Interessado em comprar um imóvel usado?

comprar um imóvel usado

A aquisição de um imóvel usado exige alguns cuidados especiais para que não haja surpresas na negociação. Veja o que você pode fazer para garantir um negócio seguro e tranquilo.

Comprar um imóvel usado tem inúmeras vantagens e elas são conhecidas por muita gente. As ofertas são variadas, você encontra preços mais atraentes – se comparadas a um imóvel novo – além é claro, de mais praticidade para a mudança. Em muitos casos, é pegar as chaves e entrar.

Agora, não podemos esquecer também que é um negócio que exige mais atenção, sobretudo com gastos extras e a documentação. Eventualmente, por ser mais antigo a edificação vai exigir alguns reparos. Por isso, é importante colocar os custos na ponta do lápis para ter certeza de que o negócio vale à pena.

Portanto, antes de comprar um imóvel usado é importante que você dê atenção a alguns pontos importantes. Seguir o check list que preparamos para você vai facilitar a consulta e a sua escolha evitando problemas futuros.

O essencial ao comprar um imóvel usado

A melhor maneira de se preparar para buscar o imóvel dos sonhos é organizando uma lista com os pontos que você considera essencial para a sua vida.

Para isso, conheça o seu orçamento, as suas necessidades, desejos e mãos à obra!

Não esqueça de compartilhar todas essas expectativas com o seu corretor. Tudo para que ele possa garantir a sua satisfação e um processo seguro de compra.

Com as oportunidades indicadas, avalie se o imóvel em questão vale mesmo o preço que o vendedor está pedindo.

Lembre-se que o preço dos imóveis é regulado por fatores como oferta, metro quadrado na região, localização e estado do imóvel.

Coloque na ponta do lápis também, tudo o que você vai precisar fazer para deixar o imóvel usado à sua cara. Tudo para conseguir calcular os custos de uma eventual adaptação ou reforma.

Tenha também uma reserva financeira para gastos extras

Se você está interessado em comprar um imóvel usado é importante que você tenha uma reserva correspondente a 5% do valor do imóvel para pagamento do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e o pagamento das despesas com o cartório de registro de imóveis.

Ciente disso, além de alinhar as sua expectativa às questões financeiras, é importante que você dê atenção especial a documentação do imóvel, o estatuto do condomínio e o estado do imóvel. Abaixo, falaremos um pouco mais sobre elas.

Verifique se a documentação do imóvel e do vendedor estão em ordem

Para que a transação da compra de um imóvel usado ocorra de forma segura e sem sustos a assessoria técnica da imobiliária é fundamental.

É preciso conferir se toda a documentação – matrículas, certidões, plantas, licenças e taxas – estão registradas nos devidos cartórios e pagas. Caso contrário, elas podem pesar no bolso do comprador.

Certifique-se que tudo está funcionando

Ao fazer a vistoria no local é importante que você verifique se as expectativas que você criou olhando as fotos do imóvel se comprovam na prática. Confira se a hidráulica e elétrica estão funcionando, cheque os revestimentos e também se as áreas comuns estão em bom estado de conservação.

Elevadores antigos, certamente elevam as taxas de condomínio. Por isso é uma questão a ser avaliada. O mesmo acontece com áreas molhadas comuns, como é o caso das piscinas. Serviços de reforma e impermeabilização costumam onerar no caixa do condomínio.

Por isso, investigue para verificar se não há nenhuma reforma prevista. Analisar atentamente o boleto do condomínio pode ajudar nessa questão. Portanto, confira ali qual é a taxa real de pagamento e se existem tarifas extras como reformas e outros serviços.

Conheça o estatuto do condomínio

Para finalizar, uma última dica para você que está interessado em comprar um imóvel usado: leia o estatuto do condomínio.

É este documento que guarda todas as regras, direitos e deveres dos moradores. Por isso, é importante verificar se as suas expectativas cabem dentro deste conjunto. Lembre-se que viver em um condomínio, precisa alinhar os desejos pessoais aos coletivos para evitar conflitos e frustrações.

Enfim, ao chegar até aqui você já tem todas as informações que precisa para comprar um imóvel usado em 2019. Agora, você já pode conferir algumas das melhores opções da cidade no site da Imobiliária Tropical.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.