Saiba escolher um bairro para morar e viver bem

escolher um bairro para morar

Não importa se o interesse é casa ou apartamento, quando a intenção é definir a melhor localização para morar é importante avaliar as necessidades do seu dia a dia, os interesses e o potencial de valorização da região.

As áreas centrais das cidades costumam ser as mais procuradas para quem está buscando um imóvel para morar. Agora, será que elas atendem as suas necessidades? Para fazer a escolha correta alguns critérios devem ser levados em consideração. Confira algumas dicas que podem te ajudar a escolher um bairro para morar, levando em conta tudo o que tem a ver com o seu dia a dia.

Dicas para escolher um bairro para morar que tenha tudo a ver com você

Os melhores bairros da cidade são aqueles que mais têm a ver com você. Portanto, saiba fazer a escolha correta, levando em conta o seu estilo de vida atual, mas também os seus projetos para o futuro. Afinal, cada ciclo tem suas prioridades.

O casamento, a presença de um filho ou uma mudança de emprego podem alterar nossos planos e é preciso que a nosso lar comporte essas mudanças.

Observe a movimentação do bairro

Ao escolher um bairro para morar faça uma visita até o local para observar a movimentação do bairro.

Faça esse deslocamento em dias e horários alternados. Passeie pelas ruas, observe a vizinhança e converse com as pessoas que moram ali por perto.

Se por exemplo, você gosta de silêncio, paz e tranquilidade, talvez, regiões mais centrais da cidade, próximas de centros comerciais, bares e restaurantes não sejam as mais indicadas. São locais que costumam apresentar mais barulho e agitação.

Leve em conta o seu deslocamento diário

Outra questão bastante importante é considerar o local que você trabalha. Em especial, se os seus horários de entrada e saída coincidem com os períodos de pico no trânsito.

O ideal é escolher um bairro para morar que ofereça acesso rápido ao seu trabalho. E ainda, permita que você tenha facilidade para se deslocar para outros destinos.

Lembre-se que conveniência e mobilidade são sinônimos de uma melhor qualidade de vida. Por isso, devem ser colocados na balança.

Observe a infraestrutura

Pegando um gancho no tópico anterior, vamos a mais uma dica. Avalie também a infraestrutura que a região oferece, antes de escolher um bairro para morar.

Avalie se é importante para você que a região ofereça escolas no entorno, linhas de ônibus de fácil acesso, mercados e farmácias. Ou ainda, seja de fácil acesso a parques, opções de lazer, áreas para os pets e outros detalhes para que você consiga manter o padrão de vida que você gosta.

Não esqueça também de ponderar a segurança do local. Veja se as ruas são bem iluminadas e se há presença de câmeras de segurança. Ainda, se as vias contam com policiamento ostensivo. Conheça também os índices de criminalidade do local e o perfil da vizinhança.

Avalie o potencial de valorização imobiliária

Se você tem a intenção de comprar um imóvel, é importante também que você observe o potencial de valorização imobiliária do bairro.

Converse com seu agente imobiliário e tenha acesso ao plano diretor da cidade. Fale também com outras pessoas para avaliar quais os investimentos previstos para a região na qual você pretende morar.

Regiões que apresentam potencial de crescimento ou que devem receber novos investimentos, como faculdades, escolas, etc. nos próximos anos, tendem a alavancar o preço dos imóveis. Por isso, é uma questão que você precisa avaliar pensando na sua lucratividade em uma futura venda.

Para encerrar, lembre-se que investir um tempo maior na visita, para conhecer melhor e ter mais confiança para escolher um bairro para morar é a melhor maneira de fazer um bom investimento. Seu bolso e seus sonhos para o futuro agradecem.

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.