Você sabe a diferença entre chácara, sítio e fazenda? Tem certeza?

chácara, sítio e fazenda

A diferença entre chácara, sítio e fazenda passa por algumas questões técnicas, mas muitas vezes tem mais a ver com aspectos da cultura de cada região. 

Você que quer comprar uma propriedade rural, já escolheu se prefere chácara, sítio ou fazenda? Muita gente ainda confunde estes termos. E não é por acaso. A diferença pode ter a ver com o tamanho (e por consequência o preço), ou por razões culturais.

Cada região do país dá a esses lotes de terra uma nomenclatura diferente. Por isso, se você pretende adquirir um deles, é importante se informar para saber o que está comprando.

Já houve um tempo em que era apenas o tamanho, “só de olhar” que determinava se o lote era uma chácara, sítio ou fazenda. Hoje é mais difícil determinar isso com precisão. Em alguns casos, uma mesma propriedade é chamada por mais de um nome.

Também é comum que a localização da área em relação à cidade determine a denominação.

  • Chácara é uma pequena propriedade dentro ou perto da cidade, com no máximo cinco mil metros;
  • Sítio é uma propriedade que fica fora da cidade, e geralmente se destina a atividades rurais de fim de semana;
  • Fazenda é o lote distante da cidade voltado totalmente à atividade agropecuária e com uma estrutura própria para isso.

Como profissionais do ramo imobiliário, no entanto, entendemos que devem ser estabelecidos critérios mais claros. Por isso preferimos resgatar a denominação baseada em medidas. Vamos conhecê-las?

Tropical - ebook 9 passos para comprar

Medidas de chácara, sítio e fazenda

O Brasil adotou uma medida padrão para facilitar a vida de topógrafos, agrimensores, corretores e compradores de lotes rurais, sejam eles produtores ou investidores.

O hectare é baseado no sistema internacional de medidas, utilizado pela maioria dos países

O motivo de se utilizar tanto o hectare é poupar todos os profissionais envolvidos do trabalho de decorar e converter dezenas de medidas existentes, além do metro, como:

  • acre,
  • alqueire,
  • braça,
  • légua,
  • palmo,
  • quadra,
  • tarefa,
  • sesmaria.

Além disso, cada tipo de medida ainda tem suas variações. Por isso houve a necessidade de padronizar. E é o hectare a medida escolhida para medição da chácara, sítio ou fazenda que você pretende adquirir. O critério é o seguinte:

  • Chácara: área de no máximo 12 hectares. É a menor propriedade rural, contendo uma moradia e podendo contar com um galpão para criação de animais e um terreno para o cultivo de hortaliças. Aqui na região Sul do Brasil as chácaras também têm o propósito de recreação, com lagoas, tanques de peixes para pescaria e pomares.
  • Sítio: lote que varia entre 12 e 100 hectares. Ele também é utilizado para lavoura e lazer, e é frequentado aos finais de semana por quem busca maior contato com a natureza. Em algumas regiões o sítio é a principal forma de sustento para famílias rurais, sendo uma espécie de minifazenda.
  • Fazenda: terrenos com mais de 100 hectares.  Não há limites para o tamanho de uma fazenda, ainda mais em um país de extensões continentais e vocação agropecuária como o Brasil. Uma fazenda conta com diversas estruturas, sendo algumas comparáveis a verdadeiras indústrias.

Outras variações de nomenclaturas

Agora você já conhece os diferentes critérios para determinar a nomenclatura de uma chácara, sítio e fazenda.

Mas fizemos isso sem mencionar outras, como rancho, roça, colônia, e por aí vai…

A pluralidade cultural de nosso país é tão grande quanto sua extensão territorial. Seria ilusório achar que é possível cravar critérios para nomear propriedades rurais sem considerar a cultura de cada região.

E mesmo  dentro de cada região, a diversidade ainda é grande. Em algumas cidades paulistas, por exemplo, uma propriedade localizada na beira de um rio, onde as pessoas constroem casas para passarem seus momentos de lazer, é chamada de rancho. Já em outras, rancho é uma propriedade com uma casa cercada de terreno para criação de gado.

Em Minas Gerais, também na região sudeste, por sua vez, muitos chamam de rancho a estrutura física das propriedades rurais. Por lá também se chama de roça qualquer grande extensão de terra, enquanto no Sul, roça pode ser qualquer terreno com muitas plantas.

Chácara, sítio e fazenda: para escolher bem, fale com um profissional

Agora que já demos nomes aos bois, vamos falar de negócios. Quando você for comprar o seu terreno, o corretor pode lhe ajudar apresentando mais detalhadamente as diferenças de cada tipo de propriedade rural.

Ele também lhe oferecerá diferentes opções de lotes, dependendo de sua necessidade. Para isso, ele fará um estudo sobre o potencial de construção e de cultivo no local.

Além disso, só um profissional poderá conseguir acesso à topografia e a outros fatores para determinar a rentabilidade das terras em caso de investimentos agrícolas ou pecuários.

Com todas estas informações, você poderá tomar a melhor decisão. Fale com um de nossos corretores!

Fale com um corretor - Tropical

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.