Ícone do site Blog Tropical

Apartamento com varanda integrada é uma boa opção?

varanda integrada

Seu lar deve ser o seu refúgio para descansar, passar tempo com a família, trabalhar, e a varanda ganha um novo destaque no lar

Um dos espaços cada vez mais procurados nos lares é a varanda integrada. Nesse mundo atual, em que vivemos as preocupações e mudanças trazidas pela pandemia, nenhum lugar é melhor do que o lar. Por isso, cada vez mais as pessoas estão investindo em melhorias para deixar a casa ou apartamento mais aconchegantes, confortáveis e completos. Já parou para pensar nos benefícios que um espaço assim pode trazer à sua rotina? Veja agora.

O que é uma varanda integrada?

A varanda integrada é quando você cria uma conexão entre o ambiente da varanda e o da sala. Pode ser quebrando uma parede e transformando em um só espaço. Ou ainda, colocando uma grande porta de correr para manter a varanda separada da sala nos momentos mais oportunos.

Mesmo assim, é muito fácil fazer a integração ao abrir a porta de correr e transformar tudo em um só espaço. Mas, por que fazer uma alteração assim no seu lar, ou por que comprar um apartamento que já tenha uma varanda integrada? E quais são os pontos negativos dessa escolha? Veja as respostas a seguir:

Vantagens da varanda integrada

É claro que vamos começar listando as vantagens de uma varanda integrada. Afinal, há mais bons do que maus motivos para escolher um lar com esse diferencial.

Ampliação do ambiente

Se você gosta de ambientes espaçosos e bem arejados, pois se sente mais à vontade e alegre, com certeza esse é o principal motivo para ter uma varanda integrada.

Ao invés de ter uma sala pequena e uma varanda pequena, é bem melhor ter um só espaço grande, envolvendo a sala e a varanda. Quando você receber convidados, terá espaço para mais pessoas, oferecendo maior conforto e comodidade.

Ambiente para várias finalidades

Não necessariamente você precisa que a varanda se torne uma ampliação da sala, com móveis de sala e a mesma decoração. Mesmo sem as paredes que separam a sala da varanda, você pode criar ambientes distintos.

Melhor ainda, sua varanda pode ter móveis e decoração mais neutros e versáteis, permitindo ser usada para diferentes funções, acompanhando sua rotina.

A varanda integrada pode ser um espaço de trabalho, de exercícios, um cantinho de café, um espaço gourmet, uma pequena horta, enfim, tudo isso ao mesmo tempo.

Melhor iluminação e ventilação naturais

Em qualquer casa ou apartamento, a entrada de luz e ventilação naturais são aspectos que valorizam o imóvel. Ninguém gosta de viver em um lugar frio e úmido. Por isso, é importante ter aberturas para deixar o sol e o vento entrarem.

Quando você integra a varanda na sala, ganha muito mais iluminação natural na sala. Mesmo se for fechar a varanda com folhas de vidro. Aliás, ao fechar a varanda com vidro, melhora o controle da ventilação e protege das chuvas.

E se quiser também pode fechar a passagem da sala para a varanda com uma grande porta só de blindex. Ela pode ser aberta por completo quando quiser usar ambos os espaços ao mesmo tempo. Assim, quando a porta estiver fechada, vai garantir mais privacidade. Principalmente contra os sons, e ainda irá permitir a vista da rua e a entrada de luz natural.

Melhor convivência familiar

Esse é um ponto que vai depender da dinâmica de cada família. Mas, principalmente para quem está em casa com mais pessoas. Ou seja, com a necessidade de interagir e ficar de olho no que está acontecendo. É muito melhor contar com um ambiente integrado que permita a todos realizarem diferentes atividades no mesmo lugar.

A integração de ambientes permite melhorar a convivência familiar, estimulando as conversas, ao invés de ficar cada um em um cômodo separado por portas e paredes, sem se verem o dia todo. A varanda integrada é uma opção especialmente interessante para quem tem filhos pequenos ou cuida de alguém com necessidades especiais.

Desvantagens da varanda integrada

A gente sabe que, em qualquer escolha da vida, nem tudo são flores. Mas, quando se trata de varanda integrada, há mais vantagens do que desvantagens. Só vamos listar as desvantagens aqui para ajudar você a tomar a decisão certa, analisando os dois lados da ideia.

Excesso de vento

Já falamos que a entrada de ventilação natural é um ponto positivo da varanda integrada. Mas, se você não tiver um bom projeto, que preveja o controle da entrada de vento, poderá conviver com um desconforto.

Lembre-se que, quanto mais alto for o andar do seu apartamento, mais fortes serão os ventos. Então, para fazer com que essa desvantagem se torne uma vantagem, é importante investir no fechamento da varanda com janelões de vidro para poder abrir e fechar quando for conveniente.

Menor isolamento térmico e acústico

Principalmente para quem mora em apartamento, a questão do isolamento térmico e acústico é bem importante. Ou seja, para garantir mais conforto e privacidade. No caso da varanda integrada com a sala, esse isolamento diminui um pouco, já que a parede entre a sala e a varanda deixa de existir.

Mesmo usando uma porta de correr de vidro, a capacidade de isolamento não é tão grande quanto a de uma parede com tratamento termoacústico. Mas, não chega a ser um problemão, principalmente se você mora em um lugar mais calmo, que não seja de frente para uma avenida.

Além disso, existem soluções, como vidro mais grosso. Ou seja, próprio para melhorar isolamento. E ainda, as cortinas que ajudam a bloquear o excesso de calor, a proteger do frio e a reduzir os sons externos.

Vale a pena fazer uma reforma para ter uma varanda integrada?

Depende. Se você tem um imóvel próprio e não pretende se mudar dele, e se você puder pagar por um projeto eficiente e ágil, vale a pena. Obra é sempre obra. Vai dar trabalho, vai ter imprevistos e vai exigir um pouco da sua paciência. Mas, com um bom arquiteto e uma boa equipe de mão de obra, pode ser algo rápido e bastante eficiente, para a sua alegria.

Agora, se você não tem disposição para começar uma obra, e já estava mesmo pensando em se mudar para um apartamento que já tenha varanda integrada, tudo fica mais fácil.

Principalmente se você contar com o serviço de uma imobiliária como a Tropical, que tem anos de experiência no ramo, diversos imóveis lindos com varanda integrada, e que vai se dedicar a encontrar a opção perfeita para o seu estilo de vida.

Sair da versão mobile