
- Certidão negativa de ações cíveis
- Certidão negativa de tutela e interdição
- Certidão negativa de feitos estaduais, federais e trabalhistas
- Certidão negativa de débitos (CND)
Uma observação: se o vendedor do imóvel for proprietário ou sócio de uma empresa, ele deve apresentar também o Contrato Social da Empresa. Além de outros documentos que possam comprovar a inexistência de dívidas jurídicas que possam comprometer seus bens particulares.
Documentação do imóvel
- Certidão negativa de ônus reais
- Escritura anterior do imóvel
- Matrícula na escritura no registro de imóveis
- Declaração negativa de IPTU
- Declaração negativa da taxa condominial
Documentação do comprador
Assim como o vendedor, você também precisará apresentar alguns documentos para viabilizar a negociação.
Serão exigidos neste caso, documentos de identificação, de vínculo profissional e declarações que atestem a sua inadimplência. No geral, são eles:
- RG e CPF
- Comprovante de residência
- Comprovante de Estado Civil*
- Carteira de trabalho e extrato do FGTS (caso este seja usado na compra)
Uma observação importante: o estado civil do comprador interfere na documentação exigida. Cada caso vai exigir diferentes comprovações.
Caso o comprador declare ser solteiro, o comprovante do estado civil será a própria certidão de nascimento.
Agora, se declarar ser casado o cônjuge deve apresentar os mesmos documentos mencionados acima e ambos em conjunto a certidão de casamento, sempre observando o regime. Em alguns casos, além da certidão serão necessários documentos extras.
Para encerar, fique atento aos seguintes casos
Documentações falsas e sujas são mais comuns do que você pode imaginar. Portanto, antes de dar início a qualquer negociação procure uma imobiliária da sua confiança.
A presença de um intermediador experiente pode poupar você de muitos prejuízos, sobretudo quando essa empresa te oferece uma orientação legal. Coisa que você não pode abrir mão para confirmar a veracidade dos documentos autenticados nos cartórios e quaisquer outras irregularidades que possam existir.
Se ficou alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo ou então clicar aqui para conversar com um corretor da Imobiliária Tropical.