Como fotografar imóveis para atrair mais compradores

fotografar imóveis

Fotografar um imóvel com a finalidade de vendê-lo exige cuidados diferentes de prepará-lo para visitas, por exemplo. Saiba o que considerar na hora de tirar as fotos e anunciar.

Nós já publicamos um artigo com dicas para fotografar imóveis antes de colocá-los à venda. Ele ensina, de maneira geral, a preparar o ambiente para captar as imagens.

Mas como esse assunto nunca se esgota, resolvemos voltar ao assunto, desta vez aprofundando um pouco mais o tema. Aqui você terá algumas informações úteis para a hora dos cliques.

A princípio pode parecer que dá muito trabalho dedicar um tempo ao aprendizado da fotografia, afinal, você só quer vender um imóvel!

Mas considere a situação sob um outro ponto de vista: o valor agregado pelo maior interesse no seu imóvel fará com que as horas que você passou estudando, fotografando e editando imagens compensem muito.

Ele pode ser vendido mais rapidamente e talvez até pelo valor que você queria mas não estava conseguindo.

Sem falar que conhecimento nunca é demais, e você poderá sair por aí tirando belas fotografias de tudo o que quiser. Sem mais demora, vamos às dicas!

O básico da fotografia

Não estamos falando de fotografia profissional. Os elementos abaixo se aplicam até mesmo a fotos feitas com celulares.

Como seu objetivo é bastante específico, vamos apenas dar uma pincelada nestes aspectos mais fundamentais da fotografia, sem falar muito sobre recursos técnicos.

Eles são a base para qualquer tipo de foto, e por isso mesmo é importante ter conhecimento deles antes de transmitir todas as qualidades do imóvel que você pretende anunciar.

São três os pilares da fotografia:

A luz

Fotografia: gravar com luz. Você já ouviu, e é a mais pura verdade: não existe fotografia sem luz. Aliás, quanto mais luz, melhor!

Na verdade a tecnologia até permite alguns truques, mas neste caso estaríamos entrando em um nível avançado. Vamos nos ater ao seu objetivo imediato.

Procure fotografar o seu imóvel em um dia ensolarado, de preferência no meio da manhã ou da tarde, com o sol às suas costas. Isso também vale para as fotos internas, no caso dos cômodos que possuem janelas.

Esses cuidados realçarão aspectos estéticos, como cores, acabamentos e detalhes de decoração, ao mesmo tempo que servirão para tirar o destaque de manchas, sujeiras e objetos dispensáveis.

O “clima” da foto também será melhor. Uma foto iluminada transmite sensações positivas. Por outro lado, uma foto mal-iluminada transmite um aspecto sombrio, triste ou decadente. E não é isso que você quer passar, e muito menos o que o comprador quer ver.

O objeto

Se a luz é a alma, o objeto é o corpo da fotografia. É a própria razão dela existir.

Em fotografias artísticas, o objeto fotografado tem sempre a intenção de causar um sentimento, uma reação na pessoa que a observa.

Já no fotojornalismo, a função é informar, dar todos os detalhes sobre determinado acontecimento.

A fotografia publicitária, ramo do qual a fotografia imobiliária também faz parte, une os dois tipos anteriores. É importante mostrar detalhes, suprir o comprador com informações, mas também é interessante causar reações emocionais, pois elas são o fator decisivo na hora da compra.

Ao fotografar, conte uma história cujo personagem principal é o imóvel.

Mas cuidado para não “viajar” demais. Lembre-se que capturar a atenção é importante, mas o objetivo mais claro é vender. Por isso concentre sua atenção no imóvel e em seus detalhes.

Aliás, isso nos leva ao terceiro item.

A composição

Parece um termo técnico complicado, coisa de profissional. Mas, na verdade, trata-se de algo muito simples, pelo menos no início.

Composição nada mais é do que a organização de todos os elementos da fotografia. Isso engloba desde o ângulo escolhido até os elementos que irão aparecer na fotografia.

É como se fosse o “desenho” mental que você faz ao imaginar o resultado final.

Apesar de fácil de entender, e até de colocar em prática, a composição é o pilar que abre mais possibilidades, inclusive na fotografia do seu imóvel.

Plantas, espreguiçadeiras no deck da piscina, a vista da janela do quarto, uma criança brincando com seu pet no jardim… Todo elemento pode ter um significado que vai muito além do material.

Focando no seu objetivo: fotografar imóveis

Você não precisa ser um mestre na arte da fotografia para começar a fotografar imóveis de um jeitinho mais cuidadoso.

Basta ter interesse. Se você passou pelos fundamentos e continua interessado, agora é hora da recompensa.

Fotografia de imóveis na prática – pegue sua câmera e vamos começar!

Escolha a altura da foto

Você pode fotografar de baixo para cima para dar um ar de imponência e grandiosidade.

Pode também fotografar tudo do alto (com a ajuda de drones e escadas, por exemplo).

Ou pode, preferencialmente se você não tiver muita prática, fotografar na altura dos olhos, passando mais exatidão.

Tudo vai depender do seu intuito. O importante é tentar seguir o mesmo padrão em todas as fotos. Isso também vai garantir que as fotos tenham um estilo bem marcado e o imóvel tenha uma personalidade definida.

Fotografe tudo e seja criativo

Já fotografou todos os ângulos da parte externa e todos os cômodos? Ótimo! Então, continue fotografando. Por que agora é a vez dos detalhes.

Não tenha preguiça! Você nunca sabe em que o potencial comprador está mais interessado.

Ele pode estar procurando um imóvel pelo tipo de piso, ou pode dar preferência ao tamanho do box do banheiro. Ele pode até mesmo estar atento ao tipo de portas.

Sendo assim, não poupe esforços. Apenas tenha em mente que é importante inserir o máximo de informações de forma natural na imagem, sem “forçar”.

Detalhes decorativos como luminárias, por exemplo, podem contar com close-ups. Já a louça do banheiro não precisa ser mostrada de uma forma tão direta.

Não se apresse

A gente sabe que você tem pressa para vender. Mas segure sua ansiedade.

Dedicar-se a fotografar imóveis fotos não é algo muito comum entre pessoas que querem vender seu imóvel. Repare como as fotos são sempre iguais. Tire proveito dessa falha!

Por isso, além das dicas acima, tire muitas e muitas fotos. Inclusive várias opções da mesma foto. Em cada uma, altere o ângulo, a composição, a iluminação, etc.

Você vai ter dezenas ou até centenas de fotos ao final da sessão. E o objetivo é este mesmo. Sabe por que? Leia o próximo item.

Selecione e edite

Agora é a hora de escolher as melhores fotos.

E é claro que é melhor ter muitas opções do que perceber que esqueceu de algo, ou que só tem uma opção ruim de uma foto importante.

Isso também vai levar um certo tempo. Mas depois que você terminar…

É a hora de editar! Faça um tratamento básico das fotos em algum programa ou aplicativo simples.

Equilibre cores, contraste, nitidez etc. Se ficar do seu agrado e você conseguir manter um padrão equivalente em todas as fotos, opte pelo ajuste automático.

Agora sim! Hora de anunciar.

Capriche na sequência

O comprador agora é o seu convidado.

Sua missão é levá-lo a um tour pelo imóvel que pretende comprar.

Qual é a primeira coisa que ele vai ver? Por onde ele vai querer continuar? Qual será a surpresa guardada para o final?

Nesta parte, há muito de gosto pessoal. Mas imagine a situação sugerida e siga sua intuição!

Esqueça as regras

É comum ouvir de grandes fotógrafos algo como “aprenda todas as regras da fotografia. Depois disso, esqueça todas elas”.

Vamos seguir este conselho?

É possível substituir todas as dicas que lhe demos até aqui por uma só:

Ao fotografar o imóvel que você quer vender, coloque-se no lugar do comprador e imagine tudo o que ele gostaria de ver.

Gostou das dicas? Achou básicas demais? Avançadas demais? Gostaria de ver algo a mais sobre este assunto? Ou prefere ler sobre outros assuntos?

Coloque a boca no trombone! Deixe o seu comentário. A gente quer ajudar você a vender o seu imóvel e queremos saber como podemos fazer isso.

Enquanto isso, que tal começar a fotografar imóveis?

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