Como está meu imóvel em tempos de crise econômica?

imóvel crise

É bem normal que, em tempos de crise, ficamos mais apreensivos com a situação do nosso imóvel. Esteja alugado, vazio ou para vender, o importante é saber que ele está em boas mãos. Só assim podemos ficar um pouco mais tranquilos.

Para quem depende de um imóvel, os tempos de crise não têm sido tão fáceis. Dúvidas, incertezas e a impossibilidade de traçar cenários futuros têm tirado o sono de muita gente.

Diversos setores da economia estão sendo afetados pela pandemia de coronavírus. E o setor imobiliário não foge à regra. 

Vender está mais difícil. Alugar, idem. Muitos inquilinos perderam seus empregos. Outros pedem que o aluguel seja parcelado mais pra frente. Há até aqueles que sugerem redução de valores por três meses.

O fato é que todos estão tentando, de algum modo, fazer o possível para que possam driblar esse período de instabilidades.

Ter seu imóvel em boas mãos, sobretudo agora, é mais do que importante: é vital!

O cenário das vendas

O setor imobiliário tem sentido os impactos da crise econômica provocada pela Covid-19 na venda de imóveis. 

Pesquisa divulgada pelo jornal Valor Econômico apontou que, no mês de abril, 92% das empresas do ramo haviam reportado queda no número de clientes que estavam à procura de novos imóveis. E 95% delas relataram desaceleração nas vendas.

Na mesma pesquisa, porém, 27% das empresas ouvidas apontaram aumento nas vendas. A MRV, por exemplo, registrou aumento na procura por imóveis nos meses de março e abril. 

O que podemos entender nisso tudo? 

A primeira conclusão é a de que o pequeno investidor está receoso. Aquele que quer comprar seu primeiro imóvel e dispõe de pouco capital está preferindo adiar o projeto. 

Já o grande investidor, em função das instabilidades, muitas vezes prefere aguardar para ver como será o desenrolar da crise ou, na outra ponta, apostar em estratégias de vendas mais agressivas. Está dando certo em alguns casos, como mostramos acima. Mas até quem está “se dando bem”, como a MRV, viu sua produção cair em abril. 

uma unanimidade nisso tudo: todos estão mais cautelosos. Esta é a nossa segunda conclusão!

Construtoras e prazos de entrega

Com a produção em queda, os prazos para a entrega de novos imóveis também podem ser afetados. E quem comprou, talvez, tenha de esperar mais um pouco para se mudar.

Se você está nessa situação, tente ficar de olho nas notícias. Recentemente, a Caixa Econômica anunciou, entre outras medidas, que as construtoras poderão prorrogar o início de novas obras por até 180 dias. Na mesma linha, passou a admitir “a reformulação do cronograma de obra, nos casos de contingências na execução” em função da pandemia.

Como está para quem aluga?

Para quem aluga, os cenários variam. Quem está com o imóvel vazio durante a crise, provavelmente, pode ser que tenha de aguentar ele parado por mais algum tempo, afinal, muitas pessoas que faziam planos para mudar de casa, ir para um lugar maior, estão adiando esse sonho agora.

Se sua casa, apartamento ou loja está alugada, você tem sorte. Mas aqui vai um aviso: lojas só pagam aluguel enquanto lucram, e as pessoas, enquanto têm emprego. 

É por isso que alguns inquilinos com dificuldades de pagamento, em algum momento, poderão sugerir a renegociação de valores, prazos. Cada caso é um caso e deve ser avaliado com prudência, lembrando que a obrigação do pagamento continua vigente.

Não consigo alugar meu imóvel, e agora?

Se você está na situação daqueles que não conseguem alugar, temos duas notícias: uma é que o mercado vai se recuperar e tão logo a doença seja controlada, tudo voltará ao normal.

A outra é que, neste momento, o importante é você saber que seu imóvel está em boas mãos, ainda que temporariamente parado em função de todo esse contexto internacional

Mantenha a calma

Ainda que seja bastante difícil, manter a calma é a coisa mais importante. Pense no seguinte: toda crise passa. Já superamos várias. E não vai ser diferente com essa.

A Imobiliária Tropical tem uma equipe altamente treinada para lidar com qualquer situação, sempre visando a segurança e a comodidade de todos os seus clientes.

Deixe nas mãos de quem entende

Por fim, não menos importante do que manter a calma é deixar seu imóvel nas mãos de quem tem experiência para lidar com crises.

Já pensou confiar sua casa, apartamento ou loja a um terceiro que nem sequer compreende o que fazer – e o que não fazer – em questões como legislação, contratos, etc.? Certamente você teria ainda mais problemas a resolver no pós-pandemia.

Nós, da Imobiliária Tropical, estamos trabalhando sem cessar para que as melhores soluções, possíveis para o momento, sejam colocadas à sua disposição.

 

Fale com um corretor - Tropical

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.