3 passos para vender terreno com mais facilidade

vender terreno

Vender terrenos não é tarefa fácil. Questões técnicas, jurídicas e a dinâmica do mercado imobiliário irão exigir muita dedicação. Mas se você já tomou a decisão e precisa de ajuda, siga esses 3 passos.

Qualquer imóvel disponibilizado para venda irá requerer uma boa dose de paciência. Mas vender terreno requer uma dose extra.

Dificilmente você vai conseguir vender um terreno da noite para o dia. Acontece? Sim, mas em geral são golpes de sorte. O normal é esperar por meses, ou até anos, até conseguir encontrar o comprador.

E como o processo todo já é naturalmente difícil, a recomendação é que você não faça nada precipitadamente. Será necessário analisar cada aspecto de cada uma das fases.

Lembre-se que os valores são altos, e todos os envolvidos precisam ter certeza do que querem para que realizem um bom negócio.

De sua parte, seguir alguns passos pode ser de grande valia para tornar esse desafio um pouco menos difícil. Vamos lá?

1- Verifique a viabilidade

Analisar a viabilidade do terreno, a princípio, parece ser algo do interesse do comprador.

Mas quem vende precisa estar igualmente atento, pois o negócio pode não se concretizar se algum parâmetro não se encaixar com a finalidade do imóvel.

Por isso, antes da tomada de decisão, é necessário considerar a viabilidade comercial, financeira e jurídica do terreno.

Comercialmente, recomenda-se uma análise mercadológica, avaliando demanda e oferta e estabelecendo o preço. Defina o valor pelo qual deseja vender e o valor mínimo para contraproposta, para poupar o tempo de análise no futuro.

A viabilidade financeira tem muito a ver com aspectos técnicos, como o coeficiente de aproveitamento do terreno. Analisar custos e previsão de retorno também é essencial para o negócio.

Por fim, você terá que conferir a legislação do seu município para saber se é viável vender sua propriedade. Considere desapropriações, tombamentos patrimoniais, benfeitorias e, sobretudo, critérios de conservação ambiental.

Se o comprador for uma construtora, por exemplo, ela exigirá que toda a questão da sustentabilidade seja respeitada, analisando minuciosamente a necessidade de alterações.

2 – Ofereça o imóvel

Conferiu se está tudo certo? Então agora você pode divulgar seu terreno. Mas primeiro, providencie a sua limpeza!

Um terreno é um produto como qualquer outro. Na hora de vendê-lo, a aparência conta, e muito. Mato e entulho, além de darem um aspecto de abandono e desvalorizarem o terreno, podem dificultar a visualização de detalhes.

Depois da “faxina”, coloque uma placa de “Vende-se”. A placa no próprio local é indispensável, mesmo que outras formas de divulgação sejam mais importantes.

Se o local for movimentado, o destaque proporcionado poderá ser o suficiente para atrair compradores. Caso contrário, você precisará utilizar outras formas de comunicação.

Além dos tradicionais anúncios, em publicações, murais de imobiliárias e na internet, há uma outra forma pouco utilizada, mas muito eficiente, de oferecer um imóvel, especialmente um terreno: preparar uma boa apresentação.

Apresentar informações de forma profissional, com mapas de localização, visão via satélite do Google, descrição enumerada das características do terreno, dados técnicos e talvez até uma projeção em 3D de futuras construções, podem gerar o interesse que culminará no fechamento do negócio.

Para facilitar a sua vida, fale com seu corretor imobiliário. Ele tem o conhecimento necessário e dispõe de sistemas específicos para gerir a venda de imóveis e anunciá-los da forma mais eficaz.

Fale com um corretor - Tropical

3 – Providencie a documentação

Estar com a documentação em dia é necessário para a concretização da venda de um terreno.

Mas é normal que esta etapa acabe ficando por último, pois a maior parte da papelada necessária tem prazo de validade definido.

Assim que um comprador demonstrar interesse em seu terreno, um dos primeiros sinais será a solicitação da documentação.

Quando isso acontecer, vá ao cartório de registro de imóveis e solicite as certidões. Você deverá apresentar ao comprador documentos onde constem todas as informações sobre o imóvel.

Em geral, a documentação necessária será, além de RG, CPF e comprovantes de residência:

  • Ações cíveis;
  • Ações das Fazendas Estadual e Municipal (Executivos Fiscais).
  • Ações na Justiça Federal;
  • Protesto de títulos;
  • Interdição, tutela e curatela;

Imóveis para fins comerciais também deverão contar com:

  • Certidão de quitação de tributos e contribuições federais;
  • Certidão de dívida ativa da União;
  • CND/INSS, com a finalidade da Lei nº 8.212/91.

O comprovante de Estado Civil também será necessário. Se o proprietário for casado, o cônjuge deve apresentar os mesmos documentos.

A certidão deve ser apresentada nos seguintes critérios:

  • Comunhão Universal de Bens antes da vigência da Lei
  • Comunhão Parcial de Bens na vigência da Lei.

Com pacto:

  • Comunhão Universal de Bens na vigência da Lei;
  • De participação final dos aquestos;
  • Separação Obrigatória de Bens;
  • Separação Total de Bens.

Você não precisa fazer simpatia para vender terreno!

Simpatias e orações dependem da fé de cada um. Mas o que fará com que seu terreno seja vendido é a dedicação.

Para facilitar sua jornada até a venda do terreno, como já dissemos, conte com a ajuda de um corretor de imóveis.

Os corretores são profissionais  qualificados para a compra e venda de imóveis e podem ajudar muito nessa hora.

Você pode entrar em contato com os corretores da Tropical dizendo que pretende vender seu terreno. A partir daí eles se encarregarão de auxiliar você em todos os passos, ao mesmo tempo em que prospectam possíveis compradores.

 

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.