Ícone do site Blog Tropical

Sacada com churrasqueira: dicas para não incomodar os vizinhos

sacada com churrasqueira

O brasileiro, culturalmente, é um dos povos que mais utiliza a churrasqueira, mesmo que seja na sacada de um apartamento. Mais do que isso, no Brasil, o “churrasquinho” é uma confraternização de pessoas

Para aqueles que moram em apartamento e têm sacada com churrasqueira, há alguns cuidados e até boas práticas para com os vizinhos.

Vamos entender nesse texto como proceder para não se incomodar nesse momento tão aprazível que é fazer um churrasco entre amigos e familiares.

Entenda porque ter uma sacada com churrasqueira no apartamento pode virar uma dor de cabeça.

Boa leitura.

Relação do homem com o fogo

Desde a pré-história que o homem tem uma ligação direta com o fogo. A sua descoberta mudou radicalmente o modo como passamos a nos aquecer, cozinhar, proteger e construir novos equipamentos.

Com estas facilidades, passou a levar o fogo para dentro da sua habitação e melhorou o conforto e a sua proteção.

Mas foi na culinária que as mudanças foram também significativas. O que antes era ingerido cru, inclusive as carnes, com o fogo mudam de patamar e atendem as mais variadas necessidades.

Há quem diga que essa foi a primeira grande descoberta do homem. O que sabemos, é que o fogo continua a nos encantar, nos proteger e também nos proporcionar belíssimas refeições.

Quais os tipos de churrasqueiras

Engana-se quem pensa que há poucos tipos de churrasqueiras disponíveis. Verdadeiramente, esta é uma brincadeira de gente grande e que tem muitas opções, tanto para tipos de churrascos, ou mesmo que se adapte ao espaço disponívelVocê poderá encontrar modelos de churrasqueiras como:

Mas como estamos falando de sacada com churrasqueira, vamos focar nas mais específicas para este espaço.

De um modo geral, as sacadas que são abertas, quando já estão inseridas no projeto do apartamento, as churrasqueiras são de alvenaria. E quando são sacadas com estrutura para abrir ou fechar, podem ocorrer variações, inclusive para modelos elétricos e em metal.

Mas para apartamentos com sacada que ainda não tem uma churrasqueira instalada, diversos modelos podem ser utilizados. Tudo vai depender do espaço que você tem disponível que você tem na sacada do seu apartamento.

Assim pode optar por uma churrasqueira menor, de mesa, ou então, uma portátil, que o mercado oferece em diferentes tamanhos.

Os modelos com carvão são os mais utilizados e conhecidos, sua desvantagem é a limpeza e a quantidade de fumaça que proporciona. Porém, são os mais baratos e mais fáceis de encontrar.

Já os modelos a gás, mesmo sendo eficientes e com um sistema de limpeza simplificado, não dá o mesmo sabor aos alimentos.

Da mesma forma, os modelos elétricos de churrasqueira podem ser instalados conforme o espaço da sacada. Isso, porque já há diversas empresas que fabricam os modelos.

Cuidados ao fazer churrasco na sacada do apartamento

Quem vive em condomínio, especificamente em apartamento, sabe que há regras a cumprir e que o direito do vizinho deve ser respeitado.

Assim, o momento de fazer uma carne na churrasqueira, precisa ter cuidados especiais quanto a alguns aspectos.

Primeiro é preciso entender quais são as regras, e assim saber respeitá-las.

Em segundo lugar, ter cuidados com barulho, afinal o churrasco geralmente é uma confraternização, mas também com cheiro e com fumaça.

É claro, fazer churrasco sem fumaça é quase impossível, mesmo que opte por equipamentos elétricos ou a gás, muito menos evitar o cheiro. Mas o bom senso deve ser levado em conta, até porque há maneiras de diminuir cheiro e fumaça.

Como evitar muita fumaça no churrasco?

A grande vilã  do churrasco em sacada é a fumaça que a preparação exala. 

A fumaça pode atrapalhar os vizinhos, seja por um problema de exaustão, ou até porque você está optando por cortes de carnes que ajudam na propagação da mesma.

Além do mais, a fumaça pode entrar no seu apartamento e deixar um odor nada agradável, por horas, e às vezes dias. 

Sistema de exaustão em sacada com churrasqueira

Para que você consiga receber amigos e familiares na sacada e, ao mesmo tempo, fazer um delicioso churrasco, a exaustão da fumaça deve ser bem feita. 

Desta maneira, é preciso ter uma chaminé eficiente ou até mesmo uma coifa para garantir uma boa circulação de ar. A saída destes equipamentos tem de garantir que a fumaça não retorne para a churrasqueira.

Os erros mais comuns dos projetos de chaminé, por exemplo, se dão quanto a angulação das curvas de saída e abertura de saída.

Entretanto, já diversos apartamentos com sacadas com churrasqueiras que contam com sistema de motor para puxar a fumaça.

Cuidados para acender o fogo

Além dos cuidados com o fogo, para evitar queimaduras e incêndios no apartamento, acender o fogo pode garantir menos fumaça também.

A maneira como se acende o fogo é primordial para evitar fumaça.

O ideal é utilizar as barras de gel de álcool por entre o carvão. Porém, há quem opte por álcool líquido, o que é um risco, ou então, com azeite e a própria embalagem do carvão, que gera uma quantidade muito grande de fumaça. Outro vilão, são os bastões de querosene que também expelem odor desagradável.

Escolha do corte da carne

O corte da carne também influencia na quantidade de fogo e consequentemente de fumaça no churrasco.

Para churrasqueiras pequenas, opte por cortes em pedaços menores, para que sejam assados mais rápido. 

E prefira cortes de carne com menos gordura. A picanha e o contra filé, por exemplo, tendem a gerar muito mais fumaça que outros cortes.

Você pode optar pela fraldinha, que não tem tanta gordura e é um dos cortes mais suculentos.

Cuidados na pandemia

Confraternizar com um belo churrasco, é uma excelente opção para usufruir com a família e amigos, não é verdade?

Mas em tempo de pandemia temos de nos conscientizar, e cuidar com o isolamento social. Há que se pensar no próximo, e quem sabe aguardar um pouco mais pelo churrasco e comemorar com todos reunidos.

Apartamentos em Blumenau com churrasqueira na sacada

A Tropical Imobiliária, tem em seu portfólio de apartamentos para venda uma grande variedade de imóveis com churrasqueira na sacada. Clique aqui e descubra a sua nova moradia.

Sair da versão mobile