Coronavírus: como deixar minha casa mais protegida

coronavírus

Os telejornais não param de falar de um assunto: a pandemia de coronavírus. Dia após dia, o número de infectados aumenta. Mas será que podemos fazer algo para deixar nossa casa mais protegida? Vamos descobrir isso juntos.

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o assunto tem ganhado mais destaque dia após dia.

Temos a impressão de que, com o avanço no número de infectados, ficamos todos reféns. 

Mas será que podemos transformar nossos lares em ambientes mais seguros?

A resposta é: SIM, nós podemos.

Dicas bem simples, e praticamente sem custos, poderão transformar sua casa em um porto seguro para você e sua família.

Limpeza habitual

A primeira dica para tornar a sua casa mais segura em tempos de coronavírus é: mantenha ela sempre limpa.

Vírus, fungos e bactérias costumam não gostar muito da boa e velha combinação entre água e sabão.

No caso do vírus, o sabão é especialmente eficaz por ser uma substância capaz de “quebrar gordura”… e o envelope viral, parte externa do vírus, é feita de gordura!

Portas e janelas

Ambientes arejados são mais sadios. Por isso, sempre que possível, mantenha portas e janelas da sua casa abertas. Quanto mais vento entrar, melhor.

Janelas e portas abertas também propiciam maior entrada da luz solar, o que contribui para tornar sua casa mais saudável e menos propensa à sobrevivência do coronavírus.

Detalhe importante: o calor do sol diminui o “tempo de vida” dos vírus. 

Repensar o ar-condicionado

Indispensável no verão, sobretudo nas regiões mais quentes do país, o ar-condicionado pode não ser uma boa opção nestes dias.

Estudos preliminares têm demonstrado que os filtros desses aparelhos não têm capacidade de reter partículas de coronavírus. 

E há um risco extra: como muitos modelos apenas misturam o ar externo e o interno, sem fazer um completo renovo do ar, isso pode distribuir ainda mais o vírus naquele ambiente fechado, propiciando o contágio de mais pessoas. 

Sapatos para fora

Povos orientais têm o costume de deixar os sapatos para o lado de fora. 

Entre os muçulmanos, é impensável entrar numa mesquita de chinelo ou tênis.

Os japoneses não entram em casa com calçado algum. As casas no Japão têm até uma área chamada genkan, onde ficam todos os sapatos de moradores e visitantes.

Mas será que faz sentido? Sim, e muito!

Quando andamos pelas ruas, além das bactérias e germes, podemos levar para dentro de casa, substâncias tóxicas como chumbo, mercúrio, entre outras.

Escovas de dente

Em muitas casas, as escovas de dente ficam bem próximas umas das outras. 

Que tal mudá-las de lugar, colocando-as em suportes individuais?

Lembre-se de que compartilhar a mesma escova é totalmente desaconselhável!

Pratos, copos e talheres

Em plena pandemia, tudo o que fazemos antes dela chegar, até nos parecerá “alarmista”. Mas se não fizermos, tudo o que tentarmos depois poderá ser insuficiente.

Uma regrinha que impacta tanto na higiene, quanto na organização, é: se usou algum utensílio, lave-o logo em seguida. Espere secar e, depois, guarde.

Se houver alguém em casa que esteja gripado, resfriado, ou com suspeita de coronavírus, aí os cuidados devem ser redobrados, como não compartilhar copos, talheres e pratos.

Estoque de alimentos

A Associação Brasileira de Indústria de Alimentos (Abia) garantiu que não há riscos de desabastecimento.

Portanto, correr aos supermercados para comprar todo tipo de material de limpeza, alimentos ou itens de primeira necessidade parece não ser, no momento, a melhor opção.

Claro que ter uma quantidade suficiente para uma semana, talvez duas, pode ser prudente… sobretudo para quem tem idosos em casa, pois isso diminui a quantidade de vezes que teremos de ir à locais mais movimentados – que é o caso dos mercados. 

Informações seguras

Não é demais lembrar que, infelizmente, momentos de crise são propícios para o aparecimento de incontáveis fake news.

Em alguns casos, uma fake news levada a sério pode gerar graves complicações.

Por exemplo: se alguém da sua casa acreditar no boato de que chá de abacate com hortelã previne o coronavírus, pode ser que essa pessoa não tome nenhuma outra medida de prevenção por achar que já está “protegida”.

Por isso, outro modo de manter sua casa segura é certificar-se de que, em família, só circule informações sérias, oriundas de meios de comunicação confiáveis ou órgãos oficiais.

App Coronavírus

Foi pensando nesse cenário de fake news que o Ministério da Saúde criou um aplicativo com informações e orientações bem específicas sobre o tema. 

O app, disponível para download em aparelhos Android e Iphone (IOS), tem muitas funcionalidades, incluindo dicas, informações para viajantes, pré-diagnóstico, etc.

Algo bem legal é que, nele, você pode responder como está seu “estado de saúde” atual e, dependendo das respostas, ele indica se é necessário buscar ajuda médica e até a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

Fale com um corretor - Tropical

Tagged under:

Envie um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.